Começa hoje: XII Enoac e Dia Mundial da Acreditação será por videoconferência.

0
523
@inmetro

XII Enoac ocorrerá  de 07 a 10 de junho, quando também será comemorado o Dia Mundial da Acreditação

Novos programas de acreditação desenvolvidos pelo Inmetro e avaliações remotas de laboratórios serão alguns dos temas abordados durante o XII Encontro de Organismos de Avaliação da Conformidade (Enoac), evento realizado pela Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM).
 

Por causa das restrições sociais impostas pela pandemia de Covid-19, o encontro será por videoconferência, entre os dias 7 e 10 de junho. Em paralelo, no dia 9 de junho, será comemorado o Dia Mundial da Acreditação. As inscrições podem ser feitas pelo site www.enoac.org.br, onde também consta a programação do XII Enoac.

“Nesse período de mais de um ano de isolamento social tivemos que nos adaptar aos novos tempos. As videoconferências e os trabalhos remotos deram condições para que o mundo continuasse funcionando. Justamente por isso, temos boas expectativas de público para essa edição do Enoac”, ressalta Aldoney Costa, coordenador-geral de Acreditação do Inmetro.

Um dos temas principais do XII Enoac, segundo Costa, será a avaliação remota, adotada pela Cgcre a partir da declaração do estado de emergência no Brasil. Telma Rover, chefe da Divisão de Acreditação de Laboratórios (Dicla), fará um balanço da atividade nesse período. “A pandemia acelerou uma tendência que já existia, pois a própria Cgcre já realizava avaliações remotas em algumas atividades. Atualmente estamos realizando análises críticas dos resultados das avaliações remotas visando a aperfeiçoar este tipo de atividade, sendo por isto muito importante ouvir as impressões dos organismos de avaliação da conformidade sobre o resultado desta forma de avaliação”, sublinhou Costa.

Dia Mundial da Acreditação

Dia 9 de junho se comemora o Dia Mundial da Acreditação, que neste ano tem o tema “Apoio à Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.Trata-se de uma iniciativa global conjunta realizada pelos fóruns internacionais de acreditação, International Accreditation Forum (IAF) e International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) com o objetivo de aumentar a consciência da importância das atividades relacionadas à acreditação, como avaliação da conformidade e certificação de produtos e serviços.

Para comemorar a data, várias atividades são programadas ao redor do mundo, como o Enoac, no Brasil. O objetivo dessas iniciativas anuais é disseminar as vantagens e benefícios para as partes interessadas como reguladores, indústrias, comerciantes e consumidores sobre o valor da acreditação.

Nesse dia, Alessandra Gaspar Costa, vice-presidente de Relações Institucionais da Abrac (Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade) falará sobre “a importância do relacionamento de associação de organismo da avaliação da conformidade (OAC) com a acreditação”.


XII Enoac e Dia Mundial da Acreditação – evento virtual

Data: 07/6 a 10/6/2021

Horário: das 9h às 16h30min

Inscrições: www.enoac.org.br

Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/xii-enoac-ocorrera-em-junho-quando-tambem-sera-comemorado-o-dia-mundial-da-acreditacao

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!