Audiência pública discutiu reajuste salarial de servidores federais

0
326
@Depositphotos Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira,audiência pública para discutir o reajuste salarial dos servidores federais. O objetivo da reunião, convocada pelos deputados Paulo Ramos (PDT-RJ) e Rogério Correia (PT-MG), foi escutar as demandas de diversos segmentos do funcionalismo.

Representantes de mais de 19 categorias do serviço público federalparticiparam da audiência, e reforçaram a defesa do reajuste de 19,9%, referente às perdas salariais entre janeiro de 2019 e dezembro de 2021, além das pautas individuais de cada categoria.

A representante do Dieese presente no encontro, Mariel Angeli, lembrou que, para que o governo consiga atender a expectativa do reajuste linear de 5%, deve abrir R$ 16 bilhões de espaço no Orçamento deste ano. Já para recompor todas as perdas do governo bolsonaro, deveria reservar R$ 65 bilhões.

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF), integrante da comissão, defendeu que os parlamentares organizassem uma comissão de negociação para estudar um debate junto às categorias. No entanto, nenhuma decisão foi sacramentada durante o encontro desta terça-feira.

Desde dezembro de 2021, servidores federais articulam paralisações como forma de pressionar o governo por um reajuste a todas as categorias — o contrário do proposto inicialmente pelo presidente Jair Bolsonaro, que contemplaria apenas as categorias policiais. Atualmente, servidores do Banco Central e do Tesouro Nacional, vinculado ao Ministério da Economia, estão em greve por tempo indeterminado.

Outras categorias, como Receita Federal e Policia Federal, iniciaram estratégias de operação padrão — em que as atividades de fiscalização desempenhadas pelos órgãos são exercidas de forma mais minuciosa e, portanto, demorada.

Crédito: Julia Noia / Extra – @disponível na internet 25/05/2022


ASMETRO-SI: Conheça a pauta de reivindicações dos servidores do Inmetro

asmetro.org.br/portalsn/2022/05/23/relato-da-reuniao-do-asmetro-sn-com-a-secretaria-de-gestao-e-desempenho-de-pessoal/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!