De Bem com a Vida: Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB ou próstata aumentada).

2
5256

A glândula da próstata e seus efeitos

Conselhos úteis para os homens com mais de 40 anos: Esse artigo é sobre a Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB ou próstata aumentada).

A dieta é a parte mais importante, e algo que está sob nosso controle; e funciona.

Existem outras doenças da próstata, que não serão tratadas aqui como:
1. Prostatite – inflamação da próstata
2. Câncer de próstata.

Aqui estamos falando somente sobre o aumento da próstata. E sobre isso temos más notícias e boas notícias.
 A má notícia é que todo homem terá o aumento da próstata se ele viver o suficiente.
 A boa notícia é que existem mudanças no estilo de vida que podem ajudar o homem após 40 anos a manter a saúde da próstata.

TEXTO DA CONFERÊNCIA DE SAÚDE DA PRÓSTATA

Por: Chen Horin, professor, doutor e diretor-executivo do Hospital Militar de Pequim.

A próstata é estritamente para homens? Sim, apenas homens têm próstata, e homens com mais de 40 anos são mais sujeitos a ter próstata aumentada. Não há mulher que não conheça um homem de 40 anos ou mais, pai, tio, irmão, filho, amigo, vizinho, colega… que esteja com a próstata aumentada.

Essencialmente essa palestra é sobre promoção responsável da saúde, que deve fornecer três coisas:
1. Informação
2. Garantia
3. Um plano de acção.

Deixe-me começar com um histórico sobre a saúde da próstata.

Todos os dias seu sangue passa pelos rins várias vezes para ser filtrado. Como o sangue é filtrado, a urina é formada e armazenada em um tanque de armazenamento temporário chamada bexiga urinária. Se não houvesse bexiga urinária, à medida que um homem caminha, a urina cairia.

Agora façamos uma analogia com a instalação hidráulica da sua casa. Pense na bexiga urinária como a caixa d’água, e dela o encanamento leva água para outras partes da casa, incluindo a cozinha. No corpo humano um cano liga nossa bexiga urinária até a ponta do pênis. Esse tubo é chamado a uretra. Logo abaixo da bexiga e em torno da uretra há um pequeno órgão chamado próstata.

A próstata é do tamanho de uma noz e pesa cerca de 20 gramas. Seu trabalho é produzir o fluido seminal que é armazenado na vesícula seminal. Durante a relação sexual, o fluido seminal desce pela uretra e se mistura com os espermatozóides produzidos nos testículos para formar o sémen. Então, sémen tecnicamente não é esperma, é espermatozóide mais fluido seminal.

Depois dos 40 anos, por razões que podem ser hormonais, a próstata começa a aumentar. De 20 gramas pode crescer para quase 100 gramas. À medida que aumenta, aperta a uretra e o homem começa a notar mudanças no modo como urina.

Na juventude, o homem tem pressão urinária, a partir dos 40 anos a corrente de urina é fraca, e não consegue percorrer longas distâncias e às vezes pode cair sobre as pernas, exigindo mudança de posição para urinar.

Outros sintomas começam a aparecer:

GOTEJAMENTO TERMINAL:
O homem começa a notar que depois de urinar, a urina ainda cai em suas calças. Esta é a razão pela qual depois que um homem mais velho demora mais ao se afastar do mictório depois de urinar. Um homem mais novo simplesmente urina até a última gota e se afasta.
RETARDAMENTO
É quando você espera mais tempo para que o fluxo de urina comece. Existem 2 válvulas que devem abrir para você urinar – os esfíncteres internos e externo. Mesmo ambas estando abertas, mas devido a obstruções na uretra, você espera mais tempo para o fluxo começar.
ESVAZIAMENTO INCOMPLETO
É quando depois de urinar ainda resta alguma urina residual.

Quando todos, ou parte desses sintomas acontecem, a bexiga começa a trabalhar mais para compensar a obstrução na uretra. A frequência de micção aumenta. A urgência se estabelece. Às vezes você tem que praticamente correr para o banheiro. A noite também se torna comum você acordar mais de 2 vezes para urinar.

Então as complicações mais sérias começam. – A urina armazenada é infectada e pode haver sensação de ardor ao urinar.
– A urina armazenada forma cristais. Os cristais se juntam para formar pedras na bexiga ou nos rins.
– As pedras podem bloquear a uretra.
– A retenção urinária crónica se instala, e a bexiga armazena mais e mais urina. O tamanho normal da bexiga, que é de 40 à 60cl, pode chegar a 300cl. Uma bexiga cheia demais pode vazar e isso leva a humedecimento / incontinência urinária. Além disso, o volume pode pressionar e causar danos nos rins.

O que provavelmente pode levar o homem ao hospital é a retenção urinária aguda. Ele acorda um dia e não consegue urinar.

Tudo o que está descrito acima está associado ao aumento da próstata, tecnicamente chamado de hiperplasia prostática benigna (HPB).

CUIDADOS

NUTRIÇÃO
Olhe o que você come. 33% de todos os cânceres, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer dos EUA, estão relacionados ao que comemos.
– Carne vermelha todos os dias triplica suas chances de doença da próstata.
– Leite todos os dias dobra seu risco.
– Não consumir frutas e legumes diariamente quadruplica seu risco.
– Tomates são muito bons para os homens, pois contém muito licopeno, que é o antioxidante natural mais potente.
– Alimentos ricos em zinco também são bons para os homens. Recomendamos sementes de abóbora. O zinco é o elemento mais essencial para a sexualidade masculina e fertilidade.
– Os homens precisam de mais zinco que as mulheres. Toda vez que um homem ejacula ele perde 15mg de zinco. O zinco também é importante para o metabolismo do álcool. Seu fígado precisa de zinco para metabolizar o álcool.

CONSUMO DE ÁLCOOL Quando os homens começam a ter sintomas urinários associados ao aumento da próstata, é importante que eles prestem atenção no consumo de álcool. Quanto mais líquido é ingerido, mais urina é produzida. Beba menos e mais devagar.

EXERCÍCIO
O exercício ajuda a construir o tônus muscular. Todo homem deveria se exercitar. Homens com mais de 40 anos devem evitar exercícios de alto impacto como corridas, pois coloca pressão nos joelhos. Andar de bicicleta em demasia é ruim para a próstata. Recomendamos caminhadas curtas e frequentes.
MANEIRA DE SENTAR
Quando nos sentamos, dois terços do nosso peso repousa sobre os ossos pélvicos. Homens que se sentam mais são mais propensos a sintomas da próstata. Não se sente por longas horas. Caminhe sempre que puder. Sente-se em cadeiras confortáveis. Recomendamos uma cadeira de assento dividido se você precisar ficar sentado por muitas horas.

VESTUARIO
Os homens devem evitar roupas íntimas apertadas. Isso afecta a circulação ao redor da virilha e aquece um pouco. Enquanto a temperatura fisiológica é de 37 graus, a virilha tem uma temperatura ideal de cerca de 33 graus. Dê preferência a cuecas tipo boxers, e procure usar calças folgadas. Use roupas respiráveis.

FUMAR
Evite fumar pois afecta os vasos sanguíneos e afecta a circulação ao redor da virilha.

SEXO
Sexo regular é bom para a próstata. Os celibatos são mais propensos à doença da próstata. Enquanto o celibato é uma decisão moral, não é uma adaptação biológica. Sua próstata é projectada para esvaziar seu conteúdo.

Saindo do assunto próstata, mas ainda sobre câncer:
Limões quentes podem matar células cancerígenas!
Pedaços de limão em um copo de agua quente, regularmente, podem aumentar sua longevidade.
– Corte o limão em três pedaços e coloque-o em um copo, em seguida, despeje água quente, ele se tornará água alcalina, e beba todos os dias, certamente irá beneficia-lo.
– Suco de limão quente tem um efeito sobre tumores cancerígenos e tem se mostrado bom tratamento para todos os tipos de câncer.
– O tratamento com este extracto destruirá apenas as células malignas e não afectará as células saudáveis.
– Os ácidos e o ácido monocarboxílico no suco de limão podem regular a hipertensão e proteger as artérias estreitas, ajustar a circulação sanguínea e reduzir a coagulação sanguínea.

Dr. Chen | National Cancer Institute | YouTube

 

O professor Chen Horin recomenda que qualquer um que tenha recebido esta carta tem pelo menos a garantia de salvar a vida de alguém, se compartilhar.
Eu concordo, e fiz a minha parte.

 

Crédito: Folha do Comércio – disponível na internet 19/01/2019

2 Comentários

  1. Boa tarde muito bom esclarecimento,eu tenho iperplasia benigna da prostata ,tomo dudasterida-tasolusina,minha prostata esta c 72 tamanho penco em fazer cirurgia a lezer,mas sera que e realmente necessario, tenho um pouco de medo,meu medico que fazer rolep fasso caminhada todos os dias nao gosto de ficar tempao sentado nem deitado,alimentacao boa muitos vejetais ovos peixes tuberculos ,que posso fazer mais obrigado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!