Governo compra 138 milhões de doses das vacinas dos laboratórios Pfizer e Janssen

0
65
Governo dispensa licitação para compra de vacinas da Janssen e da Pfizer
Portarias divulgadas no Diário Oficial da União contabilizam 38 milhões de doses da vacina da Janssen e 100 milhões de doses da vacina da Pfizer

O Ministério da Saúde oficializou, em edição extra do Diário Oficial da União, a intenção de comprar as vacinas contra a Covid-19 produzidas pelas empresas Janssen e Pfizer / BioNTech, anunciada nesta quarta-feira (3).

As portarias assinadas por Roberto Dias, diretor de Logística em Saúde da pasta, preveem a compra sem licitação de 38 milhões de doses da vacina da Janssen, braço farmacêutico do grupo Johnson & Johnson, e 100 milhões de doses da vacina da Pfizer

A compra sem licitação é justificada pela medida provisória 1.026/2021, que prevê a permissão dessa aquisição mesmo antes do registro ou da autorização de uso emergencial da vacina. 

A portaria também prevê que o prazo de entrega das vacinas é até dezembro de 2021. Não há valor pré-delimitado para a compra no aviso de dispensa de licitação que foi publicado.

Crédito: Guilherme Venaglia /CNN – @internet 04/03/2021


Pazuello diz que 138 milhões de doses da Pfizer e Janssen chegarão até maio – Governo oficializou a intenção de adquirir os imunizantes nesta quarta

Em pronunciamento,nesta quarta (3), o ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse que 138 milhões de doses das vacinas contra Covid-19 dos laboratórios Pfizer e Janssen devem chegar até maio deste ano.

“Tratamos com a Pfizer e a Johnson & Johnson para que tenhamos, a partir de maio próximo, mais 138 milhões de doses de vacinas para imunizar nossa população utilizando o Programa Nacional de Imunização”, declarou.

Há pouco, o governo oficializou a intenção de adquirir os imunizantes em edição extra do Diário Oficial.

Segundo Pazuello, a compra foi possibilitada pela aprovação do Congresso ao projeto que autoriza que a União, estados e municípios assumam a responsabilidade por eventuais efeitos colaterais das vacinas. A cláusula, proposta no contrato das farmacêuticas, era contestada pelo governo.

“Estamos trabalhando forte para que, até o final deste ano, os maiores de 18 anos que puderem ser vacinados, sejam vacinados”, disse o ministro. “Enquanto isso, alerto sobre a importância de que todos mantenham os cuidados preventivos individuais para diminuir o risco de ficar doente”. 

Recorde de mortes

No vídeo gravado, Pazuello reconhece o agravamento da pandemia. “Hoje é um dia difícil para todos os brasileiros. Atingimos um grave momento da pandemia. As variantes do coronavírus nos atingem de forma agressiva”, declarou. “A todos vocês, quero dizer que estamos trabalhando firmes para mudar esse quadro”. 

Nesta quarta, o Brasil registrou, pelo segundo dia consecutivo, número recorde de mortes por Covid-19 em 24h. Foram 1.910 novas vítimas, totalizando 259.271.

Crédito: Anna Satie, da CNN -@internet 04/03/2021

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!