“Oficina de Lucro Social contribui para a valorização dos servidores públicos” – Marcos Heleno Guerson

0
171
Presidente do Inmetro abertura da VI OLS - 15/06/2021 @asmetro

O presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, fez  a palestra de abertura, nesta terça-feira (15/06), da VI Oficina de Lucro Social: Ferramenta de Transparência do Setor Público – O Cronotacógrafo, realizada pelo ASMETRO-SN, no Américas Barra Hotel, (RJ). Ele parabenizou o ASMETRO-SN pela realização do evento, que contribui para a valorização dos servidores públicos em geral, levando conhecimento a toda a sociedade.

“Toda política pública tem que ser avaliada quanto a seus resultados.   A sociedade precisa ser comunicada sobre o que está sendo feito para entender como esse trabalho é importante. Toda a regulamentação tem um custo para a sociedade, que precisa saber sobre os benefícios , qual é o lucro social gerado a seu favor”, pontuou  o presidente do Inmetro.

Para o presidente do Inmetro, a iniciativa do Asmetro, desenvolvida há anos, de trabalhar a questão do lucro social, contribui para que o serviço público tenha parâmetros para poder verificar como os benefícios das suas próprias atividades estão sendo avaliados. Por isso, ele acredita que é fundamental que haja ampla comunicação com a sociedade sobre o que é lucro social.

“Eu diria, com certeza, que a sociedade como um todo, incluindo o setor produtivo, porque todos participam desse processo de alguma forma. O próprio governo precisa entender isso”, disse. E não é nada fácil.  “Às vezes, é difícil comunicar, dentro da própria estrutura do poder público, seja Executivo, Legislativo e Judiciário, o quanto as politicas alcançam os seus resultados”.  

Na opinião do presidente do Inmetro, a maior dificuldade para esse entendimento sobre os benefícios do lucro social está relacionada à questão da pouca comunicação: “É o desconhecimento da metodologia, dos aspectos intangíveis que não se mede em dinheiro diretamente, mas que tem grande valor. É difícil dimensionar o valor de uma atividade. Tudo é muito fácil quando está na nota fiscal”.

O cronotacógrafo

Nesse sentido, Marcos Heleno Guerson citou como exemplo o cronotacógrafo; e o quanto o equipamento representa de economia na manutenção de uma estrada. “O que representa um acidente? Quanto custa um acidente? São coisas difíceis de perceber para as pessoas comuns e às veze até para as especializadas. Daí a importância da divulgação do lucro social”.

Assim, na avaliação do presidente do Inmetro, as oficinas de lucro social do Asmetro ganham cada vez mais relevância.

“Vejo o Asmetro como uma associação que representa os servidores, utilizando uma metodologia para realizar esse trabalho, que é produto dos próprios servidores. Portanto, o Asmetro acaba realizando um grande papel, desenvolvendo essa metodologia e comunicando à sociedade”.

Mão na massa

Ao fazer um breve balanço sobre o evento, em seu primeiro dia,  Marcos Heleno  Guerson garantiu que o Inmetro está muito interessado nos resultados da VI Oficina de Lucro Social:

“É uma prestação de serviços para o servidor público. À medida que o Asmetro desenvolve essa metodologia, colocando a mão na massa para realmente calcular e levantar parâmetros, acaba interessando muito a todos os servidores”.  

Palestra

Em sua palestra de abertura da VI Oficina de Lucro Social, Marcos Heleno Guerson abordou vários aspectos relevantes do Inmetro, como a missão do Instituto:

“Viabilizar soluções de infraestrutura da qualidade que adicionem confiança, qualidade e competitividade aos produtos e serviços disponibilizados pelas organizações brasileiras, em prol da prosperidade econômica e bem-estar da nossa sociedade”.

Falou também sobre o Planejamento estratégico do Inmetro no período de 2021 a 2023, em dois pilares como o apoio tecnológico às organizações brasileiras e o apoio ao funcionamento dos mercados.

Palestra do Presidente do Inmetro na VI OLS > oficina de lucro social Guerson

OLS/ASMETRO-SN 17/06/2021

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!