Sua carreira de A a Z

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GLOSSÁRIO: SUA CARREIRA DE A a Z

O mercado de trabalho está em constante mudança, com conceitos diferentes surgindo a cada instante. 

Adhocracia

Na Teoria das Organizações, se caracteriza pela formação de grupos temporários e multidisciplinares para ajudar a resolver determinado problema ou atingir um objetivo específico. Uma cultura adhocrática tende a gerar resultados mais ágeis e a incentivar a criatividade e a inovação. Várias startups funcionam seguindo esse modelo.

Ambiente tóxico

Fica caracterizado quando há um desequilíbrio do clima organizacional de uma empresa ou de uma determinada área da companhia, causando estresse excessivo (ou distresse), desentendimentos e reclamações. Um ambiente tóxico pode afetar a saúde física e mental dos colaboradores, aumentando os riscos de burnout, por exemplo. Geralmente, nesses ambientes é possível verificar uma mescla de metas inatingíveis, trabalho sob pressão, falta de comunicação e gestão equivocada.

Avaliação 90 graus

É aquela avaliação direta, que o próprio chefe faz com os seus colaboradores, em conjunto ou não com a área de Recursos Humanos da empresa. Como nos demais tipos de avaliação, é preciso observar alguns pontos para que o processo seja bem-sucedido. Entre eles estão a necessidade de ter métricas objetivas e também de comunicar de forma adequada para os funcionários os benefícios da avaliação e seu caráter não-punitivo. Em conjunto, o gestor e seu colaborador ainda podem traçar metas de evolução para acompanhar com periodicidade definida. O feedback (positivo ou negativo) faz parte do processo.

Avaliação 180 graus

O interessante desse tipo de avaliação é que tanto o líder analisa o desempenho do funcionário quanto o próprio colaborador tem a oportunidade de fazer o mesmo com o chefe. Por ter esse caminho duplo, pode ajudar a aprimorar o clima da empresa, se conduzida corretamente, uma vez que valoriza as observações dos funcionários e demonstra abertura e comprometimento por parte da chefia com as mudanças que se façam necessárias. 

Avaliação 360 graus

É o modelo mais completo e mais denso de avaliação. E, por isso, menos frequente no dia a dia das empresas. Aqui, cada pessoa não será avaliada apenas pelo chefe imediato, mas por todos que fazem parte de sua rotina. Isso inclui subordinados, pares e mesmo clientes ou fornecedores. A avaliação 360 graus acaba levando mais tempo, até para garantir um processo com resultados mais precisos, evitando respostas pouco fundamentadas. A escolha do modelo de avaliação depende muito da estratégia da empresa. Se não faz parte da cultura da companhia ter avaliações ou, no mínimo, pedir dos funcionários uma autoavaliação, adotar de uma hora para outra um modelo 360 graus para todos os colaboradores pode não ser uma boa ideia.

Benchmarking

Trata-se de uma forma de análise estratégica que tem como base observar e entender as boas práticas que  vêm sendo adotadas por outras empresas, negócios ou marcas. A ideia é buscar referências que podem ser interessantes para ajudar a melhorar o negócio da empresa que está fazendo o benchmarking.  Normalmente, essa comparação é feita com companhias do mesmo setor. Mas, em vários casos, é realizada também com empresas de outras áreas que estejam adotando estratégias interessantes para estimular a inovação ou a diversidade, por exemplo.

Brainstorming

É uma dinâmica em grupo em que um mediador propõe um debate em torno de um desafio ou de uma nova oportunidade de negócio e pede aos participantes que compartilhem as ideias inovadoras que tiverem a respeito do tema. Num primeiro momento, não podem haver filtros ou julgamentos do tipo: certo ou errado. Depois que todas as ideias estiverem agrupadas, começa um processo de refinamento, até que, ao final, seja possível chegar a uma solução ideal, capaz de nortear o desenvolvimento do projeto. 

Brand persona

É a personificação da marca, um personagem fictício ou real que tem características (físicas e emocionais) que refletem e reforçam o posicionamento e a identidade da marca.

Branding

É a disciplina do Marketing responsável pela construção estratégica da marca de uma empresa, um produto ou até de uma pessoa. Diversos pontos de contato – como nome, logotipo, identidade e comunicação visual, valores e posicionamento – são considerados para a construção e o desenvolvimento de percepção da marca por seus consumidores e concorrentes. 

Briefing

É um documento – que pode ser uma apresentação ou um arquivo por escrito – contendo todas as informações necessárias para executar um projeto ou uma demanda. O documento precisa reunir algumas informações básicas: histórico da empresa/marca/negócio e seu momento atual, mercado e concorrência, público-alvo, objetivo do projeto, métricas, período da ação, prazo para execução e disponibilidade financeira. Quanto mais detalhada for essa apresentação, melhor. Assim, a equipe que recebeu o briefing terá maior chance de atender (e até superar) as expectativas do solicitante.

Budget

É o famoso orçamento, ou seja, quanto você ou a sua empresa podem gastar em um determinado período de tempo. No mundo corporativo, é mais comum definir o budget por semestre ou por ano. Independentemente do período determinado para fazer essa gestão de orçamento, é importante entender a disponibilidade de recursos financeiros e controlar regularmente os gastos, ou seja, entender o uso da verba, os valores a pagar e os que podem ser usados para investir.

Burnout

A chamada Síndrome do Burnout vem se tornando mais frequente no mundo, a ponto de a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter anunciado sua inclusão na Classificação Internacional de Doenças, que vale a partir de 2022. O burnout está associado ao ambiente profissional, como consequência de um estresse excessivo por um período muito longo, e também pode levar a quadros depressivos. Tem três dimensões: a exaustão (é mais que cansaço, em que a pessoa não consegue relaxar mesmo quando está de folga), o ceticismo (reação negativa ao trabalho) e a ineficácia (avaliação negativa de si mesma; pessoa sabe que não está conseguindo dar o seu melhor, mas não tem forças para mudar). 

 

Carreira em W

Adotada por várias empresas, a Carreira em W surgiu pela própria evolução do mercado de trabalho e das estruturas corporativas. Ela é como uma atualização do modelo em Y, incluindo uma terceira perna. Além do líder e do perfil técnico, pressupõe a existência de profissionais que mesclam habilidades administrativas e sólidos conhecimentos técnicos. É o caso de um gerente ou um líder de projetos, por exemplo. Para alguns especialistas, o modelo tende a ficar ultrapassado, conforme surgem trilhas diferentes para os profissionais nas empresas.

Carreira em Y

A letra Y representa dois dos caminhos que o profissional pode seguir em sua carreira, optando por seguir na direção de uma função de liderança/chefia ou investindo em se tornar um especialista em sua área, por meio de desenvolvimento pessoal e do acúmulo de experiência. Esse modelo surgiu para permitir que um profissional seja valorizado, inclusive financeiramente, sem ter de, para isso, assumir funções de liderança.

Carreira proteana

Batizada em referência ao deus Proteus, capaz de mudar de forma sempre que precisava, esse tipo de carreira é moldada pelas necessidades, pelos objetivos e pelos valores de cada indivíduo. E não por estruturas organizacionais ou ideias preconcebidas de desenvolvimento profissional. Assim, o sucesso em uma carreira proteana está ligado à adaptabilidade do profissional, assim como à sua motivação própria e à sua vontade de aprender novas habilidades.

C-level ou C-suite

É usado para identificar os executivos de nível hierárquico mais alto numa companhia e, consequentemente, os responsáveis por garantir os resultados em uma empresa. O principal deles é o Chief Executive Officer (CEO), cargo que em português é traduzido como presidente ou diretor-geral. O braço-direito do presidente é Chief Operating Officer (COO), o diretor de Operações. Atualmente, a quantidade de siglas se multiplicou e pode deixar confuso quem não está acostumado com os termos corporativos. A seguir, alguns deles: Chief Financial Officer (CFO) ou diretor de Finanças, Chief Human Resources Officer (CHRO) ou diretor de Recursos Humanos, Chief Information Officer (CIO) ou diretor de Tecnologia da Informação, Chief Marketing Officer (CMO) ou diretor de Marketing, Chief Legal Officer (CLO) ou diretor do Jurídico.

Coach

Profissional com formação específica, que realiza processos de desenvolvimento pessoal por meio de  metas. Ele orienta e treina pessoas para que alcancem seus objetivos profissionais e pessoais. Quem recebe esse treinamento é chamado de coachee.

Coaching

É o processo por meio do qual, usando ferramentas específicas, você consegue conhecer melhor as suas competências e o seu potencial, aumentando as chances de atingir seus objetivos pessoais e profissionais. Um coaching de carreira também ajuda a mapear as necessidades de desenvolvimento e montar um plano para a gestão da carreira.

CTA – Call To Action

Bastante explorada em campanhas publicadas em sites, aplicativos e redes sociais, é literalmente uma chamada para a ação. Por meio de uma CTA, o usuário é convidado a clicar em um link ou um botão para  baixar um aplicativo, comprar um produto ou serviço ou saber mais sobre algum conteúdo específico.

Cultura do elogio

Também chamada de cultura do reconhecimento, a cultura do elogio vem ganhando destaque nas organizações. Ao reconhecer aquilo que está sendo bem-feito, a empresa, o gestor e mesmo um colega de trabalho reforçam o comportamento positivo da pessoa que está sendo elogiada, aumentando sua motivação e melhorando o clima organizacional. Não se trata do elogio pelo elogio. E sim de criar um ambiente meritocrático, onde as pessoas são valorizadas por seu desempenho e não apenas criticadas quando algo sai errado.

Cultura Organizacional

É um conjunto de valores, práticas e comportamentos adotados em uma empresa, que acabam definindo também como ela se posiciona interna e externamente. Para que essa cultura seja bem-sucedida, é necessário que todos os funcionários compreendam a visão, a missão e os valores da empresa. A visão é onde a companhia quer chegar em determinado período, a missão é o propósito da empresa e os valores englobam ética, respeito, confiança e forma de gerir pessoas e lidar com fornecedores, por exemplo. Cada empresa tem a sua cultura.

Design Thinking

Surgida na década de 1970, nos Estados Unidos, essa abordagem é muito utilizada em startups e em áreas de inovação dentro de empresas. Em um processo colaborativo e muitas vezes multidisciplinar, o design thinking busca a solução de problemas tendo no centro as pessoas, os usuários da solução ou do produto. Entre suas fases estão a imersão, de onde surgem os insights, a ideação, a prototipação e a realização. Trata-se de um processo não-linear, que inclui testes e iterações. 

DISC

Metodologia de avaliação comportamental, muito utilizada para identificar características marcantes, potenciais e pontos de desenvolvimento em uma pessoa. O nome, na realidade, é a sigla formada pelas  iniciais dos quatro grupos comportamentais, em inglês: dominância (D), influência (I), estabilidade (S), e conformidade (C). No ambiente corporativo, a aplicação da metodologia nos funcionários pode ser útil para formar grupos de trabalho ou mesmo para identificar setores onde o profissional pode se destacar melhor dentro da empresa.

D&I (diversidade & inclusão)

Programas de Diversidade e Inclusão têm cada vez mais espaço nas empresas. A ponto de as mais modernas já terem criado diretorias específicas para cuidar do tema. As primeiras políticas nessa área surgiram para incluir no mercado de trabalho pessoas com deficiência (PCDs). Mas elas foram se expandindo para garantir espaço a pessoas de diferentes gêneros, raças e religiões, assim como zelar pela diversidade etária nas companhias.

Empreendedorismo

Empreendedorismo é a habilidade de reconhecer desafios como oportunidades e desenvolver soluções capazes de gerar resultados positivos para a economia e sociedade. O resultado pode ser tanto um produto ou serviço inovador quanto um projeto de impacto social. Em resumo, significa pensar “fora da caixa”, analisar o mercado e criar algo diferente, capaz de se destacar no mercado. 

Engajamento

É a forma como entendemos e medimos a reação e o sentimento (positivo, negativo ou neutro) a partir de interações entre as marcas e as pessoas em redes sociais.

Escuta ativa

Trata-se de uma escuta presente, em que você de fato está ouvindo seu interlocutor, dando atenção necessária, sem interferências, sem julgamento e sem diálogo interno. Está entre as chamadas soft skills, competências comportamentais, e é uma habilidade que nem todos possuem. A escuta ativa ajuda na atividade profissional, mas também nos relacionamentos pessoais.

Estratégia

Criado pelos gregos, o conceito de estratégia nasceu com uma conotação militar. No fim da Segunda Guerra Mundial, esse conceito passou a fazer parte do cotidiano das empresas. Hoje, ele diz respeito à melhor forma que uma companhia tem para alcançar os objetivos traçados em seu planejamento estratégico. No âmbito pessoal, a estratégia pode ser uma visão de médio e de longo prazo de uma carreira, incluindo as mudanças decorrentes das circunstâncias externas.

EX (employee experience)

O termo designa o ponto de vista do colaborador, a forma como ele avalia a empresa em quesitos como clima organizacional, liderança, plano de carreira, salário e benefícios. O tema tem surgido com mais força no ambiente corporativo, porque ações que têm como objetivo melhorar a experiência do colaborador tendem a aumentar o engajamento dos funcionários, atrair talentos, garantir qualidade de vida e resultados nos negócios.

Feedback

Usado comumente para descrever um momento na relação entre dois profissionais, normalmente líder e subordinado, no qual um oferece ao outro percepções de como ele está se saindo em suas tarefas. Bons feedbacks são respeitosos com o outro, mas não deixam de pontuar questões importantes. Empresas que possuem processos de avaliação de desempenho formais tendem a oferecer ferramentas para auxiliar para um feedback respeitoso e eficaz. O feedback pode ser informal, dado no dia a dia durante as atividades e processos, ou formal, como parte da avaliação periódica do desempenho do profissional.

Fit cultural

Partindo da premissa de que toda empresa tem suas políticas e sua cultura bem definidas – e que elas  orientam suas decisões -, o fit (ou match) cultural é como um encaixe entre o candidato e a vaga a que ele concorre. No processo de contratação, o recrutador procura entender o quanto o profissional combina com a empresa e com o time do qual vai fazer parte. Isso não no sentido de serem iguais, mas de se complementarem para gerar melhores resultados.

Follow-up

Nada mais é do que o acompanhamento periódico – que pode ser diário, semanal ou quinzenal, por exemplo –  das atividades de uma área/equipe ou de demandas de projetos específicos. Esse acompanhamento pode ser feito em reuniões, videochamadas ou simples trocas de e-mail com os envolvidos no projeto. Não se assuste ao ouvir também o termo FUP.

Gap

Representa a lacuna, um espaço aberto, que ainda precisa ser preenchido. Em termos de desenvolvimento profissional, por exemplo, pode ser aquilo que falta ao candidato para ser contratado e ao funcionário para conseguir a promoção.

Habilidades socioemocionais

Também conhecidas como soft skills, no termo em inglês, estão sendo altamente valorizadas nas empresas. São habilidades relacionadas à interação entre as pessoas, tais como empatia, resiliência, automotivação e capacidade de trabalho em grupo. Especialistas em recursos humanos costumam dizer que um funcionário é contratado por seu currículo e sua formação, mas muitas vezes demitido por questões sociocomportamentais. Ou seja, não basta mais ter conhecimento e um bom lado técnico se a pessoa não contribuir com a motivação dos demais, não souber negociar ou se mostrar avessa a mudanças. 

Hard skills

Habilidades técnicas e competências profissionais, que podem ser comprovadas por meio de diplomas, certificações e testes. São fáceis de ensinar e de aprender. Até pouco tempo atrás, essas eram as habilidades que definiam o destino de um profissional.

Headhunter

Recrutadores especializados em alinhar os interesses de contratação das empresas e os profissionais disponíveis no mercado. São muito utilizados no processo de recrutamento em áreas executivas.

Hierarquia

Estrutura traduzida por níveis dentro da organização, com clara delimitação de responsabilidades, de nível de poder de decisão e de remuneração. Continua sendo considerada necessária em muitas instituições para fins de distribuição de tarefas e responsabilidades. Entre as startups, no entanto, é pouco utilizada.

Human Capital Management

Em bom português, é o processo de gestão de talentos ou de “capital humano”. Inclui tanto a capacidade de identificação de talentos quanto o desenvolvimento de políticas que ajudem a reter esses funcionários de desempenho acima da média, oferecendo oportunidades concretas de evolução de carreira na organização.

Inbound marketing

Estratégia de divulgação que consiste em aguçar a curiosidade de um determinado segmento de cliente com a oferta de conteúdos relevantes para ele (postagens, e-books e palestras gratuitas, por exemplo) e, aos poucos, fazer o usuário se aproximar da marca e tomar a decisão de adquirir um produto ou serviço. Essa estratégia de marketing tende a eliminar pessoas que não fazem parte do público-alvo e focar apenas em pessoas que realmente têm interesse naquele conteúdo. 

Inteligência emocional

É a capacidade de reconhecer e administrar suas próprias emoções corretamente, assim como entender as emoções dos demais envolvidos, seja qual for a situação. Quanto mais inteligência emocional um profissional tiver, maiores serão as chances de ele conseguir atingir o nível de sucesso a que se propôs. Desenvolver a inteligência emocional é possível e recomendável em todas as faixas etárias. Até porque ter apenas habilidades técnicas já não é suficiente para o mercado de trabalho. O reconhecimento profissional depende cada vez mais dessa capacidade de dominar emoções e temperamentos. 

Job Shadowing

Programa educacional em que estudantes de ensino médio ou universitários frequentam uma empresa por determinado período de tempo, com o objetivo de descobrir e confirmar se gostam do tipo de trabalho desenvolvido por quem segue aquela profissão.

Keirsey

Metodologia de autoavaliação da sua personalidade com ajuda de um questionário que possibilita o melhor entendimento sobre você e os outros. Essa metodologia ganha o nome de seu fundador, David Keirsey, que nomeou quatro temperamentos básicos (artesão, guardião, idealista e racional), cada um depois subdividido em quatro perfis. Os testes de Keirsey são utilizados por grandes empresas multinacionais para ajudar no desenvolvimento de seus funcionários.

KPI

Sigla em inglês para Key Performance Indicator. Ou simplesmente indicador-chave de desempenho. O termo também é visto com frequência no plural, KPIs, já que várias vezes as empresas decidem usar mais de uma métrica para mensurar o sucesso de seus projetos.

Lean Startup

Desenvolvida por Eric Ries, essa metodologia garante o desenvolvimento ágil de produtos e serviços, tendo sempre um ciclo de aprendizado após cada teste executado. A partir da testagem com usuários, é possível saber se é preciso mudar a direção inicial (pivotar) ou seguir no desenvolvimento do produto, com os aprimoramentos necessários para que o produto ou serviço se adeque melhor ao usuário.

Lifelong learning

Conceito de aprendizado contínuo, no qual tanto a formação pessoal quanto a profissional prosseguem de modo voluntário ao longo da vida. Em outras palavras, é a disposição de estar sempre se aperfeiçoando, muito valorizada hoje no mercado de trabalho, que vem privilegiando profissionais versáteis e que consigam se adaptar a mudanças. Bom lembrar que não se está falando apenas de educação formal, com cursos longos, pós-graduações e MBAs. Valem cursos curtos, palestras online, livros.

Match cultural

Partindo da premissa de que toda empresa tem suas políticas e sua cultura bem definidas – e que elas  orientam suas decisões -, o match (ou fit) cultural é como um encaixe entre o candidato e a vaga a que ele concorre. No processo de contratação, o recrutador procura entender o quanto o profissional combina com a empresa e com o time do qual vai fazer parte. Isso não no sentido de serem iguais, mas de se complementarem para gerar melhores resultados

Mentoria (educacional)

Processo em que um mentor, mais experiente, auxilia na formação de um profissional jovem ou um que precise de desenvolvimento em uma área específica, em que o mentor é expert. O mentor ajuda a traçar uma trilha, direcionando o caminho de carreira ou de estudos do mentorado. Em algumas empresas, o processo de mentoria é oficial, complementando os treinamentos corporativos.

Mindsight

É um teste que avalia a sua mentalidade e sua inteligência fluida, ou seja, como você encara as situações cotidianas para obter performance. Ele leva em consideração a capacidade pessoal de resolver problemas de forma imediata.

Motivação

Esse termo pode ser explicado como motivos que levam uma pessoa a realizar uma determinada ação (motivo+ação). Alguns especialistas, tendo como base essa descrição, afirmam que não é possível motivar outras pessoas, apenas a si mesmo. O máximo que bons líderes conseguiriam fazer, então, seria criar espaço e oferecer razões para que as pessoas se motivem por si mesmas a realizar tarefas ou cumprir objetivos.

Movimento lateral

Também chamado de movimento horizontal, consiste em trocar de função na mesma empresa sem mudar de nível hierárquico ou ter um aumento salarial. Há casos também de promoção lateral, em que há, sim, alteração de salário. Em outros tempos, não era vista como uma vantagem. Atualmente, um movimento lateral pode ser encarado como uma oportunidade de aprendizado dentro da empresa, garantindo até as habilidades que faltavam para chegar a um nível hierárquico mais alto. E mesmo de conhecer outras equipes e ganhar motivação.

Mundo Vuca

O termo Vuca é um acrônimo formado pelas iniciais das palavras: volatility (volatilidade), uncertainty (incerteza), complexity (complexidade) e ambiguity (ambiguidade). Embora não seja um conceito novo – surgiu na década de 1980 -, é cada vez mais usado no cenário corporativo, que a cada dia tem se tornado mais desafiador. Impulsionado pela revolução econômica, o mundo Vuca tem proporcionado o surgimento de novas tecnologias, modelos de negócio e soluções disruptivas.

Negociação

Negociação é uma conversa de acordo mútuo para solucionar diferenças, buscar soluções e efetuar acordos seja no âmbito profissional ou pessoal. Alguns passos ajudam a tornar a negociação mais eficaz. São eles: tenha claro o seu objetivo na negociação; conheça os recursos disponíveis (financeiro, tempo e equipe, por exemplo); procure parceiros que atendam a essa demanda e compare as ofertas recebidas;  feche o negócio com a melhor proposta (relação ganha-ganha para garantir que todos saiam satisfeitos) e assine um contrato para proteger ambas as partes.

Networking

Em tradução literal, significa rede de trabalho. Mas o networkting é mais do que isso. Ele prevê a interação dentro dessa rede para fins profissionais,trocando e compartilhando experiências e informações que agreguem no crescimento próprio ou do próximo.

Onboarding

São ações e atividades propostas pela área de gestão de pessoas ou de recursos humanos para os novos funcionários conhecerem a cultura da empresa e os colegas de trabalho. O termo é usado no meio corporativo desde a década de 1970, mas os processos de onboarding estão em constante evolução.

Orientação profissional

Tem como objetivo a escolha do indivíduo por uma profissão, auxiliando-o a se preparar para o trabalho em si, descobrir seus conhecimentos e habilidades e desenvolver as competências profissionais. 

Orientação vocacional

A clássica orientação vocacional tem o propósito de ajudar a pessoa a entender a si mesma, reconhecendo a vocação a partir de habilidades. O objetivo, neste caso, é escolher os cursos de formação que possam capacitá-lo para enfrentar a vida no futuro, identificação caminhos para sua felicidade.

Outbound marketing

Marketing tradicional, que tem como objetivo prospectar clientes potenciais a partir de uma segmentação buscando e ativando o perfil de “cliente ideal” para ações da marca.

Persona

Técnica utilizada para traçar o perfil do cliente de uma empresa. Por meio da criação de um personagem fictício – baseado em dados de questionários, entrevistas ou observações -, a companhia traça o comportamento de quem consome ou pode consumir sua marca ou o produto que está desenvolvendo. Esse cliente fictício representa pessoas que seriam beneficiadas por essas soluções. Essa pesquisa mercadológica é feita por um profissionais de UX (experiência do usuário).

Pitch

Discurso rápido e estruturado para vender uma ideia, o pitch é muito usado no mundo do empreendedorismo e das startups. Conforme foi se popularizando, ganhou diferentes formatos, do mais rápido, o tweet pitch – em que você explica o seu negócio em uma frase – ao mais completo, o pitch de investidor, que pode durar até 15 minutos e normalmente inclui uma apresentação. Um dos tipos mais famosos, no entanto, é o elevator pitch, que dura de 30 segundos a 2 minutos. A ideia vem de uma situação em que você entra em um elevador e encontra a pessoa que pode ajudar a colocar seu sonho ou sua meta em prática. E aí você tem pouco tempo para convencê-la.

Pivotar

É palavra de ordem para as startups e as empresas que querem inovar. Pivotar é girar para o outro lado, mudando a direção para experimentar novos caminhos, testando novas hipóteses. O dinamismo dos negócios exige flexibilidade e boa percepção. Quando a estratégia adotada não está trazendo mais os resultados esperados ou quando há uma nova oportunidade (conectada ao negócio) e que ainda não foi testada, é hora de pivotar.

Plano de carreira

O plano de carreira diz quais são as etapas e os passos estruturados que a pessoa precisa seguir para alcançar determinada posição. Empresas mais estruturadas, com projetos de RH e gestão de pessoas mais maduros, são capazes de indicar essas trilhas aos funcionários, apontando as hard skills (habilidades técnicas) e as soft skills (habilidades sociocomportamentais) que você precisa desenvolver para atingir seus objetivos profissionais.

PMO

Departamento (Project Management Office) ou mesmo a pessoa que faz toda a modelagem e o controle de gestão de um projeto. É responsável também pelo acompanhamento dos indicadores de performance (KPIs) de projeto, sendo atuante no planejamento estratégico. Responde ao CEO (presidente) ou ao CFO (diretor de Operações).

Propósito

O propósito é a inspiração que uma pessoa tem para fazer algo, a razão de buscar sucesso e querer crescer. É o que faz o profissional ir trabalhar todos os dias, o propósito é o estímulo da motivação para algo.

Prospect

Trata-se de um potencial cliente, que já entrou no radar da empresa, para o qual a companhia tem  interesse real em vender um produto ou um serviço. Ele segue como prospecto durante toda as etapas anteriores à venda, quando, então, se torna um cliente.

Rapport

Sabe aquela conversa inicial, em que as pessoas geralmente falam amenidades? Pode parecer só um quebra-gelo, mas ela é essencial para criar conexão. E isso ajuda muito a trazer o recrutador para o seu lado. É o que a psicologia chama de rapport, frequentemente aplicado em vendas e que propõe uma técnica para se conectar com o seu ouvinte. Em vendas, diz-se que, se você conseguir fazer isso nos três primeiros minutos de contato, a chance de criar empatia e uma sensação de proximidade é maior.

Recrutamento às cegas

Tipo de recrutamento que geralmente ocorre online e tem como foco as competências do candidato, deixando indisponíveis informações que possam levar à discriminação por vieses conscientes ou inconscientes do recrutador. Geralmente, são escondidos dados pessoais, como endereço, gênero e idade, por exemplo. O recrutamento às cegas vem sendo utilizado como instrumento para aumentar a diversidade nas empresas, embora nem sempre seja suficiente para garantir a presença de todos os grupos étnicos, etários ou de gênero na organização, segundo especialistas.

Resiliência

Soft skill das mais valorizadas atualmente no mercado de trabalho, a resiliência é a capacidade de adaptação de um indivíduo frente a ambientes ou a adversidades, seja em âmbito profissional ou pessoal, sem perder a sua estrutura, a sua essência. O conceito de resiliência vem da Física, definindo a capacidade de um material retornar ao seu estado normal, após ser submetido a uma tensão.

Síndrome do impostor

Pessoas com síndrome do impostor têm uma visão distorcida de sua competência, acreditando que não são suficientemente qualificadas e subestimando suas habilidades e conhecimentos. Quem tem esse transtorno costuma atribuir seu sucesso a fatores como sorte ou oportunidade. Essas pessoas se veem como fraudes, que podem ser descobertas a qualquer momento por seus colegas ou pela chefia, por exemplo, e vivem em constante ansiedade. Outro comportamento típico da síndrome é a autossabotagem.

Soft Skills

São habilidades interpessoais e comportamentais como inteligência emocional, resiliência, adaptabilidade, criatividade e escuta ativa, entre outras. Alguns profissionais têm essas competências de forma inata. Para outros, no entanto, a aquisição dessas habilidades se dará ao longo do tempo, sendo aperfeiçoadas por meio de treinamento. Logo, não é algo que se aprenda em um prazo curto. Atualmente, as soft skills estão sendo muito valorizadas no mercado de trabalho, podendo definir a contratação ou mesmo o fim do ciclo de uma profissional na empresa.

Stakeholders

Pela tradução literal, stakeholders seriam apenas os acionistas de uma empresa. Mas stakeholders vão além disso. São todas as partes/pessoas interessadas no negócio. Desde os altos executivos e investidores, que têm o poder de decisão, até os clientes e a comunidade em geral.

STAR

Metodologia que ajuda a direcionar a fala do candidato e a garantir a objetividade do processo de seleção. O recrutador pergunta, por exemplo, como a pessoa lidou com uma situação profissional no passado. Pode ser um conflito em equipe ou um projeto problemático, por exemplo. A ideia é que o candidato organize  sua resposta levando em conta a situação (S), a tarefa (T), a ação (A) e o resultado (R) – por isso, o nome Star. Com base nisso, o recrutador é capaz de avaliar o grau de comprometimento do candidato, seu modo de interagir em equipe e os resultados que o candidato conseguiu.

Storytelling

Uma prática comum no mercado de marketing e de publicidade, que o mundo dos negócios adotou e consiste em contar uma história de maneira que transmita relevância e crie uma conexão emocional com o leitor. A narrativa tem alguns elementos essenciais como a mensagem que você deseja passar, o contexto dessa história, personagem da jornada contada e, por fim, a motivação do personagem em superar o desafio e que é o coração de toda narrativa.

SWOT

Análise SWOT ou FOFA, como é chamada no Brasil, é uma ferramenta de gestão e planejamento estratégico para definir as forças (strenghts), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Esse tipo de análise ajuda empresas ou empreendedores a descobrir fatores externos como ameaças e oportunidades, e fatores internos, como fortalezas e fraquezas, para entendimento do cenário enfrentado pela empresa e como ela pode buscar uma vantagem competitiva.

Tailoring (currículos)

Customizar o currículo de acordo com a vaga e a empresa pretendidas vem sendo uma das recomendações de especialistas de Recursos Humanos para aumentar as chances de o candidato chamar a atenção na fase inicial do processo seletivo. É o contrário de simplesmente ter um currículo fechado para disparar a qualquer momento, mudando apenas dados como idade ou um ou outro curso. 

Target

É o público-alvo de um produto ou serviço, com quem a empresa se relaciona, atende ou se comunica.

Transferable skills

São talentos ou habilidades que você pode usar em diferentes empregos ou em distintos caminhos de carreira que venha a escolher. Elas podem ser tanto hard quanto soft skills, aprendidas por meio de experiências anteriores de emprego, em cursos ou mesmo em trabalhos voluntários e hobbies. Entre as habilidades técnicas, por exemplo, estão a matemática, o domínio da tecnologia ou de outros idiomas, por exemplo. Entre as soft skills, estamos falando em habilidades de escuta e comunicação, criatividade, experiência em trabalho colaborativo, entre várias outras.

Transição de carreira

Com a pandemia, aumentou o interesse por transição ou mudança de carreira. Um movimento como esse, no entanto, precisa ser planejado em vários aspectos – e não fruto de uma decisão precipitada. Especialistas recomendam alguns passos para que essa transição seja mais tranquila. São eles: tenha clareza dos seus objetivos antes de tomar qualquer atitude; procure conhecer a nova área e suas possibilidades de atuação;  invista em uma formação coerente com os seus objetivos;  procure saber quem é o profissional visto como referência na área e se conecte com ele, se possível; garanta uma reserva financeira; acione a sua rede de contatos e relacionamentos para contar sobre seus novo

Turnover

Para o departamento de recursos humanos, o turnover indica a rotatividade dos funcionários na empresa. Um turnover alto pode significar que os colaboradores estão insatisfeitos com as condições de trabalho e com o plano de carreira oferecido ou que os salários oferecidos estão abaixo da média, por exemplo. Altas taxas de rotatividade levam à perda de produtividade e de talentos, entre outros problemas.

Universidade Corporativa

É um conceito difundido em algumas empresas que tem como objetivo oferecer aos seus funcionários a capacitação técnica e conceitual, por meio de cursos específicos, técnicos ou até de graduação, em alguns casos. É uma instituição vinculada à própria organização, que tem como foco principal o olhar e o desenvolvimento do negócio e de seus colaboradores. 

Upskilling

Nada mais é que o aperfeiçoamento, um aprimoramento das competências e conhecimentos que um profissional já tem. É diferente do reskilling, que procura requalificar os colaboradores, para que adquiram  habilidades que não dispõem no momento.

UX

Em tradução literal, é a experiência do usuário. Trata-se de uma estratégia que usa diversas metodologias e ferramentas para entender qual é a visão do usuário em relação ao produto ou serviço da empresa. O principal objetivo do UX é mapear as interações, reações e emoções do cliente, garantindo que o produto ou serviço desenvolvido seja mais relevante e mais adequado às necessidades do usuário

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Webinar

São eventos online, pagos ou gratuitos, similares a palestras, nos quais os apresentadores oferecem conteúdos relevantes para uma determinada plateia de pessoas que assistem por meio de aplicativos de videochamadas ou de transmissão em tempo real (streaming). É uma junção das palavras web e seminar, ou seja, seminários apresentados pela rede.

Zero layoff policy

Quando adotada por uma empresa, a política de zerar as demissões considera evitar ao máximo que as dispensas ocorram quando os negócios não vão bem. Em vez de promover cortes de pessoal, essa política busca alternativas, como reduzir custos de produção e gastos como fornecedores, por exemplo.


FONTES

Ana Maria Rossi (psicóloga e presidente no Brasil do Instituto Internacional de Gestão do Estresse). André Minucci (palestrante e CEO da Minucci Resultados na Prática), Beatriz Palmeiro (developer experience designer), Carolina Storelli (gerente de Gestão de Gente), Cidinha Fonseca (executiva de Recursos Humanos), Edna Oliveira (psicóloga e coach de carreira e vida), Erika Gonsales (Personal Branding), Mariana Santana (analista de planejamento estratégico na Brasilseg), Monica Heymann (especialista em desenvolvimento humano), Rodrigo Schoenacher (pesquisador e consultor na RIGGO Consultoria), Thaína Parma (especialista em inovação), Valéria Resende (psicóloga e especialista em gestão de pessoas)


EXPEDIENTE – Reportagem Roberta Picinin (estagiária sob supervisão de Carla Miranda) / Coordenação Sua Carreira Ana Paula Boni, Bia Reis e Carla Miranda / Editor executivo multimídia Fabio Sales / Editora de infografia multimídia Regina Elisabeth Silva / Editores assistentes multimídia Adriano Araujo, Carlos Marin, Glauco Lara e William Mariotto / Designer Multimídia Vitor Fontes

Crédito: Roberta Picinin / Ilustrações: Marcos Müller/Estadão – disponível na internet 20/10/2020

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