Panela de pressão: veja como usar o utensílio com segurança

0
963

Veja regras de fabricação e dicas de especialistas para usar panela de pressão com segurança

Acidentes envolvendo panelas de pressão reacenderam o debate sobre o uso seguro do utensílio. Em maio, apenas no Distrito Federal, foram registrados, pelo menos, quatro casos de estouro de panelas de pressão em casas e restaurantes. Em um deles, uma cozinheira morreu 

Para entrarem no mercado, as panelas de pressão precisam seguir as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Elas estabelecem, por exemplo, os materiais que podem ser usados e o nível de pressão mínimo e máximo para o objeto.

O órgão institui uma série de indicações que os fabricantes devem informar aos consumidores, como a vida útil das peças. Na portaria Nº 499, divulgada no ano passado, o Inmetro aponta que as válvulas reguladoras de pressão da panela devem estar sempre limpas e que, a cada cinco anos, a peça deve ser substituída.

Já o anel de borracha deve ser trocado sempre que apresentar danos ou sinais de envelhecimento.

Além disso, o instituto alerta que o utensílio não pode sofrer modificações e que a reposição das peças deve ocorrer apenas por parte de representantes autorizados pelo fabricante.

Todas devem possuir manual de instrução, com “informações completas para uso da panela de pressão com segurança, simples de entender, incluindo detalhes de como abri-la e fechá-la, cuidados no uso, manutenção e capacidade máxima para cozimento”.

Os procedimentos de limpeza das peças, com informações sobre desmontagem e montagem, também devem ser disponibilizados pelo fabricante.

Cuidados na hora do uso

Especialistas ouvidos pelo g1 destacam quais são os cuidados necessários na hora de usar a panela de pressão. Dalete Barbosa Lima Fernandes, encarregada de produção do curso de gastronomia do Centro Universitário IESB, aponta que o primeiro cuidado vem antes de colocar o utensílio no fogo.

“Tem que verificar se a panela está em condição de uso. A borracha não pode estar folgada, danificada. Também é importante que o pino esteja soltando ar por todos os buracos. Não pode estar entupido”, alerta Fernandes.

Para limpar a válvula, ela aconselha usar uma agulha bem fina. É possível usar a mesma com que se limpa as bocas do fogão, por exemplo. Além disso é preciso estar atento ao volume de água dentro da panela. “Não pode ultrapassar a marca, se não a água sobe e pode acontecer um acidente”, alerta.

O empresário Roberto Cabral, que trabalha há 35 anos com conserto de panelas de pressão, aponta outro erro comum: deixar o cabo da panela para fora do fogão no momento do uso. “A pessoa pode passar, esbarrar e derrubar a panela”, explica Cabral.

Dalete Fernandes alerta que se a panela fizer barulhos estranhos, soltar água ou espuma, é hora de desligar e deixar o recipiente perder a pressão e esfriar sozinho.

Quando o alimento estiver cozido, ela aponta que é preciso deixar a pressão sair da panela naturalmente. Levantar o pino ou colocar a panela debaixo de água não são ações recomendadas.

“Tem gente que até usa uma colher, uma faca para levantar o pino. Não pode. Desliga o fogo e deixa a panela”, explica a especialista.

Conserto especializado

Roberto Cabral, dono do Hospital das Panelas, afirma ainda que não dá para vacilar quando o assunto é o reparo da panela. Assim como recomendado pelo Inmetro, é preciso buscar peças originais e empresas especialistas nesse tipo de trabalho.

“‘Às vezes, a válvula de segurança estoura e tem gente que tampa com alguma coisa para usar. Mas não pode fazer isso. Tem que arrumar. Não dá para tentar consertar a panela sozinho”, diz.

Quatro casos em um mês

  • 8 de maio

No dia 8 de maio, a cozinheira Jade do Carmo Paz Gabriel, de 34 anos, morreu enquanto cozinhava feijão, no restaurante onde trabalhava, em Ceilândia.

Segundo os bombeiros, a panela industrial estourou durante o cozimento. Jade foi encontrada no chão, inconsciente, e já em parada cardiorrespiratória. Conforme os militares que fizeram o atendimento, ela tinha ferimentos na cabeça e apresentava traumatismo craniano grave.

A equipe tentou reanimá-la por cerca de uma hora, mas não teve sucesso. O óbito foi declarado no local por um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

  • 18 de maio

Uma adolescente, de 17 anos, sofreu queimaduras de 1º grau, no rosto e nos olhos, ao abrir uma panela de pressão. O acidente foi no Condomínio Quintas do Amanhecer, em Planaltina, no Distrito Federal.

O Corpo de Bombeiros foi chamado para socorrer a jovem. Segundo os militares, ela disse que “achou que tinha retirado toda a pressão da panela” e, ao abrir a tampa, o feijão que estava cozinhando “explodiu” no rosto dela. A vítima foi levada ao Hospital Regional de Planaltina (HRPL) consciente.  

  • 26 de maio

Panela de pressão com feijão explode no Setor O, no DF

Uma panela de pressão explodiu no momento em que um homem preparava mandioca, no Setor O, em Ceilândia. As cenas foram gravadas pela câmera de segurança do estabelecimento

O fogão ficou destruído e a panela abriu um buraco no teto. O empresário Adalberto de Lima, de 52 anos, ouvia música próximo à panela quando houve a explosão. Ele foi atingido por um blindex, mas não se feriu.

  • 30 de maio

Panela de pressão explode enquanto mulher preparava feijão, no DF

Uma panela de pressão explodiu no momento em que uma mulher cozinhava feijão, em Ceilândia, no Distrito Federal. O fogão, a coifa e o teto da cozinha foram muito danificados 

Nilva Bitarães conta que estava sozinha em casa no momento da explosão e não ficou ferida. “Graças a Deus estou bem”, disse ao g1.

Por causa da explosão, o teto e uma parede da cozinha ficaram sujas com o alimento. Os respingos sujaram também a parte de trás da blusa e o cabelo de Nilva.

Crédito:  Iana Caramori/ Portal do G1 – @ disponível na internet 06/06/2022


Leia a íntegra da matéria e assista aos videos 

g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2022/06/03/veja-regras-de-fabricacao-e-dicas-de-especialistas-para-usar-panela-de-pressao-com-seguranca.ghtml

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!