Categoria sócio comportamental.

0
1156

Diferencia-se das demais definições criadas pelos institutos de pesquisa, ao determinar índices econômicos, como um instantâneo da situação, analisando os resultados das politicas públicas.

Acredito que o termo desalentado não se deve a economia e sim um comportamento social de grupos representativos da sociedade que pensam de modo particular de acordo com seus anseios, expectativas, desilusões, com os tipos de obrigações que se apresentam como perspectivas furadas, baixo salario, exploração, falta de criatividade, exigências e normas excessivas, desconfianças, dificuldade de locomoção, falta de segurança trabalhista e benefícios, o que leva tal categoria a se identificar com a música “sossego” (Tim Maia).

Como o IBGE, me reservo o direito de conceituar de maneira diferente outras categorias que defino como sócio comportamentais características da sociedade atual:

O abestado, aquele que se expressa tolamente torcendo pelo quanto pior melhor, que se apresenta ingenuamente, e se surpreende com os eventos corriqueiros como se fosse uma novidade. O termo empregado no norte-nordeste se refere a pessoas de raciocínio e resposta lenta, e que na atualidade se caracteriza por pessoas que até então desconheciam da existência de propinas pagas pelo poder econômico como pratica mercadológica usual, e nefasta quanto à garantia das politicas sociais. Não vê essencialidade na politica, emite opiniões despropositadas como a volta do autoritarismo, a apoia quaisquer investigações seletivas desde que não o envolvam, desconhecendo os direitos fundamentais do cidadão.

O alienado, abstraído ou indiferente às relações sociopolíticas, não se inserindo nos movimentos da sociedade, é desprovido de opinião, vivendo num mundo aparte, mas capaz por seu comportamento e atitudes alienar outras pessoas com quem convive. Considera-se integro, atribui a violência à falta de regras, ao desrespeito das leis, que tudo depende de punições exemplares acompanhadas do desrespeito das garantias individuais do cidadão. De viés autoritário, comportamento presunçoso destila preconceitos e ressentimentos, colocando defeitos em todos como Américo Pisca-Pisca (Lobato). Sua intimidade reservada pode leva-lo a convencer outros alienados, ao expor seu discurso, ideologias dominantes, mantendo uma posição superior.

O ligado, aquele que vive seu cotidiano plugado na telemática, mídia, música, informes, jogos, nas redes sociais criando de acordo com sua formação o filtro necessário para digerir os bites que recebe. Ao não filtrar o bombardeio de informações, torna o plugado num alienado, que só se relaciona com os seus, com pensamentos lineares e comuns, tendo um foco ou interesse difuso, sendo incapaz de discernir entre uma mensagem verdadeira ou um fake, não se confrontando com o contraditório, necessário para o crescimento do próprio conhecimento. Este tipo pode se caracterizar por aquele que está em permanente contato com o mundo exterior, ou aquele que incorpora informações ao seu mundo interno, e passa a se comportar como um zumbi.

O desalentado uma categoria sócio-comportamental que se apresenta por aquele que se vê ignorado como cidadão e acredita na impossibilidade de ter direitos resultado do cenário econômico, social, e politico real, desenhado e valorizado pelos noticiários como a violência e a impunidade, as dificuldades no atendimento dos serviços públicos, o esvaziamento da capacidade produtiva industrial, os constantes aumentos inflacionários. O desanimo se alicerça e agrava na pseudo-felicidade das redes quando ele se sente descartado, excluído e sem saída.

É provável que algum leitor tente me enquadrar em alguma dessas categorias, e para tanto devo dizer que passei a me identificar com o limbo, um lugar para as almas inocentes sem penas ou purificação, aguardando dias profícuos.

Artigo publicado na página do Jornal Correio do Estado – disponível na internet 09/04/2018

Nota: O presente artigo não traduz a opinião do ASMETRO-SN. Sua publicação tem o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!