Marcos Heleno Guerson, Presidente do Inmetro: “Lucro Social mostra à sociedade importância do combate à pirataria, trabalho infantil e escravo”

0
432

Pirataria, trabalho infantil e trabalho escravo. São três tipos de crimes que a metodologia do lucro social contribui de forma decisiva para apresentar à sociedade a necessidade das atividades de prevenção e proteção.

A informação é do presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Heleno Guerson, em entrevista exclusiva há pouco ao site da Asmetro-SI, que realiza nesta quarta-feira (11/5) a 1ª Webinar Lucro Social: Ferramenta de Transparência e Gestão no Setor Público.

O presidente do Inmetro lembrou que o lucro social traduz diversos valores e permitiu no ano passado uma baixa da pirataria no valor de R$ 800 bilhões. “É um trabalho em defesa da economia, do consumidor das empresas que trabalham na legalidade”, frisou o presidente do Inmetro. Por isso, ele considera fundamental a realização da 1ª Webinar.

“É muito importante que possamos debater amplamente, para um público ainda maior, o papel de suma importância do lucro social, a metodologia, os resultados e as sugestões que forem surgindo, um verdadeiro apanhado de tudo o que foi feito até hoje”, comentou.

O presidente do Inmetro reiterou que desde 2020, quando assumiu a presidência, o Instituto fiscalizou mais de 7 milhões de produtos infantis; foram verificados cerca de 5,8 milhões de instrumentos de medição e realizadas mais de 200 mil inspeções. Disse que o lucro social é fundamental para apresentar à sociedade o valor desses resultados em beneficio de toda a população que sente maior proteção e segurança do trabalho do Instituto, a favor de todos brasileiro.

 “O Inmetro existe para proporcionar mais confiança a toda a sociedade nos processos de padronização e regulação de produtos, desde um brinquedo infantil até a panela de pressão”.

O acidente com uma panela de pressão em restaurante de Brasília, que teve uma morte, está sedo investigado e pode ter várias explicações. Mas segundo o presidente do Inmetro, ligou o sinal de alerta para a importância do selo de qualidade do Instituo para este e todos os produtos fabricados em território nacional. “Acreditação, qualidade e confiança”, sem isso, os produtos não estão dentro dos nossos padrões e não podem estar no mercado”, reiterou o presidente do Inmetro.

Tânia Malheiros /Assessoria de Imprensa  do Asmetro -SI (1ª Webinar) 12/05/2022

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!