Eleição Municipal: Candidatos a prefeito travam disputa por apoio no Rio

0
1567

Na reta final para a definição das candidaturas, os partidos aceleraram a busca por alianças na disputa pela prefeitura do Rio. Legendas que prometeram apoio, mas ainda não formalizaram a entrada na ampla coligação do PMDB — a conta hoje está em 16 siglas —, vêm sendo procuradas por adversários do candidato peemedebista, o deputado federal Pedro Paulo. O senador Marcelo Crivella (PRB) almoçou na sexta-feira com o presidente do PDT, Carlos Lupi, que negocia a indicação do vice na chapa do PMDB. Já o deputado federal Indio da Costa (PSD) reuniu-se no Palácio Guanabara com o governador em exercício, Francisco Dornelles (PP), aliado dos peemedebistas nas administrações estadual e municipal. O PSB, por sua vez, tornou-se alvo de quatro partidos, após a desistência do senador Romário.

Nesta sábado, serão oficializadas as candidaturas dos deputados estaduais Carlos Osorio (PSDB) e Flávio Bolsonaro (PSC). O PT deve indicar Edson Santos, ex-ministro da Igualdade Racial no governo Lula, para vice da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), cuja candidatura será confirmada no domingo.

Após o encontro com Lupi, Crivella disse que tem o “maior interesse” em receber o apoio do partido.

— O PDT tem bandeiras históricas, como a da habitação, que o meu partido também defende. Estou procurando apoios. Sobre as possibilidades, tem que falar com eles (PDT). Estou indo de partido em partido — disse Crivella.

Após a reunião, o presidente do PDT rechaçou a hipótese de abandonar a coligação com o PMDB.

— Temos um compromisso assumido. A gente tem palavra — disse.

O PDT definirá na segunda-feira o vice de Pedro Paulo. Os peemedebistas querem o deputado estadual e ex-jogador de futebol Bebeto. Mas o PDT tenta convencê-los a aceitar a professora Maria Amelia Reis, ex-auxiliar de Darcy Ribeiro no programa dos Cieps. Na sexta-feira, Pedro Paulo recebeu o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O DEM havia ratificado durante a semana, em convenção, a decisão de apoiar o PMDB.

Outro que saiu em busca de alianças na sexta-feira foi o pré-candidato do PSD, o deputado federal Indio da Costa. Ele foi recebido por Dornelles, presidente regional do PP. A movimentação causou irritação no PMDB. O governador telefonou já de manhã para o prefeito Eduardo Paes para dizer que receberia Indio como deputado federal e que não considerava a possibilidade de mudar de lado. Após o encontro, o pré-candidato do PSD disse que, além de pedir o apoio, foi manifestar solidariedade a Dornelles em razão da situação “caótica” encontrada por ele nas finanças do estado.

APOIO DO PSB É COBIÇADO

Depois da desistência de Romário, o PSB já conversou com Osorio, Indio e com o pré-candidato da Rede, o deputado federal Alessandro Molon. Na segunda-feira, dirigentes têm encontro marcado com Crivella. O presidente do partido, Carlos Siqueira, reafirmou na sexta-feira que o partido não estabeleceu uma prioridade e que as negociações estão abertas. O deputado federal Hugo Leal, que deve assumir a presidência estadual do PSB, disse que o partido está avaliando não só o cenário eleitoral na capital, mas também negociando o apoio a seus candidatos em outros municípios do estado, como Niterói, além de levar em conta alianças nacionais.

— Temos que ver o que agrega mais — afirmou.

Esta semana também foi confirmada a candidatura do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL). Pelo menos sete candidatos devem disputar a prefeitura do Rio neste ano. Em 2012, foram oito.

Pré- Candidatos

Alessandro Molon

O deputado federal, que deixou o PT recentemente, é o pré-candidato da Rede. Aliados minimizam uma possível insatisfação do eleitorado de esquerda com o fato de Marina Silva, criadora do partido, ter apoiado o senador Aécio Neves (PSDB-MG) no segundo turno das eleições presidenciais de 2014. O grupo próximo a Molon acredita que o pré-candidato

Carlos Roberto Osório

Ex-secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório deixou o governo do PMDB e se filiou ao PSDB com a intenção de disputar a prefeitura. Atualmente, ocupa uma cadeira de deputado estadual na Alerj.

Flávio Bolsonaro

Filho do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), Flávio é deputado estadual e possui as mesmas posições polêmicas do pai sobre a ditadura militar e a homossexualidade.

Índio da Costa

Outro nome fora do campo da esquerda, o deputado federal já recebeu o aval do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e costura a candidatura.

Jandira Feghali

O nome da deputada federal do PCdoB é defendido por uma ala dissidente do PT, que é contra a manutenção da aliança com o PMDB. Sem descartar uma nova campanha à prefeitura — já concorreu ao cargo em 2004 e em 2008 —, Jandira defende que haja uma candidatura do “campo da esquerda”. PT e PCdoB estão à frente de secretarias na administração municipal.

Marcelo Crivella

Bastante conhecido do eleitorado — o senador do PRB disputou a prefeitura em 2004 e 2008 e o governo do estado em 2006 e 2014.

Marcelo Freixo

O deputado estadual do PSOL alcançou 28% dos votos em 2012, mas a falta de outras candidaturas competitivas e a boa avaliação da gestão de Eduardo Paes fizeram com que a eleição fosse definida no primeiro turno. O partido ainda não discute abertamente alianças

Candidato do prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal de Coordenação de Governo será o nome do PMDB para a prefeitura.

Pedro Paulo
Candidato do prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal de Coordenação de Governo será o nome do PMDB para a prefeitura..

Veja também

PMDB quer ter Bebeto como vice de Pedro Paulo no Rio

Em convenção do PMDB, Paes ataca Crivella, Freixo e Molon

Conheça as novas regras para as eleições de 2016

Crédito: Jornal O Globo – disponível na web 23/07/2016

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!