Webinar: A inserção do ensino técnico do país nas questões de inovação da indústria do petróleo.

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P,D&I Brasil Contempla Ensino Técnico nos Ecossistemas de Inovação

O movimento PD&I no Brasil, capitaneado por diversos capítulos estudantis da Sociedade de Engenheiros de Petróleo – SPE (do termo inglês Society of Petroleum Engineers, com sede no Estados Unidos da América), estabelecidos nas universidades brasileiras, vem crescendo em todo o país e levantando temas muito relevantes e inovadores, que estão ajudando, inclusive, na formulação de políticas públicas e empresarias com foco na inovação e conquista de novos mercados.

O próximo evento do grupo já se configura como uma das maiores novidades anunciadas pelo Movimento, que está promovendo a inserção do ensino técnico do país nas questões de inovação da indústria do petróleo.

O mundo vem passando por rápidas transformações sociais e processos de inovação vem ganhando cada vez mais atenção tanto do setor empresarial mundial quanto dos agentes de governo em todos os níveis. No passado, atividades de Pesquisas, Desenvolvimento e inovação, designado comumente pela sigla PD&I, era entendida como pertinente as ambiências de pós graduação. Com a inovação cada vez mais em pauta no dia a dia do cidadão, diversos ecossistemas estão promovendo cada vez mais a participação de estudantes de graduação nessa atividade estratégica para a competitividade dos países.

Nesse novo contexto global, muitas iniciativas de gerar cultura para inovação, com a participação do nível médio da educação, em especial de formação técnica, voltadas para projetos de na indústria de modo geral vem ganhando apoios. A parceria do PD&I no Brasil com o grupo de estudantes do ensino técnico e ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFF Fluminense, através do Campus Macaé, está sendo pioneiro no Brasil ao abordar esse tema, assim como na formação dessa cultura pela competitividade.

Hiroshi Alves Uchikado, estudante técnico em Automação Industrial do IFF-Campus Macaé, bolsista pela FAPERJ, trabalhando em projeto de simuladores de guindastes, será um dos palestrantes. João Pedro Henriques da Silva, outro estudante, em nível de graduação, também foi convidado a ser palestrante, em função dos trabalhos inovadores no desenvolvimento de novas linguagem de programação e manipulação de bancos de dados. O terceiro palestrante convidado será professor Gerson Cunha, Coordenador e Fundador do Grupo de Realidade Virtual Aplicada – LAMCE/COPPE/UFRJ.

Talytha Pinheiro. @divulgação
Vinicius Anacleto @divulgação

Vinicius Anacleto, estudante de engenharia de petróleo e presidente do capítulo estudantil SPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, será o padrinho da citada Webinar, que ocorrerá no dia 07/dezembro às 18h. Os moderadores serão os estudantes de engenharia de petróleo da UFRJ, Talyta Pinheiro e Pedro Simões.

O Evento é totalmente gratuito e poderá ser assistido pelo Canal YouTube do PD&I Brasil: Link de Acesso: https://lnkd.in/ekfJpsb

Crédito: O Debate, Diário de Macaé – @internet 05/12/2020

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