Metrologia para a indústria 4.0

2
949

O Metrologia 2019 irá acontecer nos dias 24 a 27 de novembro de 2019, no CentroSul, em Florianópolis, SC.

Realizado pela Sociedade Brasileira De Metrologia (SBM), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), o congresso tem por objetivo reunir pessoas e instituições para a construção de estratégias voltadas para a disseminação da cultura da metrologia e avaliação da conformidade como fatores essenciais ao desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.

Nesta edição do METROLOGIA 2019, o evento será composto por 6 congressos simultâneos:

  • 10º Congresso Brasileiro de Metrologia (CBM);
  • XIII Congresso Internacional de Metrologia Elétrica (SEMETRO);
  • V Congresso Internacional de Metrologia Mecânica (CIMMEC);
  • VI Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes (CBMRI);
  • IV Workshop da Rede de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I);
  • III Congresso Brasileiro de Metrologia Óptica (CBMO).

O 10º Congresso Brasileiro de Metrologia (CBM) tem como objetivo geral colaborar para o desenvolvimento da metrologia  por meio da apresentação de trabalhos técnicos, apresentação de palestras de cientistas convidados com contribuições significantes e atuais na área, troca de experiências e intercâmbio técnico e científico entre profissionais e instituições, do país e do exterior.

São objetivos específicos: 

  • Aprofundar a integração entre metrologia e avaliação da conformidade;
  • Discutir os recentes avanços na metrologia em geral e na qualidade;
  • Apresentar e discutir as implicações da metrologia e da qualidade na economia, na indústria, no meio ambiente, na saúde, dentro do âmbito nacional e internacional, tendo em vista as grandes questões geradas pela globalização, especialmente as relacionadas com as barreiras comerciais;
  • Apresentar e discutir novas técnicas de medição e calibração, desenvolvidas e em desenvolvimento na indústria;
  • Discutir a infraestrutura de metrologia e qualidade para apoio ao desenvolvimento de países e regiões, e garantia de confiança nas medições e na qualidade de produtos para os cidadãos.

Sobre o 10º Congresso Brasileiro de Metrologia (CBM)

Temáticas dos trabalhos que serão  apresentados no CBM :

  • Metrologia Física (Térmica, Acústica, Magnetismo, Telecomunicações);
  • Metrologia de Materiais;
  • Metrologia Química;
  • Metrologia Biológica;
  • Metrologia nas áreas de saúde e alimentação;
  • Incerteza, Estatísticas e Matemática;
  • Metrologia Legal;
  • Sistemas de gestão;
  • Infraestrutura para laboratórios;
  • Instrumentação, Automatização e Robótica;
  • Metrologia, Normalização e Avaliação da Conformidade;
  • Educação.

Metrologia para a Indústria 4.0

Finais do século XIX. A partir da iniciativa dos setores dinâmicos da indústria e da academia alemãs, representados por Werner von Siemens e Hermann von Helmholtz, foi criado o Instituto Nacional de Metrologia da Alemanha, o PTB. Compreendia-se que era necessário, para garantir o desenvolvimento industrial do país, ter uma instituição de pesquisa capaz de unir ciência, tecnologia e os interesses industriais.

Era o nascer da segunda revolução industrial, quando novos produtos passam a exigir a definição de padrões e de procedimentos de medição, particularmente no campo da eletricidade. Essa segunda revolução ocorre nos marcos do estabelecimento de um sistema internacional de unidades em 1875 e na compreensão que os processos de comércio internacional dependeriam cada vez mais do acordo em torno das definições no campo da metrologia.

A terceira revolução representa um salto importante na integração cada vez maior entre ciência, tecnologia e inovação. A automatização de processos e a introdução da microeletrônica produz enormes saltos de produtividade. Além disso, a globalização da produção passa a exigir melhores medições e processos. Operam-se mudanças fundamentais nos modelos de negócios e nos mercados de trabalhos. Profissões extinguem-se; outras são criadas, exigindo um dinamismo muito maior dos processos de formação de pessoal.

Vivemos no umbral de nova revolução. A dinâmica de produção de dados e de comunicação máquina a máquina criam um novo cenário, onde os centros de decisão poderão estar em sistemas cyber-físicos, onde as unidades produtoras serão capazes de construir autonomamente novos processos e melhorias em produtos. O uso massivo de tecnologias de informação e comunicação é elemento chave dessa nova revolução. Qual a base metrológica necessária para monitorar fenômenos físicos remotos, desenvolver novos sensores, técnicas de aquisição, novos sistemas de aquisição de dados? Quais são as bases metrológicas para a nova revolução industrial?

Quadro geral de atividades clique aqui. 

Pogramação –clique aqui. 

FONTE: www.metrologia2019.org.br/ 13/11/2019

Nota: O ASMETRO-SN participará do 10º Congresso Brasileiro de Metrologia (CBM)

2 Comentários

  1. É bom salientar que o Metrologia 2019 é formado por vários congressos e o 10º Congresso Brasileiro de Metrologia (CBM), criado pela Sociedade Brasileira de Metologia (SBM) é somente um dos congressos do evento.

    Também é bom salientar que o XIII Congresso Internacional de Metrologia Elétrica (SEMETRO), o V Congresso Internacional de Metrologia Mecânica (CIMMEC), IV Workshop da Rede de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I) e o III Congresso Brasileiro de Metrologia Óptica (CBMO) são eventos do Inmetro, criados pelas respectivas divisões, mas por conta das dificuldades econômicas e dos cortes no orçamento praticamente não terão a participação dos servidores da casa, embora muitos pesquisadores e técnicos da DIMCI tenham submetidos artigos técnicos a estes congressos.

    • Correto Gelson
      Conforme está na matéria :
      O Metrologia 2019 irá acontecer nos dias 24 a 27 de novembro de 2019, no CentroSul, em Florianópolis, SC. é uma realização da Sociedade Brasileira De Metrologia (SBM), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), o congresso tem por objetivo reunir pessoas e instituições para a construção de estratégias voltadas para a disseminação da cultura da metrologia e avaliação da conformidade como fatores essenciais ao desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.

      Nesta edição do METROLOGIA 2019, o evento será composto por 6 congressos simultâneos:

      10º Congresso Brasileiro de Metrologia (CBM);
      XIII Congresso Internacional de Metrologia Elétrica (SEMETRO);
      V Congresso Internacional de Metrologia Mecânica (CIMMEC);
      VI Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes (CBMRI);
      IV Workshop da Rede de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I);
      III Congresso Brasileiro de Metrologia Óptica (CBMO).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!