Brigadeiro médico Eduardo Camerini cuidará da Secretaria de Biodiversidade do MMA

1
1391
Ricardo Salles afirma que setor do Ministério do Meio Ambiente, que estava sem titular, é de um ‘importante tema confiado a quem conhece’
 

Camerini é conselheiro do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do MMA. Sua adjunta na secretaria será a tenente Mirella Vargas.

— Gostaria de anunciar o início, já na próxima semana, do brigadeiro Camerini e da tenente Mirella na Secretaria de Biodiversidade do MMA. Um importante tema confiado a quem conhece — disse Salles.

O cargo de secretário de Biodiversidade, assim como as gerências de projetos subordinados a ele, estavam vagos.

A tenente Mirella, o ministro Ricardo Salles e o comandante Camerini: novo comando na Biodiversidade Foto: Reprodução
A tenente Mirella, o ministro Ricardo Salles e o comandante Camerini: novo comando na Biodiversidade Foto: Reprodução

Camerini ocupava, até agora, a direção do Departamento de Saúde e Assistência Social do Ministério da Defesa. Além de lidar com patrimônio genético, seu currículo lista experiências profissionais ligadas a áreas como medicina e fisiologia aeroespacial e instrução de resgate.

Entre as funções do brigadeiro no MMA estará a conclusão de um relatório sobre a biodiversidade brasileira, que deveria ter sido enviado ainda no ano passado à Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU.

Nele, o país precisa enumerar os compromissos que serão assumidos para assegurar a diversidade de espécies no território nacional até 2020.

Na semana passada, Salles nomeou o coronel Homero Cerqueira para a presidência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Cerqueira, até então, comandava a PM Ambiental de São Paulo. Alguns dos principais assessores do ministro também vieram das Forças Armadas.

Mudanças no Ibama

Em fevereiro, Salles exonerou 21 dos 27 superintendentes regionais do Ibama, denunciando um suposto aparelhamento ideológico do órgão. Especula-se que, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, os postos sejam ocupados por militares.

Na última sexta-feira, o MMA publicou, em sua conta no Instagram, uma homenagem ao Dia do Exército, mas não dedicou outra postagem ou menção de que, na mesma data, comemora-se também o Dia do Índio. Dezenas de internautas protestaram contra a falta de um tributo no site aos indígenas.

Crédito: Sociedade/O Globo – disponível na internet 03/04/2019

1 Comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!