Boato: mensagens nas redes sociais falam de suposto golpe no IPTU. Tire suas dúvidas sobre o pagamento

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Circula nas redes sociais uma mensagem de que bandidos estariam aplicando um golpe com os boletos do IPTU do Rio de Janeiro. No entanto, a prefeitura da capital afirmou que a Empresa Municipal de Informática (IPLAN Rio) não detectou nenhuma irregularidade envolvendo a cobrança. Na avaliação do governo, a confusão pode ter sido causada pela substituição do boleto neste ano.

Muita gente confudiu o fato de que a opção de parcelamento estaria apenas disponível no site com o fato de que a prefeitura não mandaria também a guia para o pagamento em cota única. A aposentada Eliane Carneiro, de 73 anos, recebeu o boleto em sua casa e ficou com medo de pagar, após ter visto o boato nas redes sociais:

— Vi que o pessoal dizia estar recebendo boleto falso e eu tinha entendido que a prefeitura não ia mais mandar boleto pelos Correios. Agora me informei que eles iam mandar, sim, e confirmei que estava tudo certo (com a cobrança) — conta.

Outro motivo de confusão pode ter sido o comunicado da prefeitura na última quinta-feira, dia 14 de janeiro, afirmando que os técnicos da Secretaria municipal de Fazenda e Planejamento detectaram erros nos códigos de cadastramento de débito automático de 65.309 guias, ou 3,8 % do total que foi impresso em dezembro, ainda durante a antiga gestão, e que somente agora estas estão chegando às casas dos contribuintes.

No entanto, a não ser por este erro de cadastramento de débito automático, a prefeitura informou não haver nada de anormal com o IPTU 2021. E esclareceu as principais dúvidas que chegaram aos canais de atendimento:

1. A data de postagem de 15 de janeiro é um prazo-limite que atende a uma exigência dos Correios devido ao grande volume de correspondências.

2. A guia postada tem apenas dois códigos de barra: um para pagamento da cota única, com 7% de desconto, e outro para quitar a primeira parcela do imposto.

3. O código de barras da guia entregue pelos Correios é diferente daquele gerado pelo portal Carioca Digital, na internet. O que muda são apenas os códigos verificadores de origem dos documentos.

4. O código de barras para pagamento da cota única está localizado do lado externo, na primeira dobra. Já o código para quitação da primeira parcela está na parte interna da carta.

Mais informações estão no site da prefeitura: https://carioca.rio/servicos/segunda-via-do-iptu/.

Como gerar a guia de pagamento do IPTU 2021 no portal carioca.rio

1. Acesse o portal carioca.rio

2. Role a tela para baixo e clique no botão IPTU 2020/2021

3. Insira seu número de inscrição, disponível em qualquer documentação do IPTU

4. Selecione o exercício 2021

5. Clique em “prosseguir”

6. Nesta tela, você terá duas opções de seleção:

• Cota única, com desconto de 7%

• Caso prefira pagar em parcelas, selecione a primeira parcela mais abaixo

7. Com qualquer uma das opções selecionadas, aparecerá um botão para gerar o boleto

8. Agora é só clicar

Central de atendimento

Central 1746 de Atendimento ao Cidadão

Demais canais

Site: carioca.rio

Postos de atendimento (as unidades somente realizarão atendimentos presenciais com agendamentos prévios):

Barra Shopping — Avenida das Américas 4.666, 3º piso, sala 326A, Centro Médico (SAC-1), e-mail: [email protected], telefone: 2275-5656

Rio Sul — Rua Lauro Müller 116, estacionamento G4, setor Amarelo, Botafogo (SAC-2), e-mail: [email protected], telefone: 2594-6822

West Shopping — Estrada do Mendanha 555, loja 282, Campo Grande (SAC-3), e-mail: [email protected], telefone: 98909-2360

Norte Shopping — Avenida Dom Helder Câmara 5.474, loja 3.021, Cobertura (SAC-4), e-mail: [email protected], telefone: 2458-2357

Center Shopping — Avenida Geremário Dantas 404, lojas 501 e 502, piso G2, Jacarepaguá (SAC-5), e-mail: [email protected], telefone: 3394-3020

Credito: Jornal Extra – @internet 20/01/2021

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