Bolsonaro inicia viagem por países da Ásia e do Oriente Médio

0
525

Na turnê de dez dias, presidente quer sinalizar que governo está comprometido com a abertura econômica, com o ambiente de negócios e com reformas. Primeiro encontro bilateral é em Tóquio, com presidente da Ucrânia.

O presidente Jair Bolsonaro começa na noite deste sábado (19/10) uma viagem de dez dias pela Ásia e o Oriente Médio. A agenda prevê compromissos no Japão, na China, nos Emirados Árabes Unidos, no Catar e na Arábia Saudita. Segundo integrantes do governo, o presidente quer sinalizar para o mundo que sua gestão está comprometida com a abertura econômica, com o ambiente de negócios e com o programa de reformas.

Bolsonaro chega a Tóquio neste domingo, onde participa do evento de entronamento do novo imperador japonês, Naruhito, nesta terça-feira.

No mesmo dia, logo depois da cerimônia, ocorre a primeira reunião bilateral do presidente brasileiro durante a turnê. Bolsonaro se encontra em Tóquio com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensk, segundo informação divulgada neste sábado pelo jornal Folha de S. Paulo. O governante ucraniano está atualmente no centro de um escândalo que levou à abertura de um inquérito de impeachment contra o presidente americano, Donald Trump,

Na quarta-feira, Bolsonaro participa de um banquete oferecido pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe. No mesmo dia, está prevista uma reunião de Bolsonaro com os membros do grupo de notáveis, formado pelos dirigentes das principais empresas do Japão (Mitsui, Toyota, Honda, Mitsubishi, dentre outras).

Também está agendada uma reunião do presidente com representantes da comunidade brasileira no Japão que, com 200 mil pessoas, é a terceira maior no mundo, atrás de EUA e Paraguai.

Na quinta-feira (24), a delegação brasileira segue para Pequim. Na China, Bolsonaro cumpre programa de encontro com autoridades do país asiático, em 24 e 25 de outubro, incluindo o primeiro-ministro, Li Keqiang, e o presidente chinês, Xi Jinping.

Juntos, Japão e China têm um estoque de 100 bilhões de dólares em investimentos no Brasil. A Ásia lidera as exportações e importações brasileiras. Só nos primeiros nove meses de 2019, 40% das exportações brasileiras foram destinadas à região, ao mesmo tempo em que 33% das importações brasileiras vieram da Ásia.

No próximo sábado, Bolsonaro segue para Abu Dhabi, dando início à metade árabe da viagem. Depois da visita aos Emirados Árabes Unidos, o presidente segue para Doha. Ele passa a manhã e a tarde do dia 28 na capital do Catar e, em seguida, embarca para Riad, na Arábia Saudita, onde fica até o dia 30.

Na passagem pelo mundo árabe, a pauta brasileira também tem um viés comercial, de acordo com o Itamaraty. Nesse sentido, o destaque fica para o aumento das exportações da agropecuária brasileira, a atração de investimentos para os projetos de concessão e privatização de ativos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), além do interesse árabe na indústria de defesa do Brasil.

Bolsonaro viaja acompanhado de uma comitiva de 20 pessoas, que inclui os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Tereza Cristina da Costa (Agricultura), Osmar Terra (Cidadania), Bento Albuquerque (Minas e Energia) e o general da reserva Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

Crédito: Deutsche Welle Brasil – disponível na internet 21/10/2019


No Japão, Bolsonaro terá encontro bilateral com presidente da Ucrânia

Em sua viagem ao Japão, o presidente Jair Bolsonaro terá uma reunião bilateral com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, além do encontro privado que terá com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

Bolsonaro embarcou sábado (19), às 22 horas, para o Japão, primeira parada de uma turnê de dez dias pela Ásia e pelo Oriente Médio, na qual visitará ainda China, Emirados Árabes Unidos, Catar e Arábia Saudita. A volta ao Brasil está prevista para a manhã do dia 31.

A chegada a Tóquio, onde o presidente participará da cerimônia de entronização do imperador Nahurito, está prevista para as 13h de domingo (20).

Uma nova agenda com detalhes sobre os compromissos no Japão foi divulgada neste sábado (19) pelo Palácio do Planalto. Na previsão anterior, não constavam os encontros bilaterais com Abe e Zelenski.

Comediante estreante na política, Zelenski assumiu o cargo em maio. Atualmente, o presidente ucraniano encontra-se no centro de um processo de impeachment contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que teria pedido a ele para intervir numa investigação contra Joe Biden, seu rival político. 

Notáveis

Além do encontro bilateral com Abe, Bolsonaro participará na quarta-feira (23)  de um banquete oferecido pelo primeiro-ministro japonês a todos os chefes de Estado presentes na entronização do imperador.

Também na quarta (23), está prevista uma reunião de Bolsonaro com os membros de um grupo de notáveis, formado pelos dirigentes das principais empresas do Japão (Mitsui, Toyota, Honda, Mitsubishi, dentre outras).

Integram a comitiva de Bolsonaro os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Tereza Cristina (Agricultura), Osmar Terra (Cidadania), Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

Agência Brasil de Notícias 21/10/2019

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!