A gigantesca reserva de diamantes escondida sob nossos pés

0
1437

Atualmente, diamantes são símbolo de riqueza e elegância, mas no futuro podem ser simplesmente uma pedra comum que qualquer um pode ter.

Esse não é um cenário totalmente impossível, se considerarmos um recente estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A pesquisa diz que a 160 km debaixo da superfície da Terra se acumulam 10 quatrilhões de toneladas de diamantes – ou seja, uma unidade seguida de 16 zeros (10.000.000.000.000.000).

“Isso nos mostra que os diamantes talvez não sejam um mineral exótico. Numa escala geológica, ele é relativamente comum”, disse Ulrich Faul, um dos autores do estudo, num comunicado do MIT.

Onde estão?

Segundo os investigadores, esse tesouro subterrâneo está disperso entre formações rochosas gigantes chamadas de “cratão”.

Esses cratões são uma espécie de montanha invertida no interior da maioria das placas tectônicas continentais. Eles podem se estender por mais de 300 km.

“Em cada cratão, estima-se que haja 1 quatrilhão de toneladas de diamantes”, disse Ulrich Faul à BBC News Mundo, o serviço espanhol da BBC News.

“Na Terra, há 10 áreas geológicas reconhecidas como cratões, portanto, a quantidade total de diamantes acumulados nos cratões da Terra é de 10 quatrilhões.”

Terra
Os diamantes estão em formações rochosas no interior da Terra. Direito de imagem MIT

‘Escutando’ os diamantes

Os cientistas, na verdade, não viram os diamantes: eles ouviram.

As ondas sonoras produzidas durante um abalo sísmico ou a erupção de um vulcão viajam em velocidades diferentes, conforme a forma e temperatura das rochas que atravessam.

Ao escutar e medir a velocidade dessas ondas sonoras, os geólogos conseguem deduzir que tipo de material elas atravessaram. Utilizando esse método, os pesquisadores se deram conta de que, quando as ondas sonoras atravessavam os cratões, viajavam muito mais rapidamente que o esperado.

ondas sonoras
Os pesquisadores usaram ondas sonoras para calcular a quantidade de diamante no interior da Terra. Direito de imagem GETTY

Com essa informação, criaram várias rochas em laboratório, formadas pela combinação de minerais diferentes, e observaram em qual delas a velocidade da onda sonora coincidia com as que eles detectaram na natureza.

O resultado: apenas uma rocha que continha entre 1% e 2% de diamantes produzia a mesma velocidade da onda registrada em abalos sísmicos.

Considerando o tamanho dos cratões, os cientistas calcularam que, se cada um possuir de 1% a 2% de diamantes, isso representaria a presença de “pelo menos mil vezes mais diamantes do que se imaginava”.

É possível extraí-los?

Atualmente, é considerado impossível escavar esses diamantes, porque os cratões estão a, pelo menos, 160 km de profundidade.

Para se ter uma ideia do que isso significa, a mina mais profunda do mundo, a Mponeng, no sul da África, tem “apenas” 4 km de profundidade.

“Não podemos alcançá-los, mas ainda assim há muito mais diamantes na Terra do que se imaginava”, diz Faul.

Uma mina
A mina mais profunda do mundo tem 4 km de profundidade. Os diamantes descobertos pelos geólogos estão a 160km abaixo da Terra. Direito de imagem GETTY

Crédito: BBC Brasil – disponível na internet 26/07/2018

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!