Inmetro: Parque Tecnológico Itaipu Brasil terá laboratório de Infraestrutura da Qualidade com foco no desenvolvimento de cidades inteligentes

0
507
@imagem disponível em Connected Smart Cities

Iniciativa do Inmetro, ABNT, Abraco e PTI trará mais confiança às tecnologias desenvolvidas na Vila A, bairro inteligente de Foz do Iguaçu

Foi inaugurado, nesta terça-feira (30/11), o Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (IQ) do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR). Iniciativa pioneira no Brasil, o laboratório aproximará as instituições que fornecem soluções de Infraestrutura da Qualidade dos desenvolvedores de tecnologia, com foco na temática das cidades inteligentes. O objetivo é gerar mais confiança aos produtos e serviços desenvolvidos no local, ampliando a qualidade de vida à população.

O projeto é uma parceria entre o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) e o Parque Tecnológico Itaipu. No local, empresas que estão desenvolvendo soluções para cidades inteligentes terão acesso direto aos profissionais das instituições parceiras, que poderão orientar e trabalhar conjuntamente em questões relacionadas à metrologia, às normas técnicas e à avaliação da conformidade.

Ao oferecer mais confiança a produtos desenvolvidos para cidades inteligentes, o trabalho que será desenvolvido no laboratório beneficia tanto as empresas, que serão mais competitivas, quanto o poder público, que terá mais segurança em suas aquisições. “O grande propósito do Laboratório de Infraestrutura da Qualidade é criar um ecossistema em que diferentes partes conversem e criem soluções conjuntas. Precisamos conectar todas as capacidades em prol de um projeto comum, que é viabilizar a inovação”, afirmou o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson, na cerimônia de lançamento.

De acordo com o General Eduardo Garrido, diretor superintendente do PTI-BR, este é mais um passo rumo ao caminho de tornar Foz de Iguaçu reconhecida como uma cidade inteligente de referência. “O laboratório, bem como a parceria com o Inmetro, traz credibilidade ao processo de implementação das tecnologias inteligentes”, comenta Garrido. O diretor também afirma que a expectativa é que a partir de agora a quantidade de empresas que buscam atuar no Vila A Inteligente, se multiplique. “É um próspero momento para Foz do Iguaçu”, acrescentou.

Soluções

@imagem disponível na página do inmetro

O Programa Vila A Inteligente prevê a adoção de tecnologias para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos nas áreas de segurança pública, mobilidade urbana, ambiental e integração social. Até o momento, seis startups já foram selecionadas para instalar e testar suas soluções com negócios que vão de estações de hidratação para espaços públicos com água quente e fria para pessoas e pets a monitoramento para redes elétricas, passando por sistema inteligente de informações para pontos de ônibus.

“A ABNT, sendo única representante da International Organization for Standarlization (ISO), contribuirá de forma efetiva com o Laboratório de Infraestrutura da Qualidade, oferecendo um arcabouço normativo moderno para auxiliar as cidades a orientar e avaliar o desempenho da gestão de seus serviços urbanos, bem como seu respectivo impacto na qualidade de vida das pessoas”, destacou Mario William Esper, presidente da ABNT. Na segunda-feira (29/11), um Acordo de Cooperação entre o Centro Universitário UDC (instituição iguaçuense) e a ABNT foi assinado a fim de definir a participação de estudantes e professores da UDC como força de trabalho do Laboratório.

Para Alexandre Xavier Martins, vice-presidente de Produtos da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), a infraestrutura da qualidade no Brasil precisa desde já estar atenta para velocidade e adequações necessárias. “Uma das principais macrotendências globais é a transformação digital e, dentro desse contexto, as cidades inteligentes são um elemento fundamental a considerar, envolvendo regulamentação, normalização, avaliação da conformidade e é para isso que estamos nesse projeto”, comentou o representante da entidade.

Palestra

Na cerimônia de inauguração do Laboratório, o gerente de projetos do Inmetro, Marcos Aurélio Lima de Oliveira, proferiu uma palestra com o tema “Como a Infraestrutura da Qualidade (IQ) pode prover soluções para o setor produtivo e valor para a sociedade, no contexto de cidades inteligentes”.

Ele abordou o desafio de segurança em um cenário de profusão de novas tecnologias e de alta conectividade e o papel da IQ neste processo. “Onde está a IQ quando a gente fala de cidades inteligentes? Está no centro. É um aglutinador para buscar credibilidade para as tecnologias que serão desenvolvidas. E nós vamos usar o ambiente sandbox para desenvolver metodologias para isso”, explicou.

fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias /parque-tecnologico-itaipu-brasil-tera-laboratorio-de-infraestrutura-da-qualidade-com-foco-no-desenvolvimento-de-cidades-inteligentes

@imagem disponível na página do Inmetro

Abrac prestigia palestra do Inmetro na UDC em Foz do Iguaçu (PR)

 141030112021

O superintendente da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Masao Ito e o vice-presidente de Produtos, Alexandre Xavier, prestigiaram, nesta segunda-feira (29.11), o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Heleno Guerson Júnior, em uma palestra sobre Desafios da Infraestrutura da Qualidade na União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC), em Foz do Iguaçu (PR).

Antes do início da apresentação, o vice-presidente de Produtos da Abrac, Xavier, o pró-reitor da UDC, Fábio Prado, e o presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário William Esper, foram convidados a compor a mesa, junto com o presidente do Inmetro, para fazer uma breve explanação.

“É um momento importante para UDC. Primeiro porque estamos voltando a usar o teatro com uma palestra, depois de muito tempo. O segundo ponto importantíssimo é a presença dos presidentes de associações que interferem diretamente nas nossas vidas, no dia a dia, em muitas coisas que as pessoas nem tem ideia. Quando você parar para observar qualquer produto ou serviço, tem a mão dessas instituições importantíssimas para o nossos País”, iniciou Prado.

Na sequência, o presidente da ABNT falou sobre a importância do tema, destacando que a Associação, como Fórum Brasileiro de Normalização, e único representante da International Organization for Standardization (ISO) no Brasil, integra o sistema, que por meio de metodologia, boas práticas e normas técnicas, além da avaliação da conformidade e acreditação, proporcionam a melhoria da qualidade, segurança de produtos e processos. “Esse arcabouço resulta no aprimoramento da gestão de todos os setores produtivos, estimula a inovação e impacta na qualidade de vida da sociedade”, acrescentou Esper.

141330112021.png

Já o vice-presidente de Produtos da Abrac, Alexandre Xavier, destacou que a palestra do presidente do Inmetro é um marco para o País, com um aspecto importante e necessário para a sociedade nos tempos atuais.

“A discussão sobre a infraestrutura da Qualidade em um momento de enormes desafios para o Brasil e para o mundo, contém grandes macrotendências como: transformação digital, sustentabilidade, assuntos que estamos acompanhando na mídia e no nosso dia a dia. Seja no meio acadêmico, seja no mercado de trabalho, é algo fundamental na diferença do País”, declarou Xavier.

Segundo Xavier, o Inmetro tem uma proposta muito válida em relação a ser uma caixa de ferramentas de soluções para a sociedade. “Já a ABNT é responsável pela normalização técnica do nosso País e membro da ISO. Com um aspecto fundamental para a sociedade em relação às referências técnicas e para todo desenvolvimento e base para produtos, sistemas e serviços da nossa sociedade”, acrescentou.

Infraestrutura da Qualidade 141430112021.png

Durante a sua apresentação, o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson Júnior, destacou pontos como soluções de Infraestrutura da Qualidade, Indústria 4.0, Laboratório de Inovação, entre outros temas. “O Sistema de Infraestrutura da Qualidade: o mundo todo enxerga isso. Enxerga isso como uma parte fundamental de estratégia de competitividade, de concorrência e de desenvolvimento econômico. É um sistema que tem uma lógica e começa na metrologia”, comentou Guerson.

De acordo com Guerson Júnior, a ciência moderna surgiu e ganhou impulsão com o desenvolvimento da metrologia e dos instrumentos de medida. “Sem essa base você não desenvolve um produto”, acrescentou.

Ao falar da Indústria 4.0, o presidente destacou que o tema é um grande desafio, pois a inovação é muito rápida e a propagação dentro da sociedade acontece em uma velocidade absurda. “Se pararmos para pensar o tempo que levou o microcomputador para chegar nas camadas mais populares da sociedade foram quase duas décadas. Mas esse computador que eu tenho no bolso (celular) em questão de anos estava propagado na sociedade”, explicou.

Sobre o Laboratório de Inovação do Inmetro, Guerson Júnior destacou que a autarquia tem que entender a inovação e suas formas, bem como dar suporte ao setor produtivo para desenvolver essa área. “Lançamos esse ano o InovaInmetro, que é o Laboratório de Inovação do Inmetro, em Xérem (RJ), para poder desenvolver soluções para esse mundo novo”, acrescentou.

Segundo o presidente do Inmetro, a grande visão de futuro do Instituro é ser reconhecido pelo setor produtivo como caixa de ferramentas. “O Inmetro não é um cartório, não é um carimbador, mas sim uma caixa de ferramentas”, declarou.

Assessoria de Imprensa da Abrac 01/12/2021

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!