Webinar: Segurança Cibernética na Indústria do Petróleo

0
311

P,D&I Brasil trata da Segurança Cibernética na Indústria do Petróleo

O movimento PD&I no Brasil, capitaneado por diversos capítulos estudantis da Sociedade de Engenheiros de Petróleo – SPE (do termo inglês Society of Petroleum Engineers, com sede no Estados Unidos da América), estabelecidos nas universidades brasileiras, vem crescendo em todo o país e levantando temas muito relevantes e inovadores, que estão ajudando, inclusive, na formulação de políticas públicas e empresarias com foco na inovação e conquista de novos mercados.

No Webinar que ocorre hoje o grupo tratará de um tema de segurança nacional relacionado a segurança cibernética no tratamento de dados e digitalização crescente dos processos da indústria do petróleo. Sendo um tema muito badalado nas diversas mídias e colocado como prioridade absoluta por parte das altas administrações das empresas, a questão da confiabilidade das transformações digitais, aplicadas aos diversos processos envolvidos nas áreas de negócios, se tornou condição essencial para a garantia da integridade das operações.

Wilson Melo, Pesquisador do INMETRO

Para Wilson Melo, Pesquisador do INMETRO e palestrante convidado para esse evento, com o advento da Indústria 4.0 a inevitável digitalização dos processos industriais deverá impor questionamentos importantes a respeito da confiabilidade de informações e sistemas. Ameaças cibernéticas, até então restritas ao universo da tecnologia da informação, tornam-se um risco real também para as tecnologias operacionais, incluindo sistemas ICS, SCADA e DCS e a indústria do petróleo é parte desse cenário.

Diante dos crescentes desafios, é urgente que estudantes, técnicos e gerentes nessa indústria compreendam como essas ameaças cibernéticas se concretizam e estejam preparados para lidar com elas. A palestra pretende abordar estes conceitos de forma objetiva, trazendo a visão da Metrologia sobre o problema e apontando soluções para que a indústria possa obter a máxima vantagem da digitalização, ao mesmo tempo em que garante a confiabilidade de seus processos e dados, aponta Melo.

Essa webinar terá como madrinha Bárbara Serruya, sendo estudante de engenharia de petróleo e presidente do capítulo estudantil SPE da Universidade Federal Fluminense – UFF. Como Interlocutores desse importante evento em nível nacional, a Webinar contará com a presença de Itamar Alves dos Santos Junior, atual Diretor de Parcerias da SPE Seção Brasil e Analista de Negócios em Tecnologia, Inovação e Educação da Firjan-Senai, além de Marina Loures, Diretora de Inovação e Transformação Digital na ABGI Brasil.

A Webinar ocorrerá hoje (30/novembro, segunda feira), a partir das 18h, sendo totalmente gratuito e poderá ser assistido pelo Canal no YouTube do Movimento PD&I Brasil:

Link de Acesso: https://lnkd.in/eg3eT_A

Crédito: O Debate de Macae – @inmetro 30/11/2020

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!