1º laboratório privado de ensaios de baterias para carros elétricos do Brasil será no Inmetro

1
372

Inmetro prepara 1º laboratório do Brasil para testes de bateria veicular

Projeto será desenvolvido no Rio de Janeiro em parceria com setor privado30

Será assinado na terça-feira, 31, memorando para construção do primeiro laboratório privado de ensaios de baterias para carros elétricos do Brasil.   

Segundo o projeto, ele será instalado no Campus de Inovação e Metrologia do Inmetro, um parque tecnológico em Duque de Caxias (RJ). (O Campus Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho do Inmetro fica em Xerem)

Participam da assinatura, além do Inmetro, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e o organismo de certificação de produtos PCN, da Coreia do Sul. O contrato legal, com as bases finais da parceria, deverá ser assinado ainda em dezembro de 2021. O laboratório deverá entrar em operação em 2023 e, segundo o Inmetro, “atende à crescente demanda mundial por carros mais econômicos e menos poluentes”.

“Algumas projeções indicam que, em 15 anos, mais de 60% da frota brasileira será de veículos elétricos ou híbridos. A partir disso, surge a importância de uma infraestrutura da qualidade do País neste segmento. Temos capacidade técnica para contribuir para o desenvolvimento de requisitos de segurança”, disse Marcos Heleno Guerson, presidente do Inmetro.

A iniciativa está fundamentada no Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O Inmetro, como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), tem o papel de promover a integração de organizações governamentais, universidades e empresas nos projetos que promovam a inovação, passo considerado estratégico para o desenvolvimento econômico do país.

Segundo os termos da parceria entre as partes, caberá ao Inmetro ceder espaço no Campus de Laboratórios, treinar especialistas para manter a rastreabilidade e desenvolver requisitos e programa de acreditação.

No caso do PCN, deverá fazer a ponte com potenciais investidores, dar suporte para criação de normas e desenvolver certificação. À PUC, gerenciar os recursos arrecadados, construir laboratório e comprar equipamentos

Crédito: Automotive Business – @internet 30/08/2021

1 Comentário

  1. É impressionante como o Inmetro não conhece o Inmetro. Já temos na área destinada ao Parque Tecnológico do Instituto o laboratório de engenharia veicular da PUC-Rio e estamos assinando um Memorando com a PUC-RS para construir um laboratórios de teste de baterias, com financiamento de um organismo de certificação da Coréia do Sul. É o Brasil do desperdício em ação. Não seria mais interessante, produtivo e econômico trazer para esta parceria também a PUC-Rio para aproveitar espaço em seu laboratório já instalado no campus do Inmetro?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.