O Lucro Social do Laboratório de Pressão e a relevância da sua inclusão na publicação do balanço social do Inmetro

2
1978

O objetivo deste relatório é analisar o lucro social (relação custo x benefício) do Laboratório de Pressão e a relevância da sua inclusão na publicação do balanço social do Inmetro.

Ao contrário dos serviços de medição e calibração que são essencialmente orientados pelo mercado, a maioria dos padrões nacionais de medição requer financiamento público permanente. [2]

Atualmente, o financiamento público às atividades de metrologia (como qualquer outra) está sujeito à responsabilidade perante os contribuintes do orçamento do Estado. Por esta razão, a avaliação contínua dos benefícios e custos da execução das tarefas metrológicas financiadas pelo setor público é importante, mas na prática não é frequentemente efetuada. [2]

No financiamento dos institutos nacionais de metrologia, embora os benefícios das medições sejam amplamente reconhecidos na literatura, nenhum estudo fornece uma comparação qualitativa / quantitativa (em termos de valor para o dinheiro) dos serviços de metrologia subsidiados publicamente entre países. [2]

As medições são feitas na mais ampla gama possível de áreas. Muitas medições, como por exemplo, em saúde, meio ambiente, proteção ao consumidor, ciência etc., não estão diretamente relacionadas a qualquer atividade industrial e / ou comercial.

Assim, comparar a infraestrutura de medição com os únicos desempenhos econômicos dos países seria de fato menos relevante. Por essa razão, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) fornece, desde 1990, uma estimativa bastante representativa da qualidade de vida através da classificação por país do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Além do bem-estar econômico, o índice integra estatísticas sobre alfabetização e expectativa de vida de adultos, bem como anos médios de escolaridade, para captar a variável conhecimento. [2]

No Brasil não existe a obrigatoriedade da publicação do balanço social, mesmo este sendo reconhecido como uma prática de transparência de empresas cidadãs que têm como um dos objetivos a responsabilidade social. [1].

O cálculo do lucro social do Laboratório de Pressão do Inmetro – Lapre foi desenvolvido por intermédio de uma metodologia própria para melhor apresentar os resultados obtidos com relação aos investimentos na indústria, a disseminação de conhecimento, apoio à Coordenadoria Geral de Acreditação (Cgcre) e o apoio a outras Unidades Organizacionais do Inmetro.

Através da utilização de dados reais, este estudo consiste em uma pesquisa exploratória, descritiva e de simulação, que busca compreender e explicar o fenômeno.

Os resultados mostram que o Lapre consegue quantificar o lucro social (relação custo x benefício) utilizando-se dos indicadores de seu balanço social. Por se tratar de um laboratório de padronização primária conclui-se que o cálculo do lucro social real, que retrate toda a sua abrangência, é complexo e tem grande validade como um instrumento de transparência na demonstração dos resultados.

Em atendimento a uma demanda da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia, este é o primeiro relatório que aborda lucro social elaborado pelos autores. A razão pela qual há inúmeras citações é porque geralmente as medições realizadas em laboratório de um Instituto Nacional de Metrologia não estão diretamente relacionadas a qualquer atividade industrial e / ou comercial.

Acesse a íntegra do relatório >>> O Lucro Social do Laboratório de Pressão e a relevância da sua inclusão na publicação do balanço social do Inmetro

Curriculum Vitae dos autores >>>

Paulo Lyra Simões Ferreira

Jackson da Silva Oliveira

Paulo Roberto Guimarães Couto

2 Comentários

  1. Parabenizo os colegas Paulo Couto, Paulo Lyra e Jackson pelo trabalho. É de suma importância para a instituição divulgarmos sua importância para a sociedade.

  2. Parabéns aos autores!!!
    Artigo relevante, por ser tema estratégico para o país, e de caráter inovador.
    Luciaurea Oliveira Cavalcanti
    Avaliadora da Cgcre

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!