Sistema de Registro Eletrônico de Frequência: Duvidas dos Servidores e Comunicado do Inmetro

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Dúvidas sobre a operacionalização da portaria 521 que dispõe sobre o horário, expediente e controle eletrônico de frequência no Inmetro
 

Duque de Caxias, 11 de janeiro de 2022.                    001-2022-OF-ASMETRO-PR.

Ao Senhor Periceles José Vieira Vianna – Presidente em exercício do INMETRO

Senhor Presidente

Assunto: Portaria 521/21 do Inmetro que dispõe sobre o horário, expediente e controle eletrônico de frequência 

Em relação à portaria 521/21 do Inmetro, a qual dispõe sobre o horário, expediente e controle eletrônico de frequência, há algumas dúvidas sobre a sua operacionalização:

  1. O sistema (Sisref) somente poderá ser acessado apenas por via máquina funcional (computador logado na rede do Inmetro), ou também por qualquer PC, Notebook, celular, tablet dentre outros?
  2. Haverá opções de trabalho remoto parcial, como atualmente ocorre?
  3. Os bolsistas deverão seguir as normativas da portaria?
  4. Como fica a questão do horário de encerramento do expediente em relação à atual saída dos ônibus fretados pelo INMETRO que hoje é em torno de 16h45min?
  5. Muitas linhas foram recentemente remanejadas, resultando sistematicamente em atraso na chegada de manhã ao campus. Como será tratada esta questão? As chefias imediatas terão que abonar essas faltas? A portaria diz que o abono não pode ser recorrente.
  6. Qual a perspectiva da administração definir os critérios para teletrabalho?
  7. Como ficará a marcação de frequência nos dias de trabalho remoto, considerando o rodízio concedido em virtude da pandemia? Isso terá um tratamento uniforme na casa ou ficará no entendimento de cada chefe como lidar com esta particularidade?
  8. O art. 18 da portaria limita em 44 horas no ano o afastamento para consultas médicas e exames, do servidor e familiares. Como ficam os casos em que o servidor e/ou dependentes precisem de mais dias de afastamento no ano, como no caso de tratamentos que necessitam de acompanhamento mensal ou até semanal?
  9. O art. 13 dispõe que poderá haver a liberação do servidor público para participar de atividades sindicais, desde que haja a compensação das horas não trabalhadas, no caso das assembleias da associação dos servidores do Inmetro as horas referentes a participação dos associados/servidores deverão ser compensadas?

Respeitosamente,

Sérgio Ballerini – Presidente da Associação do Servidores do Inmetro SI


Outras dúvidas apresentadas :

11) A administração irá disponibilizar ônibus/van diário com saída do campus às 19 h (como havia antigamente e com destino à Leopoldina) para possibilitar a compensação de horário dos servidores?

12) É permitido que, em caráter eventual, o servidor lotado em Xerém compense horário no prédio do Banco Central?

13) Como deve ser realizada a compensação do recesso de fim de ano para os servidores que estão em trabalho remoto?


OF 001 >>> Portaria 521/21 do Inmetro dispõe sobre o horário, expediente e controle eletrônico de frequência


A Associação dos Servidores do Inmetro-SI e a Diraf/COGEP do Inmetro  agendaram,  para o dia 10/02, reunião para tratar deste assunto


ATENÇÃO: SERVIDORES E GESTORES

 
Tendo em vista as próximas fases de implantação do Sisref – Sistema de Registro Eletrônico de Frequência e com a finalidade de contribuir para a clareza e minimização do impacto das alterações no processo de controle de frequência no Instituto, seguem algumas orientações:
 
1) Todos devem assistir aos treinamentos on-line, nos links a seguir, ministrados pelo Ministério da Economia,  em complemento ao material divulgado em dezembro por meio de Comunica e Ofício Circular nº 58/2021/Cogep/Diraf-Inmetro (SEI nº 1088118):
https://www.youtube.com/watch?v=sUxi2Sm6Y4s – SISREF – Treinamento para Servidores
https://www.youtube.com/watch?v=K0k0ZMWm8zU – SISREF – Treinamento para Chefias
https://www.youtube.com/watch?v=61qltf1Nsn4 – Treinamento SISREF – nova rodada completa

2) Após assistir aos vídeos, os gestores e servidores já podem utilizar o ambiente de treinamento para simulações nos links a seguir. Esta prática favorecerá melhor entendimento da operação do sistema e propiciará o surgimento de dúvidas.

Chefias: 
https://treina.sisref.sigepe.gov.br/sisref/chefia.php
Servidores: 
https://treina.sisref.sigepe.gov.br/sisref/entrada.php

Todas são atividades de suma importância para compreensão acerca da utilização do sistema de acordo com a regras da Portaria publicada e para preparação dos gestores para a etapa de parametrização de suas respectivas equipes no sistema.


A Cogep está disponibilizando um canal exclusivo (
[email protected]) destinado a receber questionamentos do corpo funcional sobre o sistema e sua utilização. As dúvidas, que podem ser enviadas  até o dia 28/02/2022, serão compiladas e respondidas por meio de um FAQ específico para o Instituto, complementando as informações que já vêm sendo divulgadas pela Cogep, sem prejuízo da continuidade de uso deste canal futuramente.

  Fonte: Diraf/Cogep – 25/01/2022

3 Comentários

  1. Li o manual do sisref. Vai ser disponibilizado aplicativo para quem está em trabalho remoto ou teremos que sempre acessar o site? Quais são as modalidades de registro? Como registrar viagem a serviço, trabalho remoto devido a grupo de risco da covid-19, serviço externo etc?

  2. Como ficará a situação dos servidores lotados nas superintendências, considerando as atividades externas de inspeções, auditorias, verificações e fiscalizações de instrumentos?

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