“A Didac prepara a infraestrutura interna da Coordenação de Acreditação do Inmetro para oferecer novos serviços”

1
112
 

Em entrevista à Abrac, a chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação (Didac) do Inmetro, Andrea Melo, comenta sobre a entidade e os impactos do novo modelo regulatório 

A chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação (Didac) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Andrea Melo, concedeu entrevista exclusiva à Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) sobre a entidade e os impactos do novo modelo regulatório. “A avaliação da conformidade acreditada ainda tem muito para crescer. Contamos com o apoio da Abrac e demais associações para que possamos aprimorar nossa atuação”, comentou a chefe da Didac.

Andrea é doutora em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É responsável pelo desenvolvimento de novos programas de acreditação na Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, da qual é funcionária há 18 anos. Atualmente, é vice-presidente da Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC), co-presidente do Comitê Conjunto de Apoio aos Países em Desenvolvimento, do Fórum Internacional de Acreditação (IAF), ambos os cargos em seu segundo mandato. Foi presidente do Subcomitê de Certificação da IAAC de 2014 a 2017, e representante da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no WG 29 e no WG 42 da Organização Internacional de Normalização (ISO), grupos que revisaram a ABNT NBR ISO/IEC 17065 e ABNT NBR ISO/IEC 17011, respectivamente. 

Leia a entrevista na íntegra:

Abrac – Como funciona a Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)?  

Andrea Melo – Esta divisão funciona como uma receptora de demandas por novas áreas de acreditação, oriundas de qualquer segmento da sociedade. Aceitamos a demanda para analisar a viabilidade e desenvolver um novo programa de acreditação, seja solicitada por uma pessoa física ou jurídica. Os interessados em conhecer um pouco mais nossa atividade, podem acessar o endereço: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-desenvolvimento-de-programa-de-acreditação.

Abrac – Quais são os principais objetivos da Divisão? 

Andrea Melo – A Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação (Didac) tem como principal objetivo preparar a infraestrutura interna da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) para oferecer novos serviços de acreditação, como novos ensaios, novas inspeções e certificações. Esta preparação envolve o entendimento da demanda, elaboração de procedimentos, captação de avaliadores e especialistas etc. Também apoiamos a Cgcre na manutenção e obtenção de acordos internacionais em acreditação, acompanhando as votações nos fóruns internacionais de acreditação, preparando a logística da avaliação pelos pares, fazendo a gestão do pagamento das anuidades, etc. 

Abrac – O que impactará o novo modelo regulatório do Inmetro nesta Divisão? 

Andrea Melo – O novo modelo ainda está em elaboração por um Grupo de Trabalho do Inmetro que congrega diversas áreas de atuação. Para a Didac, temos uma excelente expectativa de que o novo modelo trará mais agilidade e flexibilidade na regulamentação, de modo que possamos continuar apoiando as novas áreas e impulsionando a avaliação da conformidade acreditada, como uma ferramenta de confiança para os usuários de modo geral

Abrac – Recentemente, participou de uma reunião com a Abrac sobre certificação de software. Quais serão os próximos passos neste tema?

Andrea Melo – A certificação de software é um tema de extrema relevância para empresas e pessoas físicas. Também é um tema bastante amplo, com potencial de atuação elevado, envolvendo segurança, desempenho, comunicação efetiva etc. Já existe hoje a certificação acreditada de segurança da informação e da tecnologia da informação. Vemos na Didac que há espaço e necessidade de certificações mais específicas, como por exemplo o quanto um software é seguro contra ataques de hackers, como ele se adapta frente às novas ameaças e como podemos atestar com a certificação acreditada que um determinado software é seguro para seus usuários.  É importante identificar os padrões e normas que podem ser utilizados numa certificação de software, assim como é fundamental que os interessados em realizar esta certificação acreditada desenvolvam procedimentos de auditoria específicos.

Abrac – Como avalia a importância da Abrac e o Inmetro trabalharem juntos em diversas pautas? 

Andrea Melo – Considero extremamente positiva a atuação conjunta da Abrac e do Inmetro. Ao desenvolvermos um novo programa de acreditação, esperamos que os organismos de avaliação da conformidade atuem na nova área, de modo a oferecer seus serviços com a confiança que queremos transmitir à sociedade. E por esta razão, é muito importante Abrac e Inmetro trabalharem juntos para que possamos disponibilizar o melhor serviço e também para que saibamos como o mercado está reagindo frente ao novo programa desenvolvido. 

Crédito: Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) – @internet 08/04/2021

1 Comentário

  1. Andrea sempre foi muito dedicada. Fui colega dela na CGCRE e não me surpreende ela ter tanto sob sua responsabilidade. Parabéns!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!