Brasil doente. Aldir Blanc

0
1994
País adoece com o aumento do desemprego, bagunça na saúde e na educação

Como é que Temereca tem o cinismo de zurrar: “Quero ver fazer em tão pouco tempo…”. Fazer?!? Deve estar se referindo à roubalheira do quadrilhão, dos lavadores de dinheiro, das propinas em mochilas. Enquanto isso, o Brasil adoece com o aumento do desemprego, bagunça na saúde e na educação, a volta do Beijoqueiro na insegurança, as monoculturas dos ruralistas que devastam a diversidade ecológica.

Meu impecável amigo Arthur Dapieve escreveu que se sente representado, no STF, pelo ministro Barroso. Então, ministro, umas perguntinhas: a Samarco, causadora do maior desastre ambiental do país por ganância, commodities em alta e a Vale mandando produzir até a torre de rejeitos ruir, tendo como consequência um rio morto, 19 homicídios e a tenebrosa maré de lama sufocando o Santuário de Abrolhos, multa adiada pela quarta vez, nenhum preso, o Sr. acha isso justo? Outro dado: li sobre a prisão de Mamaluf em 1992… Todo mundo sabe o que aconteceu. Ele está morrendo, mas foi muito bom enquanto durou a nefanda impunidade. Consultei meus recortes. O Sr. sabe, ministro Barroso, que Mamaluf é considerado um dos grandes colecionadores brasileiros de joias, vinhos e obras de arte? Esses objetos já foram recolhidos pela PF para integrar o acervo do Museu da Corrupção? Temos fotos em jornais de Mamaluf posando de frente e de perfil com a cabeça raspada? Trata-se de desequilíbrio na balança da Cega? Se compararmos o caso Azeredo e Lula, não é flagrante a prática de dois pesos e duas medidas? Vou transcrever para o Sr. uma declaração do mundialmente reconhecido geólogo e professor Fernando Pellon: “Houve um corte drástico para a pesquisa e desenvolvimento no país, em virtude da fusão, promovida pelo governo Temer, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação com o Ministério das Comunicações, o que resultou na desvalorização e perda de foco dessas atividades estratégicas.”

Ministro Barroso, o Sr. deve se interessar, claro, por nossas crianças e jovens. Mais de 40% deles (por baixo) vivem ao deus-dará. Isso causa desesperança numa juventude carente de auxílio, bolsas, investimentos honestos, o que pode levar à depressão, a vícios e até mesmo à morte. O Sr. já ouviu falar de MD (“Michel Douglas”)? Procure se informar. O dono do helicoca, amigo de Mineirinho, mais de 400 quilos de cocaína apreendidos (alegaram uso pessoal?), não foi preso, mas nomeado diretor da CBF… O Sr. lembra de um papo amigável entre o réu Aócio e um dos Perrella, “…eu só trafico.”, “…a gente precisa de um mensageiro que possa matar…”? Os inquéritos sobre Aócio, 8, 10, 12, vão pra gaveta? Pergunto por que o do Careca foi, apesar da fortuna de uma filha que frequentou as páginas da Forbes e que é conhecida como “Laranjinha”. Para terminar, vou, de novo, no barco de Gregório Duvivier: “Vai pro SUS quem tem dor, e pra rede D’Or quem tem dólar.”. Considero os planos coletivos de saúde uma suruba sádica entre elementos de jaleco e desvalidos caindo pelos corredores hospitalares.

Artigo publicado no Jornal O Globo – disponível na internet 30/04/2018

Nota: O presente artigo não traduz a opinião do ASMETRO-SN. Sua publicação tem o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!