GEAP: Plano de Saúde aprovou aumento de 23,44% a partir de fevereiro. Anasps vai entrar na Justiça contra o reajuste.

24
8070

O Conselho de Administração da Geap Autogestão em Saúde, maior plano de saúde do funcionalismo público, segundo informações da Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), aprovou novo aumento de 23,44%, a partir de fevereiro de 2017, para os seus 600 mil participantes

De acordo com a Anasps, o reajuste, pelo voto de minerva, do representante do governo no Conselho de Administração (Conad), pois os três representantes dos empregados votaram contra. “Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), a maior entidade dos servidores da Previdência, com 50 mil associados, anunciou que entrará com ação judicial contra o aumento que considera exorbitante e muito além da capacidade de pagamento dos servidores que tiveram aumento de 5% em 2016 e terão aumento de 5% em 2017”, informou a entidade, por meio de nota.

A Anasps informou que são representantes dos servidores: Elienai Ramos Coelho, do INSS, Irineu Messias de Souza e Luiz Carlos Correia Braga. São representantes do governo: Paulo Antenor de Oliveira, suplente de senador e secretário de Finanças de Tocantins, que deu o voto de minerva, Luis Fernando Ferreira Costa e Rodrigo de Andrade Vasconcelos.

Em 2016, a Anasps, não aceitou o aumento de 37,55% e entrou ação judicial que beneficiou seus associados, tendo o juiz definido que o aumento não poderia ser superior a 20%. Este foi o aumento repassado aos servidores da Previdência, associados da Anasps. Os demais participantes da Geap, segundo informou a Anasps, tiveram que pagar o aumento de 37,55%.

“A Geap continua com duas diretorias fiscais, espécie de ‘intervenção branca’, tanto na área de previdência, decretada pela Previc, como na área de saúde, decretada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), considerando que a má administração da Geap, que não cumpriu os ajustes para superar as dificuldades operacionais de gestão”, destacou a nota.

Para o vice-presidente executivo da Anasps, Paulo César Régis de Souza, desde o início do governo Temer, uma nova diretoria desembarcou na Geap, com plenos poderes para afastar os dirigentes anteriores. Porém, as pessoas indicadas pelo Gabinete Civil da Presidência da República não se comprometeram em recuperar a Geap.

“Mas agravaram o seu quadro de dificuldades, impondo o aumento de 37,55% que levou milhares de associados a se desligar e não se alteraram os padrões de qualidade na prestação dos serviços, pondo em risco o equilíbrio financeiro da entidade e sua sustentabilidade”, disse Régis de Souza.

Os representantes dos servidores do Conad se manifestaram contra o aumento considerando que a gestão de Geap não tem transparência, não havendo comprometimento com a melhoria da oferta e da qualidade dos serviços, além do que são desconhecidos os indicadores de eficiência na gestão administrativa, relatou o dirigente.

Ele lembrou, ainda, que a ANS reajustou, de julho de 2016 a junho de 2017, as mensalidades em 14,01% para a Amil e em 13,47% para Itaúseg Saúde, Sul América e Bradesco Saúde.

Crédito: Correio Braziliense – disponível na web 24/12/2016

24 Comentários

  1. Nunca consegui entender, compreender o porque de o aumento para as empresas privadas não ser o mesmo para a Geap.
    Preciso do plano e outros estão beem mais alto o valor, no entanto a Geap que alardeia padrão de qualidade, deixa a faltar em tudo. você está em tratamento e de repente seu médico é descredenciado; você é cobrado por atendimento em alguém que já faleceu e pasmem, a cobrança tem data de 2 anos pós morte e ainda querem lhe convencer que estão correto – minha resposta foi dizer que acredito em vida pós morte mas daí meu pai ter voltado dois anos depois, se internado no CTI, fazer nova cirurgia é um pouco demais.
    Tenho um dependente cadeirante que noutro plano não teria como segurar a onda, por isso me mantenho na Geap
    Não consigo entender porque não há manifestação por parte do Inmetro em defesa de seus pessoal. usuário da Gea, todos dizem amém a tudo atualmente nesse país, caramba. Mesmo que o Inmetro nada possa fazer, importa que procure dar respostas. Independente de qual M de partido esteja no poder, precisamos reagir a esses aumentos absurdos e porque não fazer como os associados da ANASPS e entrarmos na justiça contra? A Asmetro pode nos orientar com certeza

    • Prezada Verônica

      O ASMETRO-SN no dia 15 de fevereiro de 2018 noticiou que a “GEAP é proibida de aplicar reajuste de 19,94%” por uma liminar da 14ª vara cível do TJRJ por aumento abusivo da operadora.
      No Inmetro o responsável pelo convênio da GEAP é o SESAO.
      Seria oportuno solicitar o posicionamento oficial do Inmetro sobre este reajuste.
      O ASMETRO-SN fica a sua disposição
      Ballerini

  2. Interessante como nada funciona no Brasil, principalmente as leis e deveres…
    Eu tinha um plano da Golden Cross top de linha, individual, um belo dia, depois de pagar o plano mais de 20 anos, recebo uma informação de que meu plano da Golden Cross passaria para Unimed, prestem atenção, não foi em nenhum momento consultada a respeito, fiquei sabendo dessa tramóia de um dia para outro, quando já estava tudo pronto para assinar o novo contrato com a UNIMED RIO. Entrei em contato com a Golden Cross, que me informou que não haveria perda, os valores o mesmo e o atendimento também, mas não me convenceu. Mesmo sem assinar nada, fui parar na UNIMED, a maior porcaria, se consegui usar o plano duas vêzes foi muito, pagava tudo particular, muitos exames o plano não cobria. Entrava em contato com a Golden, nada, com a UNIMED tinham a cara de pau de dizer que era o mesmo atendimento da Golden, fui ficando cheia, na época eu era bem crua em relação a processos que poderia abrir contra todos envolvidos…Um belo dia ligo para UNIMED e sou informada que meu plano era o básico, subi parede lisa… Vou a ANS, para contestar o ocorrido, a resposta foi a seguinte: eles estão dentro do direito deles… mas como dentro do direito?!!! Que direito é este de roubar, enganar as pessoas descaradamente???!! Perdi…
    Relutei em ir para Geap, bem melhor que a UNIMED, entrei no mê de dezembro, no mês de fevereiro já havia um reajuste, fiquei indignada, só tinha dois mêses no plano e já havia reajuste, em nenhum momento fui informada desse reajuste que ocorreria dois mêses depois de aderir ao plano, mais uma vez enganada. Agora, vem esse novo reajuste, que para mim é arbritário, pois não temos transparência de nada e reclamar à quem??? Se houvesse reajuste salarial de acordo, tudo bem! Mas é tanta robalheira, aliás robalheira sem fim, que acaba sendo pago por quem trabalha ou trabalhou duro. A única opção que teria era sair do País, e como sair do País, com o que se ganha?! É de indignar e entristecer, não termos à quem cobrar nossos direitos, e esquecem que quem paga os SALÁRIOS deles, somos nós simples mortais, que pagamos impostos…
    Tem que haver um jeito! Não podemos mais deixar ser usurpados por esses ‘representantes’ do povo…
    Fica minha indignação com o reajuste e a solicitação à alguem que tenha lisura, na ANS e GEAP, que providências sejam tomadas em relação a esse aumento.

  3. O cálculo do meu reajuste é de 43%. Um verdadeiro absurdo. e uma mais nova: a Geap está cobrando fora da folha e antecipado, o que não consegue lançar na folha de pagamento. Temos que nos unir e lutar contra esse conjunto de abusos.
    Sônia

  4. Vamos nos unir e levar nosso protesto à Defesoria Publica para pedir ressarcimento do absurdo que pagamos a mais em 2016/fevereiro quando o pulo foi de 37%. Passamos o ano todo espremendo o pouco que meu marido ganha como professor aposentado, 76 anos de idade, da UFF.
    Agora outro aumento de 23%! Ou a gente come e compra os remédios ou paga a GEAP e morre mais depressa!
    TRISTEZA e vergonha ser IDOSO num país de corruptos que não respeitam os direitos dos cidadãos.
    Vamos abrir uma ação contra essa corja para amenizar nosso prejuízo e sair da GEAP e rezar pra morrer em casa com dignidade!

  5. É um absurdo esse aumento no plano de saúde da Geap, considerando que os salários os servidores estão defasados há muito tempo, principalmente em relação aos aposentados.

  6. UM ABSURDO!!! Sem condições esse aumento. Pra não dizer que fiquei sem palavras, vou dizer uma: DEMAGOGIA total, enquanto nosso Presidente já se aposentou salvo o engano aos 48 anos, quer que todos os outros morram trabalhando, e enquanto tem os melhores planos de saúde gratuitos, nós ficamos com dois aumentos que já estão na estratosfera.

  7. ENGUANTO OS PRINCIPAIS CARGOS DENTRO DA GEAP FOR POR INDICACAO POLITICA NUNCA QUE OS COFRES DA GEAP VAI TER SOSSEGO VAI TAR SEMPRE ARRUMBADO SO COLOCAO LADRAO ENTRA UM SAI OUTRO ELES NAO TEM COMPROMISSO NENHUM COM A GEAP E SIM COM SEUS PADRINHOS POLITICOS E UM DOS POUCOS LUGARES QUE ELES AINDA TEM ASSESSO PARA ROUBAR EU DEPOIS DE 30 ANOS PAGANDO A GEAP RESOLVI AGORA SAIR NAO AGUENTO MAIS SUSTENTAR ESTES LADROES MISSERAIS

  8. Tornasse mais uma vez um assalto do novo aumento abusivo da geap que continua desrespeitando a classe de servidores públicos já não basta o outro assalto ocorrido anterior no. ano de 2016 até quando a tal geap irá continuar com estas corjas maldosas destes cruéis conselheiros representantes do governo corrupto.

  9. Quero primeiro me solidarizar com o Sr. Carlos Alberto M. da Silva, no que diz respeito ao exame de ressonância que não conseguiu autorização da GEAP. Registro também, que obtive a negativa duas vezes para meu filho.
    Em segundo lugar, não sei se aconteceu o mesmo com todos os segurados, mas o aumento pra mim foi de 32%. Então penso que só podem ter equivocado na hora de divulgar, um erro de digitação quem sabe, em vez de 23 é 32%. Por isso digo e repito, o aumento pra mim foi na ordem de 32%, algo inadmissível, pois a inflação do acumulado de 2016 foi na ordem de 7,5% (IGP-DI – FGV). Diante disso, devo acreditar, que existe algum poder obscuro, querendo DESTRUIR a GEAP e a todos os segurados. Pensem: anos anteriores vários segurados debandaram para outros plano ou mesmo para o SUS; descredenciamento de médicos e hospitais
    ; pedidos de exames negados. Vamos abrir os olhos…
    Karlo Andre B. Pacheco

  10. um absurdo esse aumento pois ano anterior ja teve um aumento de 37,55 por cento e agora esse aumento grande de novo . e pra todos sairem e fechar esse geap so se for . miseraveis .

  11. PLANO DE SAUDE É CARO E SERVIDOR NÃO PODE BANCAR SEM AJUDA DE FAMILIARES.O NOSSO SALARIO ESTA DEFASADO EM MAIS DE 70%.NÃO TEM COMO PAGAR….
    O STF ESTÁ QUIETO DIANTE DA PERDA DE PODER DE COMPRA DOS SERVIDORES,
    ELES TERIAM QUE DAR PLANO DE GRAÇA.
    SÓ QUEM TEM SALÁRIO ALTO VAI PAGAR.
    OS OUTROS VÃO ONERAR O SUS
    E ELES AINDA QUEREM COBRAR DOS PLANOS POR ATENDIMENTO DO SUS. QUE FLÁCIA.
    NÃO É POSSÍVEL ISSO CONTINUAR.
    CPMF URGENTE QUE SUSTENTOU FHC E TIRARAM
    SÓ COM IMPOSTO…

  12. VERGONHA, SAFADEZA, COVARDIA o que o governo faz com os Servidores Públicos, a intenção é que os servidores deixem os planos de saúde, assim ele, governo, não vai mais entrar com a contrapartida, além do mais os planos aumentam pelo bel prazer da ANS (nem sei mesmo pra que serve) e aumentam com a mudança de faixa etária, assim não há TATU que aguente.

  13. O reajuste nas mensalidades da GEAP é um absurdo e extremamente injusto. Outra coisa, os dirigentes da instituição estão preocupados em aumentar os valores das contribuições, mas não estão preocupados em melhorar o atendimento. Moro no Vale do Aço e em Ipatinga, a cidade polo da região, onde tem vários servidores públicos federais, é remota a possibilidade de ser assistido através do Convênio GEAP. Em 2016 e 2017 tive apenas 11,55% de reajuste salarial, no entanto, a GEAP, em fevereiro de 2016 e fevereiro de 2017 aumentou suas mensalidades em mais 60%. Os aumentos foram abusivos e não está dando para suportar.

  14. Uma vergonha sem tamanho estes reajustes da Geap com o sofrido servidor, mas se tratando de Brasil o país com os politicos mais canalhas do mundo, todo mundo se acha no direito de sacanear o povo, vamos entrar com uma ação contra este plano, pois os aumentos são surreias, bando de safados que administram um plano que muita gente tem vergonha de dizer que é associado, eu mesmo tinha, mas cancelei o meu, somente meus pais ainda fazem parte desta porcaria.

  15. Sou credenciado a bastante anos, pouco uso o plano, onde moro nenhum médico e credenciado caso precise tenho quer fazer 150 km de ida e volta.
    Minha mãe e minha dependente precisou de um exame e não foi autorizado,então porque pagar se não temos serviço?
    Qual a explicação para esse aumento absurdo?

  16. EU, APESAR DESTE AUMENTO ME PROPONHO A VOLTAR, PRECISO DEMAIS MESMO E NÃO POSSOCONTINUAR A PAGAR CONSULTA PARTICULAR A 300 REAIS…AGUARDO MEU RETORNO O MAIS RAPIDO POSSÍVEL…SONIA DA COSTA SERRANO

    .

    • Você poderia me dar a dica de qual plano você aderiu depois que deixou a Geap? Estou tendo dificuldade em escolher porque além de só encontrar planos empresa, os valores são o dobro dos da Geap. Preciso dessa dica pq a Geap está cara, apesar de me atender bem.

  17. E UM ABSURDO, O QUE ESTÃO FAZENDO COM OS SERVIDORES PÚBLICOS QUE NECESSITAM DO PLANO DE SAUDE DA GEAP. O GOVERNO CONCEDE REAJUSTE DE 5% E O PLANO AUMENTO 23%, DEMONSTRANDO O TOTAL DESRESPEITO DO GOVERNO COM SERVIDORES. NÃO CONSIGO ENTENDER, O PORQUE DA ADMINISTRAÇÃO DA GEAP EM MÃOS DE POLÍTICOS, OS QUAIS, NÃO TEM NENHUMA LIGAÇÃO COM O SERVIÇO PUBLICO. GOVERNO TEMER IGUAL OU PIOR DO QUE DILMA E LULA. NOS SERVIDORES DEMOS NOS UNIR E DAR UM BASTA NAS INDICAÇÕES POLITICAS PARA A GEAP, BEM COMO, DENUNCIANDO AS IRREGULARIDADES AO MP.

    • a destruição da Geap começou com o decreto de 2003 do comparsa Jose Dirceu e sancionado pelo Lula que fez com que a partir dai a gestão da Geap antes administrados por pessoas credenciadas para o cargo passou a ser com compadrio de indicações politicos da cumpanheirada do pt e de partidos aliados. Começou ai o inferno. PT é o câncer do Brasil.

  18. É um absurdo esse reajuste se ao menos funcionasse até relevaria mas só que não funciona, precisei fazer uma ressonância magnética e não consegui. Praticamente não uso o plano “Graças a Deus” mas agora que estou precisando a GEAP simplesmente não autorizou o meu exame. Gostaria de saber como devo proceder para que o exame seja autorizado? Gostaria até se fosse possível mudar de plano porque esse é simplesmente uma porcaria , além de ser caro ainda cobra coparticipação

    Resposta

    • O Contrato da GEAP é com o Inmetro. Sugerimos contactar o SESAO que é o gerenciador/operacional do instituto junto ao GEAP.
      ASMETRO-SN

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!