Inmetro produziu dois novos MRC para serem utilizados em ensaios de ressonância magnética nuclear quantitativa (RMNq)

0
347
Materiais de Referência Certificados serão distribuídos para outros países para serem usados na calibração de ensaios de pureza de pesticidas e drogas que costumam ser encontrados em alimentos30
 
O Inmetro produziu dois novos Materiais de Referência Certificados (MRC) para serem utilizados em ensaios de ressonância magnética nuclear quantitativa (RMNq). Eles serão distribuídos para institutos de metrologia de vários continentes para serem usados na calibração de ensaios de pureza de pesticidas e drogas comumente encontrados em alimentos.
 
Os MRC de hidrogenoftalato de potássio e ácido maleico foram produzidos pelo Laboratório de Análise Orgânica (Labor) da Divisão de Metrologia Química e Térmica (Dimqt) e são utilizados para calibração, controle de qualidade, validação de métodos e determinação da exatidão dos resultados em ensaios laboratoriais quantitativos.
 
São materiais que podem ser usados em solventes mais polares e servem como padrões de alta pureza para diversos tipos de análises. Eles se somam a outros dois MRC destinados a RMNq que foram disponibilizados pelo laboratório em 2019: o de tereftalato de dimetila e o de dimetilsulfona, para uso em solventes de baixa a média polaridade.
 
Os lotes de cada substância candidata à certificação foram submetidos a diversos estudos para comprovar que são homogêneos e estáveis. Além disso, seus valores de pureza foram caracterizados por abordagens independentes como RMNq, balanço de massas (método baseado na quantificação de todas as impurezas presentes no material) e titulação coulométrica, dependendo do caso.
 
Wagner Wollinger é Pesquisador-tecnologista do Inmetro

“Todos esses estudos são necessários para garantir o rigor dos valores certificados, já que esses materiais estão no topo da hierarquia metrológica e serão utilizados para dar rastreabilidade a resultados de ensaios subsequentes”, comentou Wagner Wollinger, especialista da Divisão de Metrologia Química e Térmica (Dimqt).

 
 

SEGURANÇA ALIMENTAR

O Inmetro enviará 25 frascos de cada um dos quatro lotes produzidos ao Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), localizado na França. Esses materiais serão utilizados em um programa liderado pelo BIPM para capacitação e transferência de tecnologia (Capacity Building and Knowledge Transfer, CBKT) para institutos nacionais de metrologia do mundo todo. Uma das atividades desse programa refere-se ao uso da metrologia para promover segurança alimentar (Metrology for Safe Food and Feed: Pesticides and Residues CBKT Programme). Os MRCs produzidos pelo Inmetro e enviados ao BIPM serão distribuídos para institutos de metrologia de vários continentes para serem usados na calibração de ensaios de pureza de pesticidas e drogas comumente encontrados em alimentos pela técnica de RMNq.

Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/noticias/novos-mrc-disponiveis-hidrogenoftalato-de-potassio-e-acido-maleico

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!