Vem aí a CPI da tomada de três pinos

14
614

O deputado Celso Russomanno, do PRB de São Paulo, prepara um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a adoção no governo Lula da tomada de três pinos.

Segundo Russomanno, a tomada que se tornou obrigatória em 2011 causou um gasto de R$ 2 bilhões para os brasileiros.

O deputado acredita que a medida foi adotada para beneficiar empresas específicas que fabricavam esse tipo de tomada.

Crédito: Guilherme Amado/Época – disponível na internet 20/08/2019

14 Comentários

  1. É um assunto um tanto antigo, no entanto, gostaria de acrescentar às otimas opiniões que vi, o fato que estamos ainda hoje, fev de 2020 usando adaptadores das mais variadas formas e origens, por ter problemas com padrão e vivemos hoje ainda com as gambiarras gambitec de todo tipo. Vi o artigo e gostei bem como das analises.

  2. A tomada de 3 pinos foi fruto de decisão da ABNT ainda no governo FHC. A decisão de implantação foi postergada por vezes no Conmetro. O INMETRO após decisão terminativa do Conmetro apenas cuidou do cronograma de implantação. Não defendo a tomada de 3 pinos, mas em se abrindo uma CPI há de se buscar a história verdadeira. Interessante a motivação dessa CPI ocorrer apenas agora. Já se passaram anos desde a implantação da nova tomada. Por que será que não quis abrir essa CPI no governo Temer…

    • O deputado propôs em 2009, durante o governo do PT, o Projeto de Decreto Legislativo 2127/09 para suspender as regras para tomadas e plugues do Conmetro.
      Segundo está registrado na Câmara dos deputados:
      “A Câmara analisa o Projeto de Decreto Legislativo 2127/09, do deputado Celso Russomanno (PP-SP), que suspende a Resolução 11/06, do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro). Essa resolução obriga fabricantes e importadores de tomadas e plugues a cumprir as novas normas técnicas previstas para os produtos utilizados no País.
      As regras, elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), preveem o uso de plugues de três pinos e de tomadas com rebaixamento, para evitar choque elétrico.
      A resolução do Conmetro estabelece ainda prazos para que plugues e tomadas antigos sejam retirados do mercado por fabricantes e importadores. O último prazo venceu em 1º de janeiro de 2010”.

  3. Boa medida deputado Celso Russomanno, sempre na defesa do consumidor.

    Observei nas diversas matérias publicadas na imprensa que a equipe que trabalhou na obrigatoriedade do uso no Brasil das tomadas de três pinos é a mesma que hoje propõem um novo modelo regulatório e o fim do Selo de Qualidade do Inmetro para os produtos comercializados no Brasil. A conferir.

    Esta CPI pode dar um choque de realidade ao pais .

  4. Bom dia,
    Este produto foi enfiado goela abaixo dos brasileiros, sem nenhuma consulta.
    Parabéns Deputado os culpados por esta porcaria tem que aparecer.

  5. Ou não tem o que fazer ou quer aparecer pois essa tomada trouxe mais segurança com a inclusão do aterramento e proteção ao introduzir a tomada pois não existe mais a possibilidade de choques elétricos. Esse deputado é uma piada.

    • Nesse caso a falha é do proprietário descuidado com ele mesmo e a família. Próximo de casa faleceu uma pessoa ao tocar na geladeira que estava sem aterramento e a mesma vazando eletricidade. Com uma tomada de três pinos e aterramento eficiente não acontece isso.

      • O deputado Celso Russomanno está corretíssimo em propor uma CPI das Tomadas de 3 Pinos, o consumidor precisa saber o porquê da obrigatoriedade do uso do modelo brasileiro e saber quem ganhou dinheiro com esta decisão e quem foi prejudicado. A proposito você já foi ao Inmetro e visitou todas os prédio do campus de Xerem ? Pois é nem todos têm em suas instalações tomadas de 3 pinos.
        Roberto Pereira D’Araujo do instituo de desenvolvimento estratégico do setor energético em sua página da internet (http://www.ilumina.org.br/quem-ganhou-dinheiro-com-tomadas-de-3-pinos-revista-epoca/) comentou:
        “Uma outra coisa é a adoção repentina de um padrão que exigiria residências com circuito de aterramento em todas as tomadas. Os que apoiam essa opção, por mais técnica que seja, devem entender que há algo mais a ser explicado, pois o circuito elétrico se estende além das residências.
        Evidentemente o aterramento protege equipamentos, mas impor uma tomada onde um orifício está ligado a nada na grande maioria das instalações, isso sim é uma jabuticaba. Se quiséssemos adotar esse padrão sem provocar as desconfianças da reportagem, bastaria adotar a tomada “universal”. Não porque ela seja realmente universal, mas porque ela era o padrão mais usado no Brasil.
        A análise sobre o pino ligeiramente mais grosso para os 20 A também não tem lógica elétrica. A transmissão da corrente se faz pela área de contato do pino com a tomada. Evidentemente essa área na tomada 20 A não é o dobro da de 10 A. A lógica também se desfaz quando se imagina que ninguém troca sua fiação interna quando é obrigado a trocar sua tomada por uma de 20 A.
        O aspecto mais importante é que tal decisão foi tomada ao mesmo tempo em que se percebe um aumento de risco nos postes das distribuidoras, Além da visível bagunça, quem fiscaliza o aterramento da rede?”
        CPI já…

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!