O papel da metrologia na competitividade industrial

0
200
@linkedin do gustavo dellagiustina
A garantia das boas práticas de fabricação está intrinsicamente ligada ao nível do rigor metrológico requerido para as fases de um processo industrial, seja ele produtivo ou de controle de qualidade.   
 
A atenção dada para a manutenção deste nível numa condição satisfatória refletirá, direta e indiretamente, na qualidade e segurança de um produto final, contribuindo de certa forma para a competividade deste no âmbito mercadológico. 
 

Considerando que a competitividade seja um atributo significativo no desenvolvimento de um determinado produto, é preciso observar que apenas garantir as boas práticas de fabricação nem sempre será suficiente para alcançar a competitividade desejada, sendo então necessário, refinar determinadas etapas do processo produtivo. 

É neste contexto que a metrologia exerce um papel fundamental onde, o nível do rigor metrológico requerido é ajustado para colaborar na obtenção do resultado desejado. Este rigor metrológico pode ser entendido como o critério de aceitação de um determinado processo, formado pela razão entre os limites operação deste e o grau de importância (no ponto de vista de consequências), que então, exigirá uma instrumentação com níveis de exatidão e incerteza coerentes a este critério de aceitação.

Além da instrumentação coerente ao nível do rigor metrológico requerido, é importante considerar que a rastreabilidade de medição se torna indispensável para a validade de um resultado de medição fornecido por esta instrumentação, pois, do contrário, sem rastreabilidade, não é possível estabelecer, por exemplo, a intercambiabilidade entre peças.

Sendo assim, a instrumentação deverá ser periodicamente submetida aos processos de avaliação da conformidade para que os efeitos sistemáticos (tendências) sejam conhecidos, com as respectivas incertezas de medição estimadas. 

Este processo de avaliação da conformidade deve ser provido por um laboratório, sendo de preferência, de competência formalmente reconhecida. Os laboratório acreditados, que detém o grau de competência formalmente reconhecida, possuem metodologias e mapeamento de incertezas adequadas para a execução e relato de atividades de avaliação da conformidade, satisfazendo a conexão de rastreabilidade metrológica.

Gerente Técnico da COMPETEC | Auditor Especialista | Físico

A carência de conhecimentos metrológicos no meio industrial ainda é atualmente evidente, fazendo com que as operações metrológicas sejam apontadas como “custos de operação”, quando na verdade, a aplicação metrológica adequada pode, não só gerar competividade a nível de qualidade de produto, mas também gerar competividade na redução de custos de produção, aumento na segurança de processo e produto, entre outros.

Sendo assim, a competividade industrial pode ser entendida como um estímulopara a melhoria contínua dos processos, na qual, o nível das atividades metrológicas e a busca pelo entendimento mais adequado dos resultados sejam constantemente aprimorados. O uso assertivo destes resultados pode direcionar ações particulares e interessantes na correção e ajuste de um processo, não detectável por outros métodos.

Crédito:Linkedin do Gustavo Dellagiustina 09/10/2021

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!