5.000 equipamentos concentradores de oxigênio chegam ao Brasil

0
130
Cerca de 5 mil concentradores de oxigênio chegaram nesta quarta-feira (07/04) ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.   
 
Os equipamentos servem para captar e filtrar o oxigênio do ar. Só assim é possível fornecer um suprimento seguro a pacientes que necessitem de oxigenoterapia nas formas mais graves da covid-19.   
 
Os modelos importados pelo Ministério da Saúde têm 15 kg, funcionam na eletricidade e podem ser transportados facilmente para várias localidades. 
 
De acordo com o Ministério da Saúde, a expectativa é que esses equipamentos atendam de 10 a 20 mil pacientes mensais. O custo total, de R$ 35 milhões, foi viabilizado por meio de doações de 13 empresas. 
 

A Organização Mundial de Saúde, em documento referente ao fornecimento de oxigênio na pandemia da Covid-19, lista vantagens e desvantagens de cada item.

Sobre os concentradores de oxigênio, lembra que seu uso é limitado em termos de volume em comparação com cilindros, oxigênio líquido e gerador de oxigênio.

Destaca ainda que, ao contrário dos cilindros e do gás líquido, os concentradores precisam passar por manutenção regular de seus filtros e sistemas.

Além disso, precisam de um ponto de eletricidade ininterrupto. Por fim, o documento mostra que a estratégia de fornecimento de oxigênio deve considerar todas as opções e alta demanda por esses recursos.

Agência Brasil de Notícias 12/04/2021

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!