Titanic.

1
328

 A aprovação da reforma da Previdência é uma linha divisória não apenas para o governo Temer, mas para o futuro do país. Se deputados e senadores sucumbirem aos apelos e interesses demagógicos, ideológicos e irresponsáveis, o Brasil soçobrará.

Alguns, evidentemente, apostam no fracasso do atual governo, despreocupando-se com os destinos do país. Tudo fazem para deixar o presidente refém dos seus interesses mais imediatos, como se ele representasse somente um governo provisório, fadado a preencher um interregno de curto prazo.

O problema, contudo, é que o país não pode ficar refém de um jogo tão baixo, sobretudo considerando que a situação econômica e social é muito ruim. O legado petista é aterrador: desemprego em massa, corrupção, captura do Estado, alta inflação e PIB em queda. O Brasil não pode ser vítima de remendos.

O governo Temer apresenta-se como um governo definitivo, e não transitório. Deve ele estar à altura do momento, enfrentando questões cuja solução não pode mais tardar. O tempo corre contra nós.

Se as reformas não forem feitas, os problemas serão simplesmente postergados e virão com muito mais força no futuro. Podemos estar hipotecando o bem-estar das gerações vindouras. Ou o país pensa grande ou sucumbe aos interesses mais imediatos.

O ex-presidente Itamar Franco também assumiu o governo após o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Poderia ter sido um mero governo de transição. Ocorre que o país não aguentava mais, e ele teve a grandeza de lançar o Plano Real, cujos efeitos até hoje se fazem sentir. Mesmo o primeiro governo Lula foi por ele agraciado, o que explica o seu sucesso naquele então.

O mesmo desafio apresenta-se ao presidente Michel Temer. Deve ele enfrentar os problemas do presente pensando e agindo a longo prazo. Se for transitório, será pequeno e mais pequeno ficará ainda o país.

Não foi pouco o feito em reduzido tempo.

A inflação, que estava fora de controle, está hoje dentro da meta, sinalizando para um patamar ainda mais inferior. Ganha toda a população, sobretudo os mais pobres, que não veem mais o seu salário ser corroído. Sob a liderança de Ilan Goldfajn, foi restabelecido o controle social da moeda. Tem plena independência na condução de seu trabalho, algo que tinha desaparecido no governo anterior.

A Petrobras, sob a conduta profissional de Pedro Parente, viu a sua credibilidade ser restituída, com avanços inegáveis em pouco espaço de tempo. Uma gestão profissional foi introduzida, relegando ao passado a corrupção e todo um esquema de propinas que lá tinha se estabelecido.

O Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), sob a administração competente do ministro Moreira Franco, começa a produzir os seus primeiros resultados com leilões muito bem-sucedidos. O investimento privado, nacional e estrangeiro, na área de infraestrutura é vital para o país. Sem ele, o Brasil não terá condições de seguir adiante. Ficaram relegadas ao passado a incompetência e a ojeriza ao lucro e às empresas privadas, não cooptadas pelo esquema petista.

Sob a conduta pessoal do presidente Temer, foi finalmente possível aprovar a PEC do teto do gasto público, princípio moderno da administração pública. Sem um orçamento responsável e fiscalmente confiável, nenhum país pode progredir. Acontece que as forças do atraso, travestidas de progressistas, tudo fizeram para sabotá-lo.

O ministro Ronaldo Nogueira apresentou, com coragem e habilidade, um projeto de modernização da legislação trabalhista, voltado para soltar as amarras de um arcabouço legal que data do início do século XX, com o positivismo, e posteriormente consolidado na legislação getulista.

O que valia para aquele mundo não mais vale para o nosso. Direitos foram preservados, e os trabalhadores foram elevados à dignidade de interlocutores, que podem negociar livremente, participando autonomamente de suas convenções coletivas. Estas passam a ter força de lei.

A nova Lei da Terceirização está para ser sancionada pelo presidente da República. Trata-se de uma tendência inelutável do mundo moderno, cuja economia funciona em escala internacional. Não faz o menor sentido manter a distinção entre atividades-meio e atividades-fim. É uma jabuticaba tipicamente brasileira, não vigorando em nenhum outro país.

O que é fim em uma perspectiva é meio em outra, de tal maneira que essas posições são sucessivamente trocadas. Não há meios e fins fixos, em uma economia que ganha a velocidade digital e a integração global.

Considere-se um par de tênis. O seu projeto é feito em um país, o seu desenho em outro; os seus materiais são produzidos também em locais distintos; a sua montagem é feita em outro país e o seu marketing em outro, para não falar de sua comercialização em uma infinidade de estados. Como falar aqui de meio e fim, como se fosse viável uma fábrica, em um único país, realizar todas essas operações. Se fizer, muito provavelmente estará destinada à falência, com o desemprego daí proveniente.

Agora chegamos ao desafio maior: a reforma da Previdência. Algumas coisas são certamente inegociáveis, como a idade mínima e a igualdade entre homens e mulheres. Coisas menos decisivas como a aposentadoria dos trabalhadores rurais podem ser objeto de negociação. O fundamental aqui é uma contribuição, mesmo que pequena, que torne viável um cadastro rural seguro. Evita-se, assim, fraudes hoje muito comuns, com prejuízos para todos os contribuintes.

É bem verdade que o governo não se comunica a contento, embora progressos venham sendo feitos nas últimas semanas. A sociedade não consegue bem entender a importância do que está em jogo, tornando-se refém de discursos defasados, que possuem como único esteio a demagogia e a irresponsabilidade com o país.

Se a reforma da Previdência não vier a ser aprovada, o Brasil pode afundar como o Titanic. Vamos continuar dançando como se estivéssemos em um salão de festas? Vamos perseverar na verborragia demagógica e ideológica?

Crédito: Artigo publicado no jornal O Globo – disponível na internet 03/04/2017

Nota: O presente artigo não traduz a opinião do ASMETRO-SN. Sua publicação tem o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

1 Comentário

  1. Mas que tal cobrar a dívida astronômica dos devedores da Previdência? Ah, isso não, pois os “amigos do rei” são intocáveis… Não é, sr. Rosenfeld?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!