Damares demite presidente da Funai após pressão de deputados da bancada ruralista

0
374
Atualmente,  a estrutura da Funai está com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Mas irá voltar para o Ministério da Justiça.
 

 O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) , Franklimberg Ribeiro de Freitas, foi demitido do cargo nesta terça-feira por determinação da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves . Na última quinta-feira, após encontro a portas fechadas com o ministro da Justiça, Sergio Moro, Franklimberg chegou a dizer que ficaria no cargo . A informação da demissão foi adiantada pelo jornal “O Estado de S.Paulo” e confirmada pelo GLOBO.

Atualmente,  a estrutura da Funai está na pasta comandada por Damares, mas em breve, por decisão do Congresso, será devolvida ao ministério de Moro.

De acordo com parlamentares que compõem a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a queda do presidente da Funai aconteceu devido à pressão de deputados que estavam insatisfeitos com a forma como Franklimberg estava conduzindo o órgão.

O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), que compõe a bancada da Agropecuária, explicou ao GLOBO que essa insatisfação foi levada ao presidente Frente, Alceu Moreira (MDB-RS) que por sua vez  levou a questão ao secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura (Mapa), Luiz Antonio Nabhan Garcia, amigo de longa data do presidente Jair Bolsonaro. Nabhan então ficou com incumbência de pressionar por uma “solução” nos impasses da Funai.

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg Ribeiro de Freitas Foto: Divulgação

 – A frente manifestou a insatisfação com a morosidade e indefinições do órgão. O presidente (da Frente) então pediu ao Naban o porquê (disso estar acontecendo) e relatou a dificuldade de relacionamento dele com o presidente da Funai – explicou Evair.

No encontro no Palácio da Justiça,  Franklimberg fez uma uma apresentação das metas e da estrutura do órgão. Este foi o primeiro e único encontro de Franklimberg com Moro após o Congresso decidir retirar a estrutura da pasta do Ministério da Mulher.

A tendência de que a atual diretoria da Funai fosse mantida no Ministério da Justiça, incluindo suas metas já estabelecidas, tinha sido confirmada ao GLOBO, no último dia 24 de maio, pela pela ministra Damares Alves

— O ministro Moro prometeu que a equipe continua. Não adianta. Eu vou estar lá. Não vão tirar a Funai de mim. Não vão tirar os índios de mim. É só uma questão administrativa — disse a ministra, na ocasião

Damares trocou a diretoria da Funai em janeiro, nomeando como presidente do órgão o general Franklimberg. Ele já tinha ocupado a função no governo Michel Temer.

Crédito: Patrik Camporez/O Globo – disponível na internet 12/06/2019

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!