Home Destaques MP 907 transforma EMBRATUR em Agência. Governo estuda retirar o INMETRO e...

MP 907 transforma EMBRATUR em Agência. Governo estuda retirar o INMETRO e o INPI do orçamento da União

5
991

Bolsonaro transforma Embratur em agência com recursos do Sistema S

O presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória nesta quarta-feira (27) que transformou a empresa pública Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) em uma agência federal e aumentou a sua capacidade orçamentária.

Pela nova regra, publicada no “Diário Oficial da União”, o órgão federal continuará subordinado ao Ministério do Turismo, mas passará a ter orçamento próprio, formado por uma parcela dos recursos destinados hoje ao Sistema S, formado por organizações como Sesi (Serviço Social da Indústria) e Sesc (Serviço Social do Comércio).

A medida provisória também reduz a alíquota do imposto de renda retido na fonte sobre remessas para o exterior. Em 2020, ela passaria de 25% para 7,9% e aumentaria, ano a ano, até chegar ao patamar atual no final de 2024. O texto ainda prorroga benefício fiscal na alíquota do imposto de renda que incide sobre o leasing de aeronaves.

Além da mudança na Embratur, a equipe econômica estuda a remoção de órgãos públicos do Orçamento da União. A ideia é que essas unidades tenham uma execução financeira independente, liberando espaço na conta do teto de gastos.

Em estudo, estão, por exemplo, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e o Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

As entidades reclamam que recolhem muitos recursos aos cofres públicos em taxas cobradas de pessoas e empresas, mas recebem da União uma verba pequena para o próprio funcionamento. 

As medidas fazem parte da intenção do governo de retirar despesas do orçamento da União. O crescimento delas (compostas principalmente por aposentadorias e salários de servidores) tem deixado pouco espaço para as despesas do governo devido à existência do teto de gastos. 

Um dos itens mais prejudicados com o aumento das obrigatórias são os investimentos. Em 2020, a rubrica está prevista em R$ 19 bilhões -o menor patamar da história (em 2014, antes da criação do teto, eram R$ 102 bilhões). 

Crédito: Gustavo Uribe/Folha Press  no GaughaZH – disponível na internet 28/11/2019

íntegra da MP 907 >>> MP907-26nov2019-embratur

5 Comentários

  1. também gostaria de saber se isso é bom ou ruim para o Inmetro e para nós servidores da ativa e aposentados, Seria uma forma de transformar o Inmetro em Agência?

  2. Está saída do Inpi/Inmetro do orçamento pode ser uma boa medida? Sendo que teríamos uma parte da nossa arrecadação para investir diretamente no órgão?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!