Home Clipping Os desafios que a Wikipédia precisa superar ao completar 20 anos

Os desafios que a Wikipédia precisa superar ao completar 20 anos

0
241
Baixa presença de mulheres e não-brancos, entre colaboradores e nos artigos, é desafio para o maior projeto colaborativo da internet
 
Alguns editores da Wikipédia em português discutiam, no início da semana, num fórum interno sobre como proceder em relação a um dos eventos mais importantes do ano para a comunidade.   
Não, o papo não era sobre melhorias no artigo “Invasão do Capitólio 2021” ou “Pandemia de Covid-19 no Brasil”, com dezenas de alterações.   

A conversa era sobre uma festa: o aniversário de 20 anos da Wikipédia, celebrado nesta sexta-feira.   

A maior enciclopédia on-line colaborativa do mundo chegou à marca diante dos desafios de uma sociedade altamente polarizada, desigual e cada vez mais automatizada.

Fundada por Jimmy Walles e Larry Sanger com o objetivo de trazer informações “imparciais e de conteúdo livre”, feitas por qualquer interessado em seguir suas regras, a plataforma hoje tem 55 milhões de artigos em mais de 300 idiomas e 15 bilhões de acessos mensais. Em português, são cerca de um milhão de verbetes e mais de dez mil editores ativos. Um deles é o aposentado paulistano João Ribeiro, de 66 anos, que deu sua sugestão para a celebração: bolo de fubá e guaraná jesus.

Força da colaboração

Conhecido na plataforma como Jolori, ele começou a “fuçar” no site quando ainda trabalhava com licitações via leilões virtuais numa empresa de engenharia, em 2006. Com uma atuação exemplar, foi escolhido pela comunidade para ser administrador em 2007 — mas sem ganhar um centavo, já que a Wikipédia se baseia no voluntariado e sobrevive de doações dos leitores. João passou, então, a poder excluir verbetes que não interessam a ninguém, bloquear a edição de outro cujo assunto já se esgotou ou expulsar algum “vândalo”. Vandalismo, aliás, é a palavra usada por eles para se referirem a ataques aos artigos, como inserções de informações erradas, sem fontes confiáveis, ou expressões de baixo calão.

— Temos uma lista de palavrões maravilhosa, com todos os tipos e suas variações — diz João, que brinca ter desanimado com a festa. — Não teve guaraná Jesus, me desinteressei.

A proatividade dele e de seus companheiros brasileiros e de outros países que falam português (hoje são 72 administradores no grupo lusófono) é, na visão dos especialistas, o grande motivo de longevidade do projeto.

— O fato de ser baseado no voluntariado, sem estar ligado a questões mercadológicas, traz muito valor. Todos estão ali porque querem contribuir. Não existe algo assim no mundo — diz Telma Johnson, professora de comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora e autora de “Nos bastidores da Wikipédia lusófona” (E-papers).

Rodrigo Padula, mestre em Informática pela UFRJ e wikipedista, também bate na tecla do capital humano que os levou até aqui.

— A Wikipédia surgiu na época da internet simples e estática, passou por várias gerações de sites, redes sociais e apps, mas conseguiu sobreviver apostando no que mais importa na rede, as pessoas — diz Rodrigo.

Poucas mulheres 

Justamente por ser tão focada na contribuição de indivíduos, a enciclopédia on-line e seu modus operandi reverberaram as relações sociais off-line. Ampliar vozes e conteúdos é um dos grandes desafios, na visão de Katherine Maher, presidente da Wikimedia Foundation, fundação que opera os projetos Wiki.

— A Wikipédia é espelho da sociedade. E o mundo está cheio de vieses históricos. Mulheres e pessoas não-brancas são excluídas. Aqui na fundação pensamos muito em equidade de conhecimento. O que temos sobre Europa é ótimo, há excelentes artigos sobre Iluminismo e sobre homens brancos mortos. O desafio é investir em outras comunidades, porque todas têm saberes — diz Katherine, em entrevista por chamada de vídeo.

A subrepresentação feminina no universo de editores é uma verdade incômoda: apenas 20% dos editores ativos se identificam com o sexo feminino. Esse número é uma estimativa, visto que ninguém precisa fornecer dados específicos para contribuir com conhecimento.

— Há uma série de fatores que distanciam a Wikipédia das mulheres — diz a museóloga Juliana Monteiro, que atua no Arte + Feminismo, projeto para incentivar pessoas que se identificam com o gênero feminino e homens interessados com a causa feminista a escreverem mais verbetes sobre artistas mulheres. — Tem a ver com o receio de não dominar a linguagem tecnológica e com um acúmulo de tarefas do dia a dia.

Contenção de danos

A necessidade de vigilância em tempos de desinformação é outro tema urgente quando se pensa no que passou e no que há por vir. A veia colaborativa da Wikipédia pode parecer um prato cheio para se espalhar fake news, e a comunidade sabe disso. Principalmente a lusófona, cuja maioria dos integrantes são brasileiros que veem em casa, na TV e no WhatsApp os efeitos da polarização.

— Por ser uma plataforma aberta, é um terreno de disputas de narrativa. Então é preciso cuidado para que não vire um campo de batalha — diz Lucas Piantá, historiador da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisador do projeto Histórias da Wiki.

Automatização

Na tentativa de diminuir os vandalismos, a Wikipédia em português foi a primeira a tomar a decisão de pedir um cadastro prévio antes de uma edição. Desde outubro de 2020, é preciso criar senha e login (que pode ser um nome qualquer). Nem e-mail ou qualquer informação pessoal é necessária, mas isso foi uma tentativa de diminuir práticas que estão fora das regras de confiabilidade e controlar certas disputas.

A comunidade lusófona discute bastante a edição automatizada, feita por robôs. São programas de computador, que também devem ser aprovados por administradores, usados em tarefas mais tediosas, como inserir fotos, varrer artigos para procurar vandalismo e trocar links inativos por válidos.

— Nossa maior diferença para outras plataforma é o trabalho manual — diz o chileno Diego Saez, pesquisador em inteligência artificial da Wikipedia Foundation. —Toda ferramenta que fazemos é sempre para ajudar o editor, não para substituí-los. Isso seria um grande erro.

Assim caminha a humanidade na maior enciclopédia virtual do planeta. 

Crédito: Talita Duvanel com a colaboração de Bolívar Torres/ O Globo – @internet 16/01/2021

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!