As 8 tecnologias que mais influenciarão os negócios até 2020

0
434
  1. Inovações mudarão o dia a dia no trabalho

Recentes inovações devem levar à criação de novas carreiras profissionais – e ao desaparecimento de outras -, reformatação das relações com clientes e revisão das estratégias de negócios. A consultoria PwC elegeu as novidades que devem provocar mais impactos.

  1. Inteligência artificial

Trata-se de desenvolver a capacidade de aprendizagem das máquinas: com determinados programas, elas são capazes de executar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como a percepção visual, o reconhecimento de voz, a tomada de decisão e a tradução de uma língua.

  1. Realidade aumentada

É a adição de informação ou recursos visuais para o mundo físico, por meio de uma imagem gráfica e/ou sobreposição de áudio, a fim de melhorar a experiência do usuário em uma tarefa ou com um produto. É distinta da Realidade Virtual (RV), usada para recriar a realidade dentro de uma experiência confinada.

  1. Realidade virtual

É a simulação tridimensional de uma imagem ou um ambiente completo dentro de um espaço definido e contido, sendo possível interagir de forma realista. A RV pretende ser uma experiência imersiva e, normalmente, requer equipamentos como capacete e fones de ouvido.

  1. Drones

Veículos aéreos não tripulados controlados remotamente por pilotos ou de forma autônoma por computadores de bordo em um plano de voo pré-definido.

  1. Robôs

Máquinas eletro-mecânicas ou agentes virtuais que automatizam, aumentam ou apoiam as atividades humanas, de forma autônoma ou de acordo com instruções pré-definidas.

  1. Internet das coisas

Aparelhos, veículos e outros objetos – com sensores, software, capacidade de computação e acessíveis por uma conexão de rede – podem coletar e trocar dados pela internet, sendo monitorados ou controlados remotamente.

  1. Blockchain

Trata-se do recibo de transações feitas por bitcoin, ou seja, uma plataforma de distribuição eletrônica que usa algoritmos de software para gravar e confirmar transações com confiabilidade e anonimato. As movimentações são compartilhadas entre várias partes e, uma vez inseridas, não podem ser alteradas.

Crédito: artigo publicado no O Globo – disponível na web 19/10/2016

Nota: O presente artigo não traduz a opinião do ASMETRO-SN. Sua publicação tem o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!