Muitos gostam de chamar a Black Friday de “Black Fraude”. Mas, em número de ofertas, em 2020 a história foi diferente. O número de promoções nas 24 horas de Black Friday cresceu 22,6% em relação ao ano passado, segundo a Promobit, plataforma de monitoramento de preços na internet.
Foram contabilizadas 2.544 ofertas aprovadas entre a meia noite e as 23h59 da sexta-feira. No ano passado, o número total foi de 2.075.
Porém, quando se analisa a qualidade das promoções, aparece a “Black Fraude”. A proporção de ofertas fajutas mais que dobrou neste ano, segundo o Promobit. As promoções bloqueadas representaram 49,6% do total.
Isso quer dizer que elas não apresentaram um desconto real comparado ao histórico dos últimos 3 meses e por isso foram vetadas pelo comparador. No ano passado, a porcentagem foi de 26,45%.
Entre as categorias com maior número de ofertas, os smartphones são os campeões, com 4,6% do total de promoções durante a Black Friday, seguido pela categoria de calçados masculinos, com 3,1%. Roupas femininas, roupas masculinas e livros têm 3% do total. TVs somam 2,8%.
Cyber Monday
Em 2019, a liderança foi da categoria de calçados masculinos, com 4% do total das promoções. Em seguida, os smartphones, com 3,1%.
Os descontos seguem nesta segunda-feira. Nos Estados Unidos, a data é conhecida como Cyber Monday por conta do aumento das promoções no setor de eletrônicos. No Brasil, porém, a data ainda engatinha e é muito menos “cyber” do que lá.
Até às 16 horas, 592 promoções foram aprovadas na plataforma da Promobit, o que representa um crescimento de quase 50% em relação ao ano passado. Os videogames são os campeões de oferta. O PlayStation 4 registrou aumento de 7,1% no número de descontos.
Os itens que vêm em seguida entre os que têm maior número de promoções são os de moda feminina, com 4,5%, e moda masculina, com 3,9% do total de ofertas na Cyber Monday.
Crédito: Raphael Coraccini, colaboração para o CNN Brasil Business – @internet 01/12/2020