De Bem com a Vida: Enfrentamento à COVID-19

0
40

Do medo da covid-19 à desolação: enfermeiros enfrentam danos psicológicos do trabalho na pandemia.

SP retém cópia de atestado dos que receberem vacina contra covid-19.

“Vacinas estão se mostrando efetivas”

Ministério da Saúde enviará aparelhos de oxigênio para Norte-Nordeste.

Compra de Vacinas


Do medo da covid-19 à desolação: enfermeiros enfrentam danos psicológicos do trabalho na pandemia

“Os enfermeiros já enfrentavam, antes da pandemia, problemas de saúde mental relacionados a longas jornadas de trabalho, como estresse, esgotamento e havia até relatos de pensamentos suicidas. A gente sabia que a situação pioraria com a pandemia, mas não pensávamos que pioraria tanto”, diz Dóris, como a enfermeira é conhecida, à BBC News Brasil.

Coordenadora da Comissão Nacional de Saúde Mental do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), ela criou o projeto “Enfermagem Solidária”. De forma gratuita, 24 horas por dia, a iniciativa fez cerca de 8 mil atendimentos virtuais de trabalhadores de todo o país no ano passado, segundo Dóris.

Depressão, ansiedade e pensamentos suicidas foram alguns dos temas que os cerca de 150 voluntários leram em relatos dos profissionais de saúde.

Leia a íntegra da matéria da BBC >>> www.bbc.com/portuguese/brasil-57151630


SP retém cópia de atestado dos que receberem vacina contra covid-19 . Objetivo é evitar fraudes na fila de pessoas com comorbidade

Para evitar fraudes, a prefeitura de São Paulo vai começar a reter atestados e receitas médicas das pessoas que vão tomar a vacina contra a covid-19 prevista para aqueles que tenham comorbidades. A medida entra em funcionamento na próxima segunda-feira (31).Segundo a prefeitura, a retenção desses documentos vai funcionar por amostragem. Por meio dessas cópias, a prefeitura pretende averiguar se os documentos são ou não verdadeiros.

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo informou que a medida é uma sugestão do Ministério Público. Caso seja constatado que houve fraude na documentação, a pessoa poderá responder civil ou criminalmente.

Quem compra ou vende atestado médico falso está cometendo crime, informou a secretaria. O médico que emite um atestado com teor falso também comete crime e, caso isso seja constatado, pode pegar pena de prisão de até um ano.

Além da retenção de documentos, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo também vai passar a exigir comprovante de residência no ato da vacinação.

Agência Brasil de Notícias 31/05/2021


“Vacinas estão se mostrando efetivas”, diz vice-presidente da SBIm . Médica Isabella Ballalai diz que a vacinação está diminuindo casos, mortes e hospitalizações

O Brasil deu início à campanha nacional de vacinação em janeiro e, até o momento, 10% da população acima de 18 anos recebeu as duas doses de uma das vacinas disponíveis. Em entrevista à CNN, neste domingo (30), a médica e vice-presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), Isabella Ballalai, disse que as vacinas estão sendo efetivas.

“Todas as vacinas estão se mostrando efetivas, que, além de eficazes, impactam na prática diminuindo casos, mortes e hospitalizações. A gente tem esses resultados em Manaus, a gente tem esses resultados em São Paulo e, cada dia, vão ter mais dados para entender melhor”, disse.

Em alguns casos raros, segundo a especialista, a pessoa, mesmo tendo tomado as duas doses, ainda tem chance de adquirir a doença e chegar à óbito. “Mas não significa que a vacina não está servindo para nada”, ressalta. 

Leia a íntegra da matéria da BBC >>>  www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/05/30/vacinas-estao-se-mostrando-efetivas-diz-vice-presidente-da-sbim


Ministério da Saúde enviará aparelhos de oxigênio para Norte-Nordeste

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que enviará 5,1 mil concentradores de oxigênio para auxiliar as unidades de saúde com pacientes internados com covid-19 no Norte e Nordeste do país. Queiroga encontra-se em Pernambuco, estado que, segundo ele, receberá 148 aparelhos até o dia 10 de junho. 

“Estamos visitando a região, pois sabemos que há ameaça de colapso no sistema de saúde, sobretudo em função do insumo oxigênio. O ministério já providenciou para essas regiões 5.100 concentradores de oxigênio. Para Pernambuco, serão 148 concentradores”, disse o ministro.

 

Perguntado sobre se há risco de colapso por falta de oxigênio, mesmo após o envio desses concentradores, Queiroga disse que o governo trabalha para que isso não aconteça. “Só que lidamos com a imprevisibilidade biológica porque esse vírus sofre mutação e pode ter variantes que podem ter comportamento biológico diferente, o que leva pressão maior para o sistema de saúde. Mas as autoridades sanitárias estão empenhadas para que não haja falta de oxigênio”, acrescentou.

Queiroga, no entanto, ressaltou que distribuição e logística de oxigênio “é questão complexa”, uma vez que o gás é distribuído não apenas na forma líquida, mas também em cilindros, forma mais comumente adotada nos municípios de menor porte. “Há carência de cilindros [em municípios], mas estamos apoiando as secretarias municipais de saúde para que não haja falta de cilindros”, disse Queiroga ao destacar ser preciso aprimorar a logística, para esse tipo de transporte. 

Agência Brasil de Notícias 31/05/2021


Compra de vacinas

Sobre as ações do governo visando à compra de vacinas, Queiroga disse que a carência de vacina é mundial. “Mas no mês de junho teremos garantidos mais de 40 milhões [de doses de vacinas] a serem distribuídas. Em junho teremos uma marca importante, que é de [atingir um total de] 100 milhões [de doses] distribuídas para o país inteiro”, acrescentou.

“Só com a Pfizer, temos um contrato de 200 milhões de doses de vacinas. Agora, em 1º junho, assinaremos acordo de transferência de tecnologia entre a indústria Astrazênica e a Fiocruz, colocando o Brasil na vanguarda de países que tem capacidade com autonomia de produzir vacinas. Há também negociações com outras farmacêuticas para buscarmos antecipar doses. Agora, é um contexto que não é simples porque é uma emergência em saúde pública internacional”, completou.

Agência Brasil de Notícias 31/05/2021

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!