Demandas da Metrologia são debatidas em “LIVE” dos 25 anos da SBM

0
355

O grande contingente de profissionais altamente qualificados aposentados nos últimos anos, o tempo que se leva para a formação de um especialista, a modernização de equipamentos, os orçamentos cada vez mais reduzidos, os desafios das novas tecnologias e os problemas gerados pela pandemia do coronavirus (COVID-19).

Essas foram algumas das questões apresentadas nas quatro “lives” em comemoração aos 25 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), nesta terça-feira (18/8), que reuniu especialistas de diversas áreas.

O Diretor do Dimel, Péricles José Vieira Vianna, falou sobre a importância da Metrologia Legal do Inmetro, ressaltando as necessidades que serão impostas pela pandemia do coronavirus (COVID-19). “Esse cenário demanda criatividade no sentido de união”, observou Vianna. Em sua opinião deverão ser fortalecidas as relações do Inmetro com o Ipem, como braços operacionais em rede”. Para isso, a restrição financeira terá que ser mitigada, visando uma conexão cada vez mais próxima. “Temos que fazer a modernização de forma aberta. Esse é o caminho que já vem sendo feito de forma exemplar”, destacou Vianna.

O diretor do Ipem, do Amazonas, Marcio Andrade Brito chamou a atenção para as diferenças e necessidades das instalações a região. Até 2014, o Ipem não contava com uma sede própria, mas agora a sede é uma unidade fluvial, “um sonho realizado”. Mas 80% das cidades continuam descobertas. “É preciso fortalecer os Ipems. Não se pode comparar as necessidades de um Ipem no Amazonas, com um Ipem na Avenida Paulista”, comentou.

A capacitação de servidores foi uma questão mencionada por todos. Com a expansão da tecnologia, a velocidade das demandas e de suas respostas, tornam-se cada vez mais necessárias.

Os participantes também mencionaram a necessidade de parcerias para cursos de pós graduação para o desenvolvimento da metrologia, a criação de uma futura linha de pesquisa e a modernização dos laboratórios.

Participaram das “lives”: o presidente da SBM, Américo Tristão Bernardes; presidente em exercício do Inmetro e diretor do Dplan,  Paulo Henrique Lima Brito; vice-presidente da SBM,  Rodrigo Félix,  diretor do Observatório Nacional (ON), João Carlos Costa dos Anjos; diretor da Dimc/Inmetro, Benjamim Achilles; vice-presidente da SBM, Omer Pohlmann Filho (mediador); diretor -presidente do Ipem – AM, Marcio Andrade Brito; coordenador geral da RBMLQ-1 – Cored, Marcio Ribeiro de Paiva; diretor da Dimel do Inmetro, Péricles Jose Vieira Vianna; e o presidente do ASMETRO-SN, Sérgio Ballerini.

Crédito: Jornalista Tânia Mlheiros – 19/08/2020

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!