Mais força e estabilidade para o Inmetro.

1
1796

Recentemente, começamos a discussão sobre a proposta do Inmetro se tornar uma agência reguladora e de fomento ao conhecimento metrológico. Essa é uma iniciativa do ASMETRO-SN, a qual nos cabe apoiar e colaborar, pois queremos o melhor posicionamento para o Instituto.

Nesse sentindo, é preciso ter clareza sobre onde estamos e aonde queremos chegar. Agências reguladoras, em geral, são monotemáticas. O Inmetro, não. Pelo contrário: nós expedimos regulamentos técnicos de avaliação da conformidade de produtos, insumos e serviços de abrangência temática bastante extensa, incluindo objetos fora da competência de outros órgãos ou entidades.

Também somos um Instituto que desenvolve pesquisas e possui uma variedade de laboratórios para guardar e disseminar os padrões nacionais primários de medidas, que subsidiam a execução das políticas nacionais de metrologia e qualidade, indo além do que fazem as agências reguladoras. Somos uma instituição singular por realizar um amplo espectro de atividades, como regulamentação, acreditação, metrologia científica, metrologia legal e metrologia aplicada às ciências da vida, além da fiscalização do mercado de forma delegada. Comparando internacionalmente, realizamos o que é feito em até quatro instituições diferentes. Isso talvez seja único no mundo.

Não queremos nenhum tipo de involução. Nós já fazemos regulação e prestamos serviços enormes e importantíssimos, fornecendo infraestrutura tecnológica e industrial básica para a instalação de empresas no País.

Logo, estamos em busca do reconhecimento pelo que o Inmetro já faz. Queremos ser uma autarquia especial para ter mais estabilidade e autonomia administrativo-financeira. Se compararmos nossa estrutura e orçamento, em relação aos serviços prestados, vemos que o Inmetro faz muito e deveria receber muito mais. Apoiamos a iniciativa do Asmetro para que o Instituto ocupe seu lugar de direito no cenário nacional, inclusive com carreira condigna ao seu papel de destaque.

Artigo publicado na edição 4 do NA MEDIDA de julho 2017 – disponível na internet 15/07/2017

1 Comentário

  1. Sou engenheiro Metrologista e conheço o INMETRO desde sua criação. Este vem dando significativas contribuições para o desenvolvimento do nosso país e condição de vida de seu povo. Entendo que a mudança proposta vem na direção do seu crescimento e consequentemente da melhoria da condição de vida de nós brasileiros. Assim sendo merece todo apoio.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!