Existe ética no futebol?

0
453
Na Inglaterra, o jogo é duro, mas é limpo. Faltas são vaiadas pela torcida do próprio time quando desleais. Ou simuladas

Inventado pelos ingleses, o futebol virou lugar-comum no Brasil como “o violento esporte bretão”. Sim, é violento, é esporte de contato, em que força física e jogo de corpo contam muito, mas tanto quanto a lealdade. Fair play. Na Inglaterra, o jogo é duro, mas é limpo. Menos faltas são marcadas, mas são vaiadas pela torcida do próprio time quando desleais. Ou simuladas.

Já na América Latina, além da intimidade com a bola, do amor ao drible e à firula, se desenvolveram estilos de jogo marcados pela catimba, pelas falsas faltas, pelo ânimo de enganar o juiz, os adversários e o público e ganhar a qualquer custo. Com total apoio da torcida.

No Brasil e na Argentina, as faltas fake são cultuadas, mas na Inglaterra provocam vaias estrepitosas no piscinero (como o cai-cai é chamado na Argentina) por sua própria torcida, porque na ética do futebol inglês isso se chama trapaça, e quem a usa, trapaceiro.

Na Inglaterra, um jogador que teve um gol com a mão validado foi ao juiz confessar a falta, e o gol foi anulado. Por respeito ao jogo e ao público. Claro que fraudes e agressões também ocorrem na Inglaterra, mas são raras exceções, duramente condenadas.

Na Copa de 1962, Nilton Santos fez pênalti em um espanhol e enganou o juiz dando um pulinho para fora da área. O Brasil acabou campeão, e a malandragem foi tão exaltada quanto a classe da “enciclopédia do futebol”.

O “clima Libertadores”, que os sul-americanos amam como exemplo de virilidade, macheza e valentia, oferece espetáculos de violência, deslealdade e jogo sujo que levam as torcidas ao circo romano.

O que pode ser mais desleal, desonesto e antijogo do que um gol com a mão como fez Maradona na Copa de 86? Ironicamente, contra a “ética” Inglaterra. Na Argentina e no Brasil, foi considerado mais uma prova de sua genialidade e de sua malandragem. Além de ser jogo para homem, o futebol também é jogo para espertos.

Como são caretas esses ingleses! Como são otários! Deve ser por isso que a melhor e mais rica liga do mundo, com grandes craques jogando o melhor futebol do planeta e os estádios sempre lotados, é a Premier League.

Artigo publicado na página do Jornal O Globo – disponível na internet 06/07/2018

Nota: O presente artigo não traduz a opinião do ASMETRO-SN. Sua publicação tem o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!