Hoje o Ipem-SP comemora 54 anos de atividades em defesa do consumidor

0
142

Hoje, 24 de abril, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo defender o consumidor e a justa concorrência àqueles que comercializam dentro das regras, celebra 54 anos de existência.

“São 54 anos de um trabalho sério e comprometido, com a participação de servidores e colaboradores dedicados, que caminha lado a lado com áreas essenciais para o governo, como a educação, saúde e segurança. O Ipem-SP desempenha atividades de extrema importância, com reflexos diretos na proteção dos direitos do consumidor e na garantia de justa concorrência, contribuindo com a economia e o desenvolvimento do Estado e do País. Acredito que essa crise momentânea que passa nosso Brasil possa nos fortalecer na união e amor ao próximo e que saiamos fortalecidos nos nossos ideais de servir à sociedade, na busca do bem”, destacou o superintendente do Ipem-SP, Ricardo Gambaroni.

O Ipem-SP possui uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos. Realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais e instrumentos. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou.

Histórico

Em fevereiro de 1967 o Governo Federal resolve delinear a política metrológica para todo o país, e regulamentar as atribuições do então Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM), por meio do Decreto-Lei nº 240 daquele ano. Uma das diretrizes dessa política era a criação dos órgãos estaduais delegados do INPM.

Na esteira dessa política foi criado, pelo o Decreto Estadual nº 47.927 de 24 de abril de 1967, no mandato do então governador Roberto Costa de Abreu Sodré, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), ainda vinculado à Secretaria do Trabalho, Indústria e Comércio, com a finalidade de executar, nos termos da delegação do INPM, os serviços técnico-administrativos de pesos e medidas. Em 1973, com a criação do Inmetro, recebeu a delegação de autarquia para realizar as atividades de controle metrológico no estado.

Fonte: https://www1.ipem.sp.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/noticias-2021/ipem-sp-comemora-54-anos-de-atividades-em-defesa-do-consumidor


Ricardo Gambaroni. – superintendente do Ipem-SP, @impemsp

 

Mensagem do superintendente em comemoração aos 54 anos do Ipem-SP

Acesse aqui o vídeo do superintendente do Ipem-SP, Ricardo Gambaroni.

 


Sindicato Nacional dos Servidores do Inmetro
Sindicato Nacional dos Servidores do Inmetro

O ASMETRO-SN parabeniza o IPEM-SP e a sua força de trabalho pelos 54 anos trabalhando na linha de frente na Defesa do Consumidor e da Sociedade no Estado de São Paulo, que venha muitos outros aniversários

ASMETRO-SN 24/04/2021 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!