Expo do Fórum Mundial da Água é aberta no Mané Garrincha

0
920
Até sexta-feira (23), participantes terão oportunidade de mostrar produtos e serviços e fechar negócios. Governador de Brasília inaugurou o espaço de acesso exclusivo para inscritos pagantes, no estacionamento do estádio
Cinquenta e duas organizações de diversos países terão oportunidade de exibir produtos e serviços e fechar negócios no 8º Fórum Mundial da Água.
O presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga; o governador Rodrigo Rollemberg; e o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho; acompanhados de outras autoridades, abriram neste domingo (18), a Expo do Fórum Mundial da Água.
O presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga; o governador Rodrigo Rollemberg; e o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho; acompanhados de outras autoridades, abriram neste domingo (18), a Expo do Fórum Mundial da Água. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Na tarde deste domingo (18), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, inaugurou a Expo, espaço de entrada exclusiva para participantes inscritos (pagantes) no fórum: 7.983, segundo a organização.

O local vai funcionar até sexta-feira (23), das 9 às 21 horas, no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Acompanhado do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, o governador disse que a Expo será uma oportunidade para os países conhecerem o que cada um está fazendo de mais avançado na questão da água.

“Temos uma grande chance de produzir um legado para o planeta, de construir uma nova consciência em relação a esse bem tão precioso, o mais importante para o futuro da humanidade.”

Para o ministro, o encontro é muito oportuno porque ocorre em um momento em que a mudança climática teve como principal efeito no País a questão hídrica, com seca no Nordeste, crise no Sudeste e em Brasília.

“Vamos colher aqui experiências de países que estão em dificuldades, que a superaram e apontam caminhos. O Brasil, com seu know-how, tem muito a oferecer”, resumiu Sarney Filho.

Vila Cidadã tem atrações gratuitas

Desde ontem (17), os brasilienses podem conhecer a Vila Cidadã, atração do fórum aberta à população, também no estacionamento do Mané Garrincha.

Das 9 às 21 horas, os visitantes verão experiências como a instalação Estação Antártica, que reproduz o laboratório e a moradia dos cientistas no continente gelado.

O acesso é gratuito, mas requer credenciamento no site oficial. O registro pode ser feito no local, mas, de acordo com os organizadores, o envio antecipado dos dados ajuda a evitar filas.

O que é o Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos. A oitava edição ocupará o Mané Garrincha, com a Vila Cidadã — aberta ontem —, e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a partir de hoje, onde se concentrarão as palestras e os painéis.

Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA).

fórum ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

Expo – 8º Fórum Mundial da Água
Até 23 de março (sexta-feira)
No estacionamento do Mané Garrincha
Das 9 às 21 horas
Exclusivo para inscritos pagantes

Crédito: Guilherme Pera, edição Raquel Flores da Agência Brasília – disponível na internet 19/03/2018

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!