Marcos Jorge participa da abertura do 2° encontro nacional dos Institutos de Pesos e Medidas.

0
623

O secretário-executivo do MDIC, Marcos Jorge de Lima, afirmou nesta terça-feira, durante a abertura do 2° Encontro Nacional dos Institutos de Pesos e Medidas (IPEMs), que o MDIC está permanentemente dedicado a dar o apoio necessário ao Inmetro e à Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade na execução de suas atividades.

Marcos Jorge lembrou que, mesmo em um ambiente de duro ajuste fiscal, o MDIC conseguiu junto ao Ministério da Fazenda (MF) e à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) a ampliação do limite de pagamento em favor do Inmetro no valor de R$ 73,2 milhões.

“Esse aumento possibilitará ao Inmetro normalizar parte dos repasses à Rede Brasileira de Metrologia Legal, garantindo um funcionamento adequado e a continuação do bom trabalho empreendido pelos Institutos de Pesos e Medidas (IPEMs)”, disse.

O secretário-executivo disse ainda que reunir periodicamente os representantes de todos os institutos deve ser prática constante de uma gestão moderna e transparente. “Tenho certeza de que as discussões que ocorrerão nesses dois dias de evento serão muito produtivas e aprofundarão ainda mais a integração entre o Inmetro e os IPEMs”.

Segundo Marcos Jorge, trata-se de um momento oportuno para suplantar dificuldades e alinhar as diretrizes do Inmetro. “Destaco a importância não apenas da elaboração de um planejamento estratégico, mas da implementação de bons mecanismos de monitoramento e avaliação, que garantam efetividade para o que será apresentado neste encontro. Planejar é importante, mas executar corretamente é fundamental e, para isso, precisamos ser incansáveis no monitoramento e avaliação”, afirmou.

Metrologia

No Brasil as atividades da Metrologia Legal são uma atribuição do Inmetro, que também colabora para a uniformidade da sua aplicação no Brasil. Devido à abrangência das atividades, o Instituto optou por um modelo descentralizado, delegando a execução do controle metrológico aos Órgãos Metrológicos Estaduais – conhecidos por Instituto de Pesos e Medidas – que fazem parte da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – Inmetro (RBMLQ-I).

A Rede é composta por 26 órgãos regionais, estrutura que vem garantindo a execução das atividades em todos os pontos do território nacional.

Reuniões

Nos dias 16 e 17 de agosto de 2016 na Sede do Inmetro em Brasília foi realizada a 1ª Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade com o Inmetro onde o Presidente do Instituto se colocou a disposição dos Dirigentes dos IPEMs para viabilização do que fosse possível para o bom andamento das atividades metrológicas, estruturais e também do ponto de vista de gerencia de pessoal.

O Segundo Encontro está sendo realizado nesta terça e quarta-feira no auditório da Secex. A abertura contou com a participação do presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo; do subprocurador da República, Franklin Rodrigues da Costa; dos deputados Edinho Bez (PMDB-SC), Nilson Leitão (PSDB-MT), e João Campos (PRB-GO); além dos dirigentes estaduais.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 07/12/2016

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!