Damares demite Tia Eron, por ser considerada improdutiva e por ter nomeado auxiliares que a ministra considera de esquerda

0
520

Damares demite Tia Eron, secretária de Políticas para as Mulheres

A ministra Damares Alves , da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, demitiu a secretária de Políticas para as Mulheres, a ex-deputada federal Tia Eron (PRB-BA), ligada à Igreja Universal do Reino de Deus . A exoneração foi publicada na manhã deste sábado (04) no Diário Oficial da União.

Nesta semana, Damares procurou o presidente do partido, Marcos Pereira (SP), para dar satisfação sobre a demissão. Disse que Tia Eron seria desligada por ser considerada improdutiva e por ter nomeado auxiliares que a ministra considera de esquerda. Apesar de não ter sido uma indicação do PRB, o nome de Tia Eron passou pelo aval de Pereira antes de sua nomeação como secretária, em janeiro. Quando comunicou a decisão à secretária, Damares deu a mesma justificativa.

Segundo pessoas próximas à ex-deputada, porém, o motivo do desligamento é uma retaliação à atitude de um grupo de servidores. Em um evento no dia 30 de abril, foi entregue um termo de cooperação da pasta com a Defensoria Pública do Distrito Federal e o governo do DF em comemoração ao Dia da Mulher Brasileira e ao Dia da Empregada Doméstica. O objetivo é oferecer orientação jurídica a mulheres.

Alguns auxiliares da Secretaria de de Políticas para as Mulheres, que não foram nomeados por Tia Eron, chegaram atrasados ao evento e se recusaram a tirar uma foto com Damares. No dia, a ministra ficou visivelmente abalada com o ocorrido e chegou a chorar, segundo quem estava presente. Por entender que Tia Eron deveria responder pela atitude de seus subordinados, teria decidido desligar a secretária. 

Em 2016, Tia Eron no plenário do Conselho de Ética Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo
Ministra alega ‘improdutividade’; pessoas próximas à ex-deputada Tia Eron falam em retaliação por atitude de auxiliares. Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo

Procurada, através de sua assessoria, a ex-deputada encaminhou uma lista de 18 projetos entregues pela secretaria desde que assumiu o cargo, como programas de cooperação com governos, campanhas de conscientização e devolução de R$ 2,7 milhões aos cofres da União. Ela não quis dar entrevista.

Crédito: Natália Portinari/O Globo – disponível na internet 06/05/2019

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!