Resumindo a Indústria 4.0

0
232
imagem disponível na internet
Apesar das diversas implicações da I4, os conceitos que sustentam essa revolução são poucos e fáceis de se entender. Este artigo resume 4 pilares básicos. São eles:
 

Sistemas ciber-físicos

Um sistema ciber-físico é um sistema no qual um mecanismo é controlado ou monitorado por algoritmos baseados em computador. Nesses sistemas, os componentes físicos e de software estão profundamente interligados, capazes de operar em diferentes escalas espaciais e temporais, exibem múltiplas e distintas modalidades comportamentais e interagem entre si de maneiras que mudam com o contexto.

Exemplos de SCF incluem redes inteligentes, sistemas autônomos de automóveis, monitoramento médico, sistemas de controle industrial, sistemas de robótica e pilotos automáticos de aeronaves.  

Internet das Coisas (IoT)

A definição da Internet das Coisas evoluiu devido à convergência de várias tecnologias, análises em tempo real, aprendizado de máquina, e sensores de mercadorias.

Os campos tradicionais de sistemas embarcados, redes de sensores sem fio, sistemas de controle, automação residencial e predial, e outros contribuem para permitir a Internet das Coisas.

No mercado, a tecnologia IoT é sinônimo de produtos pertencentes ao conceito de “casa inteligente”, cobrindo dispositivos e eletrodomésticos como luminárias, condicionadores de ar, sistemas e câmeras de segurança residencial e outros eletrodomésticos compatíveis com dispositivos associados a esse ecossistema, como smartphones e alto-falantes inteligentes.

Computação Cognitiva

A Computação Cognitiva (CC) descreve plataformas tecnológicas que, em termos gerais, são baseadas nas disciplinas científicas da inteligência artificial e processamento de sinais.

Essas plataformas englobam aprendizado de máquina, raciocínio, processamento de linguagem natural, reconhecimento de fala e visão (reconhecimento de objetos), interação homem-computador, geração de diálogo e narrativa, entre outras tecnologias.

Em geral, o termo “computação cognitiva” tem sido usado para se referir a novos hardwares e/ou softwares que imitam o funcionamento do cérebro humano e ajudam a melhorar os recursos humanos na tomada de decisões. Nesse sentido, a CC é um novo tipo de computação com o objetivo de modelos mais precisos de como a mente humana sente, raciocina e responde a estímulos.

Status: on-line
André Queiroz
Supervisor | Coach | Voluntário @linkedin

Os aplicativos de CC vinculam a análise de dados e a exibição de página adaptável para ajustar o conteúdo para um tipo específico de público. Dessa forma, o hardware e os aplicativos da CC se esforçam para serem mais afetivos e mais influentes no design.

Computação em nuvem

A computação em nuvem é a disponibilidade sob demanda de recursos do sistema de computador, especialmente armazenamento de dados e o poder de computação sem gerenciamento ativo direto do usuário. O termo geralmente é usado para descrever os datacenters disponíveis na internet (Google Drive, Dropbox etc). As grandes nuvens geralmente têm funções distribuídas em vários locais a partir de servidores centrais.

Retirado do meu livro “Manual de Sobrevivência de Carreira”, disponível em https://www.amazon.com/MANUAL-SOBREVIV%C3%8ANCIA-CARREIRA-INDUSTRIAL-Portuguese-ebook/dp/B08B4V3ZWV

Cédito: André Queiroz no Linkedin – 31/07/2012

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!