Servidores de todo o país podem ter cobrança de consignados suspensa durante pandemia

0
926
Em tempos de crise financeira que se desenha com a pandemia do novo coronavírus, servidores de todo o país se preocupam com suas contas e o endividamento. Para tentar amenizar esse cenário, dois projetos que tramitam na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) e no Congresso Nacional garantem a suspensão temporária do desconto das parcelas dos empréstimos consignados de funcionários públicos.
Na Alerj, como a coluna informou no último dia 4, a proposta suspende por 120 dias a cobrança da mensalidade de consignados. De autoria do deputado Jair Bittencourt (PP), o projeto de lei alcança os servidores estaduais ativos, aposentados e pensionistas.
Ainda não há previsão de votação pelo plenário, mas as categorias estão acompanhando o andamento do projeto na e reivindicam sua aprovação o quanto antes.
Bittencourt justifica a proposta afirmando que, nesse período, as despesas com medicamentos e até alimentação das famílias aumentaram, já que passam mais tempo em casa devido à quarentena.
O parlamentar argumentou que é papel do Poder Executivo permitir um poder de compra maior ao funcionalismo. “Com isso, ajuda não só a saúde, mas também a reerguer os setores de comércio e serviços de todo o estado”, declarou.
 
De todo o país
Já na Câmara dos Deputados, projeto de Wladimir Garotinho (PSD-RJ) garante a medida também por 120 dias (quatro meses). A proposta abrange ainda funcionários públicos não só do Executivo, mas dos demais Poderes (Legislativo e Judiciário). E alcança servidores federais, estaduais e municipais.
Além disso, prevê a renegociação dos valores pelos bancos para o pagamento em até 12 parcelas. Até o fechamento desta edição, ainda não havia data para o texto ser votado no plenário da Câmara.
 
Crédito: Paloma Savedra/ O Dia – disponível na internet 21/04/2020

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!