DAVOS-Pior inimigo do meio ambiente é a pobreza. “As pessoas destroem o meio ambiente porque precisam comer”, diz Guedes

1
189

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira em Davos que a pobreza é o pior inimigo do meio ambiente, no mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro anunciou a criação do Conselho da Amazônia e de uma Força Nacional Ambiental voltada à proteção ambiental e da floresta.

A declaração foi dada pela manhã, durante participação em painel no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que discutiu as transformações e o futuro da indústria manufatureira.

“O pior inimigo do meio ambiente é a pobreza”, afirmou Guedes. “As pessoas destroem o meio ambiente porque elas precisam comer, elas têm outras preocupações que não são as preocupações das pessoas que já destruíram suas florestas e já combateram suas minorias étnicas e todas essas coisas.”

 
O tema principal da reunião de Davos deste ano são questões ligadas ao meio ambiente. Nesta terça-feira, primeiro dia do fórum, a ativista sueca Greta Thunber foi uma das principais palestrantes e pediu que os líderes mundiais ouçam a juventude.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também ocupou o centro do palco no fórum nesta terça, quando evitou quase totalmente o assunto climático.

Guedes falou sobre o meio ambiente ao tratar do tema dos principais riscos e oportunidades para os negócios. Os demais participantes do painel —dois executivos e a presidente da Imperial College London— haviam levantado questões climáticas.

“Em um país como o Brasil estamos um pouco atrás, para não dizer muito atrás, então temos um primeiro nível de preocupações, que é eliminar um ambiente hostil para os negócios em geral, para receber, realocar todo esse conhecimento que já está disponível em todo o mundo”, afirmou Guedes, acrescentando que o governo está atuando para superar esses obstáculos.

Na quarta-feira, haverá um painel em Davos sobre como assegurar um futuro sustentável para a Amazônia, sem participação de representante do governo brasileiro.

Crédito: Isabel Versiani/Reuters Brasil – disponível na internet 22/01/2020


“As pessoas destroem o meio ambiente porque precisam comer”, diz Guedes

No Fórum Econômico Mundial de Davos, ministro da Economia afirma que “pior inimiga do meio ambiente é a pobreza” e destaca importância da reforma da Previdência e do ajuste fiscal. Desta vez, Bolsonaro não foi ao evento.

Paulo Guedes
O Brasil gasta “um Plano Marshall por ano” só com os juros da dívida, disse Paulo Guedes em Davos

Em um painel do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira (21/01), que “a pior inimiga do meio ambiente é a pobreza”.

Sem meios de gerar renda, “as pessoas destroem o meio ambiente porque precisam comer e têm outras preocupações, que não são as de pessoas que já destruíram suas florestas”, disse o ministro. “É um problema muito complexo. Não há uma solução simples.”

No painel, cujo tema eram os avanços tecnológicos e o futuro da indústria, o ministro disse que o Brasil “está um pouco atrás, para não dizer muito atrás, nessa discussão”, mas que o tempo pode ser recuperado “se houver avanços em educação e tecnologia”. Ele defendeu a união entre pesquisa acadêmica e investimento privado na busca por inovações.

Mais tarde, em um debate sobre as perspectivas para a América Latina, Guedes declarou que o Brasil gasta “um Plano Marshall por ano” só com os juros da dívida, que, segundo ele, consomem R$ 400 bilhões anualmente. O Plano Marshall foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução de países aliados após a Segunda Guerra Mundial.  

No contexto dos juros da dívida, Guedes destacou o ajuste fiscal promovido na atual gestão, a queda na taxa básica de juros e as reformas, pontuando que, diferentemente do que acontece na França, no Brasil a reforma da Previdência contou com o apoio popular.

Ao ser questionado pela plateia sobre as políticas para a juventude e para a desigualdade, Guedes falou que “a reforma da Previdência é para a juventude” e defendeu investimento “massivo” em educação básica. 

Ao jornal Valor Econômico, Guedes confirmou que o Brasil permitirá que empresas estrangeiras participem de licitações públicas, e vai tentar aderir ao Acordo de Compras Governamentais (GPA, na sigla em inglês), que trata de forma isonômica companhias domésticas e de fora em aquisições do setor público. O GPA existe desde 1982, e conta com países como Estados Unidos e China entre seus signatários.

Durante o dia, o ministro tinha reuniões bilaterais agendadas com executivos dos bancos UBS e Itaú-Unibanco, além de encontros com representantes de companhias como Chevron, Microsoft, Visa e Arcelor Mittal.

O porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, informou no último dia 8 de janeiro que o presidente Jair Bolsonaro cancelou a ida ao evento em Davos, sem dar detalhes. O Fórum do ano passado marcou a estreia internacional de Bolsonaro, e sua participação acabou sendo encarada por analistas e observadores internacionais como uma oportunidade desperdiçada.

O Fórum Econômico Mundial, que anualmente reúne não apenas líderes mundiais, mas alguns dos principais nomes da indústria e das finanças do planeta, vai até sexta-feira.

Crédito: Deutsche Welle Brasil – disponível na internet 22/01/2020

1 Comentário

  1. O meio ambiente e os pobres – Leonardo Sakamoto
    https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative – Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de “Pequenos Contos Para Começar o Dia” (2012), “O que Aprendi Sendo Xingado na Internet” (2016), entre outros.
    VAMOS AO TEXTO:
    Diante do frio em Davos, na Suíça, o ministro da Economia, Paulo Guedes, agasalhou-se em uma quentinha hipocrisia ao dizer que o grande inimigo do meio ambiente é a pobreza e que pessoas o destroem porque estão com fome. A declaração foi dada à nata global reunida no Fórum Econômico Mundial, na manhã desta terça (21) jan. 2020.
    Faltou Guedes dizer quem alimenta a fome. Pois se a pobreza é causa, também é consequência. Não nasce de geração espontânea.
    Dos indígenas que são expulsos de suas terras em nome da expansão agropecuária e incham favelas, como as de Dourados, no Mato Grosso do Sul, aos miseráveis que ocupam e poluem áreas de mananciais nas metrópoles, como São Paulo, por falta de alternativa de moradia, há sim uma relação entre pobreza e danos ao meio ambiente. Mas em praticamente todos os casos isso é explicado pela ausência do Estado em garantir qualidade de vida através de políticas públicas. Ausência, não, presença seletiva. Pois os mais ricos sempre contaram com a proteção e o apoio do Estado brasileiro.
    Inclusive para desmatar, poluir o ar e a água e roubar e especular a terra em nome do lucro. A devastação ambiental no Brasil é fruto de um consórcio entre parte da elite econômica e o Estado brasileiro.
    Enquanto ricos passaram relativamente incólumes à crise econômica, protegidos de taxas e impostos, a extrema pobreza atingiu 13,5 milhões de brasileiros em, 2018 – ou 6,5% da população, de acordo com a Síntese de Indicadores Sociais do IBGE. O número subiu desde 2012, quando eram 5,8%. O instituto afirma que para reverter isso são necessárias políticas a fim de reduzir a vulnerabilidade social e criar empregos de qualidade. O ministro Guedes, contudo, acredita que a saída virá com o ajuste fiscal duro, o que reduz investimentos públicos. Isso é música para os ouvidos de Davos, mas ruído estridente para quem tem um prato vazio à sua frente.
    Vale lembrar que Paulo Guedes foi defensor da proposta de aumentar a quantidade de anos que um trabalhador rural precisaria contribuir para se aposentar e a idade mínima que um idoso em situação de miséria deveria esperar a fim de receber um salário mínimo através do Benefício de Prestação Continuada – propostas que gerariam mais pobreza e só não passaram por conta de pressão da sociedade.Essa pobreza está diretamente relacionada ao modelo de desenvolvimento predatório que adotamos também. Modelo que não conseguimos mudar desde a ditadura militar e para o qual o ministro bate palmas. Crescer é sua meta, não importando quantos fiquem pelo caminho.
    É impossível não se politizar a questão da fome por uma simples razão: ela, ao menos no Brasil, é fruto de decisões políticas e econômicas. Decisões que mantém a concentração de riqueza, de terra para plantar e de acesso aos alimentos nas mãos dos mais ricos. Enquanto que para a grande massa de esfarrapados, só resta rezar – o que, inclusive, é um excelente negócio para parte da bancada do fundamentalismo religioso, aliada de Bolsonaro… Uma pequena parte da população acaba sendo obrigada a poluir ou desmatar para sobreviver. Mas se tivesse estrutura e apoio financeiro, produziriam e preservariam o meio ambiente. As maiores taxas de preservação estão exatamente em territórios indígenas e em reservas extrativistas, com as populações tradicionais e os trabalhadores rurais cuidando dos recursos naturais. E não em latifúndios. Mas o Brasil expulsa quem preserva a terra para dar lugar a quem a desmata.Bolsonaro está rifando a qualidade de vida desta e das futuras gerações com o seu comportamento com relação ao meio ambiente. Para tanto, menospreza a ciência, enfraquece a fiscalização, difama populações tradicionais, abraça o naco anacrônico do agronegócio e deixa claro que o combate a crimes ambientais deixou de ser prioridade, enquanto apoia mudanças na legislação que fariam inveja à ditadura. Tudo isso aumenta a vulnerabilidade que, por sua vez, retroalimenta danos ao meio ambiente.
    Precisamos construir uma opção de desenvolvimento que inclua o respeito às leis ambientais sem chance para anistias que criem a sensação de impunidade do “desmata aí, depois a gente perdoa”. Que passe pela regularização fundiária geral, confiscando as terras griladas e não premiando grileiros, e a realização de uma reforma agrária, com a garantia de que os recursos emprestados pelos governos às pequenas propriedades – as verdadeiras responsáveis por garantir o alimento na mesa dos brasileiros – sejam suficientes. Por reconhecer que as mudanças climáticas são uma realidade que vai expulsar milhões de suas terras e gerar fome. Por preservar os direitos das populações tradicionais, osassentados e de projetos extrativistas. Por manter o combate ao trabalho escravo e evitar o desmonte da proteção trabalhista no país.Isso faz lembrar uma citação atribuída ao já falecido Hélder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife, que lutou contra a ditadura e esteve sempre ao lado dos mais pobres: “Se falo dos famintos, todos me chamam de cristão, mas se falo das causas da fome, me chamam de comunista.”

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!