Brasil só avança com a modernização do Estado

0
354

Ao proferir palestra para empresários do Espírito Santo, neste sábado, em Pedra Azul, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, pontuou algumas das medidas que já estão sendo tomadas pelo governo no sentido de melhorar o ambiente de negócios e afirmou que é preciso modernizar o Estado.

Para ele, além da revisão de normas regulamentadoras, portarias e outras decisões da lavra do Poder Executivo, que já estão em curso, é preciso encarar as quatro principais reformas estruturais do País: trabalhista; tributária; previdenciária e política. Marcos Pereira afirmou que o Brasil só vai avançar se elas forem realizadas.

Ele explicou que o presidente Michel Temer dividiu os ministérios em núcleos e que cada um deles irá apresentar nas próximas semanas seus respectivos planos. Ao núcleo econômico, do qual o MDIC faz parte, compete apresentar as propostas para tirar o Brasil de vez da crise e retomar o crescimento. Espera-se resultados positivos já em 2017.

Marcos Pereira informou também que o presidente Temer sensibilizou-se a seus sucessivos apelos sinalizou positivamente para rever a NR-12, norma regulamentadora que trata de segurança do trabalho e que penaliza a classe empresarial brasileira, especialmente a indústria. Para o ministro, a norma é exagerada.

As mudanças mais profundas, disse o ministro, devem avançar somente após a confirmação do impeachment de Dilma Rousseff pelo Senado. Ele destacou que o cenário atual deixa o ambiente instável, apesar dos sinais positivos emitidos pelo governo interino, e acredita que essa incerteza termina em agosto.

Marcos Pereira ressaltou ainda a importância do Brasil se inserir mais agressivamente no mercado internacional e falou de suas duas experiências recentes, no World Economic Fórum, na Colômbia, e no G20 para Ministros de Comércio, na China. Ambos os eventos não tinham representação a nível de ministro há quatro anos.

Ao Brasil tem faltado abrir novos mercados para que a indústria possa se reinventar, disse o ministro em coro aos empresários. Por isso o governo tem mudado a postura e lidado com o comércio além das ideologias. Acordos com a União Europeia, China, países da África e vizinhos da América do Sul devem ser fechados ou ampliados.

O II Meeting de Líderes Industriais 2016 é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes). Marcos Pereira foi convidado pelo presidente da entidade, Marcos Guerra.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC  – disponível na web 18/07/2016

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!