A Modernização do Modelo Regulatório do Inmetro e a manifestação da representação dos servidores (ASMETRO-SN)

1
689

A apresentação do ASMETRO-SN para o GTMRI – Grupo de Trabalho Modernização do Modelo Regulatório do Inmetro, iniciou-se às 14h do dia 10/09, após abertura da reunião pelo coordenador do grupo de trabalho instituído ela portaria 212, Marcos Aurélio Lima de Oliveira, agradecendo pela apresentação da Diretoria Executiva Nacional do Sindicato. 

O Presidente do ASMETRO-SN agradeceu ao Marcos Aurélio e ao Presidente do Inmetro Marcos Heleno Guerson de Oliveira pela oportunidade de manifestar o posicionamento da Representação Nacional dos Servidores do Inmetro, passando para a apresentação, na qual ressaltou a importância de pensar o futuro valorizando o aprendizado que o passado proporciona. Nesse sentido, foi trazida uma linha do tempo demonstrando a evolução industrial, cenário no qual foi destacada a atuação do Inmetro na Indústria 4.0, além de ressaltar a necessidade de se preparar para a realidade atual da 5ª Revolução Industrial. 

Da mesma forma, foi demostrada a evolução do ASMETRO-SN, que hoje se configura como Sindicato Nacional, tendo sido mencionados os membros da Diretoria Executiva Nacional, do CONFIA e das Representações Regionais. Ballerini ressaltou que esse processo evolutivo, conta com parcerias importantes, sendo destacada a que mantém com o Inmetro. Por meio dessa relação, o ASMETRO-SN vem apresentando iniciativas que apoiam o Órgão a manter seu status de paradigma no Serviço Público Federal. 

Foi mencionado o modelo de modernização proposto pela ex-Presidente, em 2019, apresentando os seus méritos e as suas fragilidades. Em contrapartida, foi valorizado o atual trabalho realizado pelo GTMRI – Grupo de Trabalho Modernização do Modelo Regulatório do Inmetro, ressaltando que o trabalho acompanha o histórico de inovação inerente ao Instituto.

Por essa via, foram lembradas as iniciativas do ASMETRO-SN no sentido de contribuir com a Modernização do Modelo Regulatório, por meio da discussão do assunto nas Assembleias, nos Fóruns, no Seminário Internacional de Metrologia Legal; dos estudos Lucro Social do Inmetro e a Reforma Administrativa; e da atuação da Diretoria Executiva nas tratativas para a consecução da Agência Inmetro e a Reforma Administrativa x Modernização da Regulamentação do Inmetro. 

Foi ressaltada a agregação de valor à imagem institucional do Inmetro com a atuação do ASMETRO-SN na divulgação da metodologia e resultados de mensuração do Lucro Social do Inmetro, que considera toda a cadeia produtiva e a importante atuação da RBMLQ-I, e resultados de mensuração do Lucro Social do Inmetro.

Mencionou-se que o caminho evolutivo natural do processo de Modernização do Inmetro é o reconhecimento formal da Agência Inmetro, uma vez que já estão contempladas, em suas atribuições e responsabilidades, aquelas de Agência Reguladora, restando apenas a materialização deste fato com a publicação dos instrumentos legais cabíveis. Tal modernização institucional contribuirá para que o Inmetro continue em seu papel de defesa da sociedade, atuando com fiscalização mais eficiente, permitindo maior competitividade da indústria nacional e garantindo relações comerciais justas e aderentes às prática de mercado nacional e internacional.

Ao terminar a apresentação, o Presidente do Sindicato Nacional lembrou que essa trajetória vem sendo construída com a colaboração de muitos servidores, destacando a atuação incansável dos membros da Diretoria Executiva. 

Marcos Aurélio agradeceu a apresentação, parabenizando pelos esforços incansáveis do ASMETRO-SN pela Modernização do Inmetro.

Acesse a íntegra da apresentação do ASMETRO-SN >>>  apresentação asmetro 10_09 GTMRI

ASMETRO-SN 11/09/2020

1 Comentário

  1. Mais uma vez gostaria de agradecer nossa Asmetro pela brilhante apresentação. Importante destacar a participação da Asmetro nos debates no âmbito do GTMRI. Estamos construindo uma proposta de modernização do modelo regulatório ouvindo todas as partes interessadas e a representação dos servidores do Inmetro é fundamental.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!