Vacinas contra a COVID-19

0
129
@internet

Butantan dá início aos testes clínicos da Butanvac, candidata a vacina brasileira contra a covid-19

Anvisa alerta sobre problemas cardíacos com vacina da Pfizer, mas recomenda uso.

Mortes por covid-19 caem 9% e casos recuam 29%, informa ministério.

Covid-19: Brasil recebe mais 4 milhões de doses da AstraZeneca


Butantan dá início aos testes clínicos da Butanvac, candidata a vacina brasileira contra a covid-19

Instituto prevê 17 semanas para concluir estudos; voluntários passam por exames e primeiras aplicações devem ser feitas nos próximos dias

O governadorJoão Doria (PSDB) participou na manhã desta sexta-feira, 9, do início dos testes clínicos da Butanvac, no hemocentro do Hospital das Clínicas, na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. A Butanvac, produzida pelo Instituto Butantan, é uma das candidatas à vacina contra covid-19 com fabricação 100% nacional. No evento, Doria e Dimas Covas, diretor do Butantan, reforçaram a importância do produto para contribuir com a revacinação dos brasileiros em 2022. 

Nesta sexta, ainda não houve aplicação de doses. Seis voluntários começaram a passar por exames para poder receber a Butanvac, que começa a ser aplicada em participantes dos ensaios clínicos nos próximos dias. Na quarta-feira, 7, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início dessa etapa após o Butantan encaminhar novos documentos que a agência havia solicitado. Até o fim dos testes para a liberação da vacina, o número de voluntários deve ser dez vezes maior do que o atual.

Nesta primeira etapa, iniciada nesta sexta-feira, os voluntários serão divididos em quatro grupos. O grupo 1 será vacinado com um micrograma; três microgramas serão aplicados no grupo 2. Já o grupo 3 vai receber 10 microgramas. O quarto grupo é vacinado com placebo. Os voluntários não ficam sabendo em que grupo estão. A partir daí, passam a ser avaliadas a segurança da vacina e qual a dosagem do imunizante será incorporada à vacina definitiva. 

Nas etapas seguintes, a Butanvac será avaliada em relação à resposta imune que produz. A previsão é que os estudos levem aproximadamente 17 semanas. Como o Estadão mostrou, o Butantan quer encurtar a fase três dos ensaios clínicos. A Anvisa, no entanto, afirma que ainda não há “consenso científico” sobre esse novo modelo. 

A Butanvac pode ser a primeira vacina com princípio-ativo, o IFA, produzido no Brasil. Para a produção da Coronavac, por exemplo, esse componente precisa ser importado da China. Além de facilitar a produção no País, a novidade deve favorecer o menor custo de produção dessa vacina. O Butantan já tem 10 milhões de doses prontas em estoque.

íntegra da matéria: saude.estadao.com.br/noticias/geral,butantan-da-inicio-aos-testes-clinicos-da-butanvac-candidata-a-vacina-brasileira-contra-a-covid-19,70003773869

Crédito: Everton Sylvestre, Especial para o Estadão – @internet 10/07/2021


Anvisa alerta sobre problemas cardíacos com vacina da Pfizer, mas recomenda uso

Segundo a agência, até o momento, os benefícios superam os riscos; não há relato de casos dessas complicações pós-vacinação no Brasil, somente nos EUA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou nesta sexta-feira, (9), para o risco de inflamação cardíaca após a vacinação contra Covid-19 com o imunizante da Pfizer depois do registro de casos nos Estados Unidos, mas ressaltou que mantém a recomendação de continuidade da imunização com a vacina, uma vez que, até o momento, os benefícios superam os riscos.

Segundo a Anvisa, até o momento não há relato de casos dessas complicações pós-vacinação no Brasil, onde o imunizante da Pfizer é responsável por 9,2% de todas as vacinas aplicadas, com 9,6 milhões de doses.

 

“A agência esclarece que o risco de ocorrência desses eventos adversos é baixo, mas recomenda aos profissionais de saúde que fiquem atentos e perguntem às pessoas que apresentarem sintomas se elas foram vacinadas, especialmente com a vacina da Pfizer”, disse a Anvisa em comunicado.

A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) informou na quarta-feira que vai adicionar um alerta sobre casos raros de inflamação cardíaca em adolescentes e adultos jovens às fichas técnicas das vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna contra a Covid-19.

Grupos de aconselhamento do Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Estados Unidos (CDC), reunidos para discutir relatos de casos sobre problemas no coração após a vacinação, apontaram que casos raros de miocardite em adolescentes e jovens adultos provavelmente estão ligados a inoculações com as duas vacinas, que usam a tecnologia de RNA mensageiro.

Crédito: Pedro Fonseca/ CNN Brasil com a Reuters – @internet 10/07/2021


Mortes por covid-19 caem 9% e casos recuam 29%, informa ministério

As mortes em decorrência de complicações relacionadas à covid-19 registradas por autoridades de saúde sofreram redução de 9% na Semana Epidemiológica 26, que vai de 27 de junho a 3 de julho, em comparação com o período anterior. As informações estão no mais recente Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.

Na Semana Epidemiológica 26, as secretarias de saúde confirmaram 10.852 pessoas que não resistiram à covid-19, enquanto o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde na semana anterior trouxe 11.935 óbitos.

O resultado representa uma reversão no movimento de retomada do crescimento da curva de óbitos, após uma estabilização em semanas anteriores. A média móvel de mortes na Semana Epidemiológica 26 ficou em 1.705.

íntegra da matéria: agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-07/mortes-por-covid-19-caem-9-e-casos-recuam-29-informa-ministerio

Agência Brasil de Notícias 10/07/2021


Covid-19: Brasil recebe mais 4 milhões de doses da AstraZeneca

Pousou, na noite desta sexta-feira (9/7), no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), mais um lote com 4 milhões de vacinas da AstraZeneca/Fiocruz.

De acordo com a pasta, as doses serão distribuídas de forma proporcional aos estados e ao Distrito Federal, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O Ministério da Saúde ainda destaca que a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil recebeu também, nesta semana, o reforço de 600 mil doses da Pfizer/BionTech e 937 mil da Coronavac/Butantan. Ao todo, foram 5,5 milhões de doses entregues ao órgão.

Crédito: Nathalia Kuhl/ Metrópoles – @internet 10/07/2021

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!