Confirmada a demissão de Alex Carreiro da presidência da Apex

0
604
Chegou ao fim o desencontro de informações dentro do governo federal quanto à demissão de Alex Carreiro da presidência da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). A confirmação do afastamento do executivo foi dada na tarde desta quinta-feira, pelo próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, após uma breve reunião com ele.
 
A informação de que Carreiro havia sido desligado da função foi divulgada nessa quarta-feira (9/1), pelo ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Apesar disso, Alex compareceu normalmente para trabalhar nesta quinta-feira, e disse que só deixaria de exercer a função se avisado da decisão pelo próprio chefe do Executivo, o que aconteceu no final desta tarde.

 

Alex Carreiro (foto: Reprodução/Facebook)

O Sr. Alex Carreiro pediu-me o encerramento de suas funções como Presidente da APEX. Agradeço sua importante contribuição na transição e no início do governo. Levei ao PR Bolsonaro o nome do Emb. Mario Vilalva, com ampla experiência em promoção de exportações, para Pres. da APEX.

 

O futuro presidente do órgão também já foi escolhido. Quem assume é o embaixador Mário Vilalva, referendado pelo chefe do Itamaraty de Bolsonaro. O anúncio foi feito por Araújo em sua conta pessoal no Twitter. O ministro afirmou que Vilalva tem “ampla experiência em promoção de exportações”. Diplomata de carreira, Vilalva foi embaixador brasileiro em Santigo (Chile) por quatro anos. Em 2010 foi nomeado para a Embaixada do Brasil em Lisboa (Portugal).
 
Também nas redes sociais, Bolsonaro, já à noite, publicou uma foto onde aparece entre Ernesto e Vilalva, dizendo que se reunira com ambos nesta quinta-feira. 
 

 

Ver imagem no Twitter
RECEBI HOJE O EMBAIXADOR MÁRIO VILALVA, INDICADO PELO CHANCELER ERNESTO ARAÚJO PARA O CARGO DE PRESIDENTE DA AGÊNCIA DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES E INVESTIMENTOS (APEX). BOA NOITE A TODOS! Ver imagem no Twitter

Como adiantou o Blog do Vicente, editor executivo do Correio, o pivô de toda confusão foi uma briga entre Carreiro e uma das diretoras da Apex, Letícia Catelani. Ela foi indicada para a agência pelo deputado federal reeleito, Eduardo Bolsonaro.

Letícia ocupou um cargo de direção do PSL em São Paulo, mas perdeu o posto depois de um confronto com o então presidente do partido, Gustavo Bebbiano, hoje ministro de Bolsonaro. A diretora da Apex, dizem parlamentares do PSL, tem temperamento explosivo e só chegou à Apex por ser amiga do filho do presidente Bolsonaro. E Carreiro, acrescentam funcionários do Itamaraty, não tem currículo para ocupar um cargo tão importante. Sequer fala inglês fluentemente, como exige a função.

O ministro das Relações exteriores nomeou dois diretores para a Apex, Letícia, que substituiu Márcia Nejaim, mulher do secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, e Márcio Coimb

Crédito: lucas Valença/Blog do Vicente/Correio Braziliense – disponível na internet 11/01/2019

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!