Hoje (11/12/2019) com certeza é um dos dias mais importantes da história de nossa instituição: a comemoração dos 46 anos desde a criação do Inmetro.
Aproveitamos esta ocasião para enaltecer nosso maior patrimônio: os servidores. Ao longo de toda história desta instituição, passaram, estão e passarão por aqui abnegados, gênios, um tanto loucos – pois só loucos por esta instituição executariam suas atividades com tanto afinco e desprendimento – que foram, são e serão responsáveis por tornarem e manter esta instituição um centro de excelência no mundo.
Esta instituição sempre esteve calcada em valores que para nós, servidores, são pétreos: amor, profissionalismo, lealdade à coisa pública, competência, participação, constante inovação. Como sempre dissemos: não somos perfeitos. A perfeição não evolui, não se reinventa, não cresce.
Nossa vida profissional certamente não seria tão rica e gratificante se não existissem obstáculos a superar, tão certo quanto o cume ensolarado de uma montanha, não seria tão maravilhoso se não existissem vales sombrios a atravessar.
Temos plena consciência de sermos um órgão único na administração pública, exercendo não só as atividades de Estado a nós delegadas, como também sempre na vanguarda da tecnologia, no que tange à metrologia e qualidade.
Os desafios a nós impostos, e são muitos, sempre foram e continuam sendo superados, porque nossa instituição sempre contou com um diferencial estratégico: os servidores. O fator humano sempre foi fundamental para a excelência dos serviços prestados por esta casa e continua sendo nossa “cereja no bolo”. A renovação do quadro funcional propiciou a oxigenação necessária para mantermos o fôlego e, mesclada com a experiência e o know-how das gerações mais antigas, forma a liga que sedimentará ainda mais nossa estrutura, pavimentando os caminhos que teremos de desbravar nos próximos anos.
Desafios? Vários. Trabalho? Muito. Medo? Pelo contrário: ansiedade, competência e paixão. Nossa instituição sempre procurou ocupar posições de destaque tanto no cenário nacional quanto internacional, buscando transmitir dois conceitos que, para nós, são a base de nossa existência: confiança e qualidade. Lembramo-nos do passado com gratidão, alegramo-nos com o presente e encaramos o futuro sem medo.
ASMETRO-SN 11/12/2019
Caros colegas da imensa e trabalhosa jornada que enfrentamos para consolidar nossa querida Instituiçâo no Brasil e no mundo; também tenho muito orgulho da difícil caminhada, mas, afinal, conseguimos.Todavia, confesso minha decepção com a nova geração.
Havia em nossos quadros, como em qualquer ambiente humano, aproveitadores, traíras corruptos, porém, sempre em enorme desvantagem frente aos que queriam mostrar à sociedade brasileira a imensa importância do INMETRO para melhorar muito a vida de todos nós.
Atualmente, constato que aquela tendência minoritária que só pensava em grana, muita grana, assumiu o controle, e, hoje, é amplamente majoritária. Deploro seus protagonistas e torço para que percam sua hegemonia.
Depois, detalharei mais.
Uma instituição que era séria e competente, hoje entregue a pessoas sem nenhum compromisso com o público fim. Pena chegar nessa situação.
Tive eu o prazer de durante 10 anos da minha vida trabalhar nesta Instituição e aí me aposentei, onde pude ver o quanto da importância para sociedade do Inmetro e o compromisso do seu quadro funcional sempre com dedicação e profissionalismo. Parabéns, e que os novos servidores possam dar continuidade na sua missão de defesa da sociedade.
Parabéns Inmetro, para todos que participaram, e os que estao no presente! Orgulho por ter participado desse Sucesso!
Ótimo texto, parabéns ao Inmetro e aos servidores e colaboradores. Sinto saudade dos tempos em que era recebido como ente da família. Um forte abraço amigos.